Desenvolvimento Web

Site Escolar: 5 passos para criar um site escolar atrativo

3 min de leitura

Durante a pandemia do novo coronavírus, empresas de todos os segmentos se renderam e entraram definitivamente no universo digital. Com as escolas e universidades não foi diferente, pois elas também precisaram se adaptar à realidade tecnológica e criar seu próprio site escolar.

No entanto, se você está lendo esse artigo pode ser que ainda não tenha criado seu site ou blog escolar e esteja considerando criar um site escolar ou contratar uma agência de marketing digital para desenvolvê-lo.

Se esse for seu caso, continue lendo esse artigo e para aprender tudo sobre o assunto.

Por que criar um site escolar para sua instituição de ensino?

Segundo o R7, hoje o Brasil tem mais de 130 milhões de usuários na internet. Por si só, essa informação seria suficiente para que negócios de todos os segmentos estivessem online, se aproximando dos públicos.

Certamente, isso se aplica a instituições de ensino. Afinal, uma pesquisa do Tic Educação de 2019 revelou que 28% das escolas localizadas em áreas urbanas têm plataforma virtual de aprendizagem.

Estar digital significa se fazer disponível para todos os usuários, oferecendo ferramentas e metodologias que mantenham o fluxo de aprendizado. Ainda é possível atrair novos alunos.

Além disso, a COVID-19 mostrou que é preciso oferecer aos alunos recursos eficientes e de qualidade para eles continuarem estudando em casa. Assim como eles, os professores também tiveram que se reinventar e aprender usar a internet para seguir ensinando e estiveram ainda mais presentes.

Abaixo, descubra como criar sites para escolas ou universidades.

5 passos para criar um site escolar atrativo e funcional

Como Criar um Site Profissional

É preciso seguir algumas etapas para montar, planejar e colocar no ar um site escolar bem-sucedido. Veja só:

1 – Pesquise referências de site escolar

Atualmente, existe uma enorme quantidade de sites de escolas e universidades disponíveis na internet que você pode conhecer apenas dando um Google.

Dessa forma, você também poderá conferir  os sites das escolas dos concorrentes e descobrir que tipo de site está em alta ou se parece mais com o estilo da sua escola.

No entanto, não pense em copiar o layout de um site. Afinal, plágios não pegarão bem para a reputação da sua instituição de ensino, além de ser uma coisa ilegal.

Então, olhar referencias vai ajudá-lo apenas a ter bons insights e saber o que colocar e o que não colocar em seu site escolar.

Além disso, converse com programadores e web designers para ter insights e inspirações. Isso porque eles são especialistas em criação de sites e podem dar ótimas ideias nas quais você talvez não tenha pensado.

2 – Defina qual é o seu público-alvo

Conhecer bem seu público ajudará a saber como criar um site escolar de uma forma eficiente para se comunicar bem com sua audiência através dele. Afinal, para cada grupo há uma linguagem ou visual mais atraente e funcional.

Então, faça a sia mesmo a seguinte pergunta: Quem vai acessá-lo mais frequentemente: jovens, adultos, idosos, os alunos ou seus pais?

Se sua escola for infantil, explique por que seu colégio é seguro, qual é sua importância para a educação das crianças etc. Ou seja, explore as vantagens para a respectiva faixa etária, o que é mais buscado e relevante por cada visitante. Assim, você transmite mais segurança e responsabilidade.

Se seu site for para ensino médio, mostre através do seu site escolar como sua instituição pretende preparar os alunos para o vestibular, para o mercado de trabalho e para a vida.

Enfim, conhecer seu público vai trazer muito mais resultado ao seu site ou blog escolar.

3 – Determine o conteúdo que será abordado

Depois de entender sua audiência, decida quais conteúdos serão abordados nas suas páginas e o formato delas.

Geralmente, pais e alunos gostam de ver fotos do dia a dia da escola, de aulas, atividades, apresentações e passeios. Esse tipo de material transmite leveza e encantamento e mostra que a instituição se preocupa com a educação e o bem-estar.

Inclusive, se for o caso, aposte em números, como de aprovados em universidades, colocação no mercado de trabalho, entre outros indicativos.

4 – Estabeleça quais são seus objetivos

Antes de começar seu projeto, defina quais objetivos você quer cumprir. Por exemplo, manter um cartão de visitas online, disponibilizar as principais notícias internas, oferecer cursos EAD?

Isso porque é preciso desenvolver um portal, um layout ou uma plataforma específicos para cada meta. Assim, você se certifica de que cada atividade e conteúdo do site seja executado corretamente.

5 – Contrate uma agência de marketing digital

Ter uma agência de marketing digital para desenvolver seu site escolar vai garantir o sucesso do seu estabelecimento com economia e qualidade.

Isso porque, um site profissional, passará mais credibilidade e autoridade para sua escola quanto as pessoas navegarem nele.

Você terá toda a expertise de profissionais programadores, designers, produtores de conteúdo e redatores com experiência e à disposição do seu portal.

Agência Site Bem Feito: deixe a criação do seu site por nossa conta!

A Site Bem Feito é especializada em marketing digital, na criação e no desenvolvimento de sites.

Sendo assim, temos todo o conhecimento necessário para te ajudar a alavancar seu negócio com eficiência e qualidade.

Vamos bater um papo?

criação de sites

Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *