Criação de Sites

Site Para Curso EAD: Como Fazer Um?

3 Mins leu

Nos últimos anos, o mercado de educação tem passado por mudanças significativas, principalmente com o avanço da internet. Por isso, muitas instituições de ensino passaram a investir em um site para curso EAD.

Só que não basta disponibilizar o conteúdo online. Também é preciso ter uma plataforma de qualidade para que o estudo seja eficaz e bem aproveitado.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver um bom portal educacional.

Como criar um site para curso EAD?

No Brasil, o ensino a distância é cada vez mais procurado. Então, investir em sites de conteúdo EAD pode ser promissor para sua empresa.

Hoje existem várias plataformas nas quais você pode dispor seu curso online. Só que, caso queira ter mais autonomia com venda e veiculação de materiais, a melhor opção é ter seu próprio site.

Para desenvolver um portal funcional, você precisa pensar em algumas questões. Por exemplo, gostos do seu público, otimização para Google, identidade visual etc. Inclusive, funcionalidades que garantam uma boa experiência ao usuário farão toda a diferença no seu feedback.

Continue lendo para saber mais detalhes.

Infraestrutura

Antes de tudo, procure uma boa plataforma para hospedar seu site para curso EAD. Afinal, ela precisará suportar o upload de todo o material e o tráfego entre grande volume de vídeos.

Além disso, é importante aceitar diversos formatos de conteúdo para oferecer informações adicionais aos alunos.

Identidade da marca

Muita gente acredita que este é um detalhe no desenvolvimento de um site. No entanto, é um dos elementos fundamentais desde o começo do processo.

É essencial que a identidade da sua marca esteja na página, pois mostra sua essência e fortalece seu posicionamento na mente do usuário.

Por isso, cores, tipografia, imagens e ícones devem transmitir tudo que você quer passar para os estudantes.

Também é interessante apostar em uma linguagem que gere identificação entre site e público que quer atingir.

Interface

É primordial oferecer uma boa experiência ao usuário. Então, escolha um portal com interface intuitiva, simples de usar e seja responsiva em todos os dispositivos. Até porque a maioria dos alunos prefere estudar pelo smartphone, sabia?

Assim, você cria uma experiência valiosa para os visitantes do seu site para curso EAD.

Menu simples e intuitivo

Esta é uma das principais ferramentas da sua plataforma. Isso porque é através dele que o usuário vai encontrar os conteúdos que quer acessar. Ou seja, é necessário haver boa usabilidade, facilitar a navegação e mostrar todas as categorias e informações.

Para isso, defina quais páginas você vai disponibilizar para organizar todas as informações em um menu prático, intuitivo e descomplicado.

Não existem regras definitivas para construir esse menu, ok? Tudo depende do material e de como você vai sistematizá-lo. Por exemplo, por disciplina, arquivos mais procurados ou acessados, recentes, entre outras.

Interação

Ferramentas com essa característica são um grande diferencial que seu site para curso EAD pode ter.

Citando, fóruns, áreas para comentários que incentivem participação e engajamento dos estudantes, chat interativo para tirar dúvidas durante as aulas ao vivo.

Informações de contato

Os visitantes precisam ter facilidade para achar e-mails, telefones ou formulários para contato. Esta última opção simplifica o envio de uma dúvida, uma reclamação ou um orçamento.

Lembre-se de responder o quanto antes e da forma mais humanizada possível para criar uma boa relação com o aluno.

Restrição de acesso

Se o curso for restrito, inclua um campo para login independentemente de ser pago ou gratuito

Certifique-se de que essa informação esteja visível e que o usuário a encontrará sem problemas!

Sistema de pagamento

Caso o curso seja pago, invista em um sistema seguro de pagamento. Além disso, é importante ter uma plataforma que possa ser integrada ao seu site para curso EAD.

Assim, você vende seus cursos ou um plano de assinatura para os usuários acessarem todos os seus conteúdos.

Agora que você já sabe como criar o seu portal de conteúdos EAD, que tal colocar esse projeto no seu orçamento?

35 Postagens

Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito. Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
Artigos
Postagens relacionadas
Criação de Sites

O Que É Necessário Para Criar Um Site Profissional?

3 Mins leu
Em sociedades cada vez mais digitais, criar um site profissional para empresas é um grande passo para atrair e conquistar mais clientes!
Criação de Sites

Site De Apresentação: Benefícios Para Sua Microempresa

3 Mins leu
Atualmente, estar presente no ambiente digital é uma necessidade. E se você não sabe por onde começar, pode considerar um site de apresentação.
Criação de Sites

Como Criar Um Site Com Pouco Dinheiro: Dicas Práticas

3 Mins leu
Hoje, para que seu negócio cresça cada vez mais, é muito importante saber como criar um site; ou então, saber qual empresa contratar.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *