Branding

Registro de Marcas: Tudo o que você precisa saber!

3 min de leitura

Vamos mostrar agora, porque é importante ter seu registro de marcas, e por que ao registrar a sua marca, você estará protegido contra cópias e falsificações.

Primeiramente, a principal identificação da sua empresa e do seu produto, é a sua marca. E é justamente esta marca que faz com que o seu público consumidor sinta mais confiança em sua empresa.

O registro de nome comercial, nome fantasia, seu logotipo, bem como todas as imagens associados a ele, garantem exclusividade dos seus produtos e serviços.

O que é marca

Marca é o nome e ou a imagem associadas que identifica o produto ou serviço, com o intuito de que o consumidor possa reconhecer a fabricante ou a prestadora desse serviço.

Desta forma, o consumidor pode escolher a sua marca preferida entre inúmeras opções. Quando você observa melhor o seu smartphone, seu carro, seu sapato você sabe quem os fabricou. Somos cercados em nosso dia a dia por essas diversas “marcas”.

A marca é a primeira impressão que fica para os seus clientes, seus parceiros e concorrentes! A sua marca é o seu destaque!

A finalidade do registro de marcas

A principal finalidade do registro de marcas é a de garantir quanto ao uso exclusivo (no país registrado) no seu segmento de atividade econômica, protegendo o seu negócio quanto à concorrência desleal e a atos de má fé realizados por terceiros.

Entretanto, há casos em que a marca, conforme a estratégia adotada pela empresa, o valor da marca, que é um bem intangível do negócio, supera todos os outros ativos da empresa.

Como registrar a minha marca

Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legal pode requerer um registro de marcas.

No Brasil, o registro de marca é realizado e regulamentado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), com validade inicial de 10 anos, podendo ser prorrogado por mais 10 anos.

O processo é iniciado através do cadastro no site do INPI e há a necessidade de preencher uma série de formulários e responder alguns questionamentos.

É necessário, antes disso tudo, o recolhimento de uma taxa de Guia de Recolhimento da União (GRU). Somente com esta guia paga, é possível requerer o registro de marca.

Além disso, é um processo complexo e demorado, pois exige muitos detalhes técnicos. Isso se dá devido a quantidade de marcas já registradas, além é claro, do real potencial de aproveitamento e maior chance de um retorno positivo.

Fazer meu registro sozinho ou contratar uma empresa

Apesar de ser possível fazer o registro de marcas sozinho, aconselhamos contratar empresa especializada no assunto para maior segurança e assertividade.

O tempo médio do processo do registro de marca é de aproximadamente dois anos. E durante este período o INPI poderá solicitar mais informações ou documentos.

O seu pedido de registro de marcas também é levado a público neste período para oposição, ou seja, para saber se alguém se opõe ao registro daquela marca, após estas etapas chega-se a uma conclusão do registro de marca. Se será deferido ou indeferido. Esta resposta também é publicada semanalmente na Revista de Propriedade Industrial (RPI).

E quando sair meu registro de marcas

Se tudo estiver em ordem, o INPI publicará o seu pedido de registro de marcas para oposição e caso haja alguma manifestação, você terá até 60 dias para contestá-la.

Caso não ocorra nenhuma oposição e nem a marca coincida com outra já registrada, o INPI julgará procedente e você terá até 60 dias para pagar a taxa e ter a sua marca registrada deferida, assegurada por 10 anos, podendo ser renovada por mais 10 anos consecutivamente.

Se o pedido for indeferido, você terá um prazo de 60 dias para apresentar um recurso.e o pedido será reavaliado.

Dicas para quem está criando uma nova marca

  • Consulte o site do INPI: se já não existe alguma marca registrada com o mesmo nome e ou imagem que você deseja. Assim você pode refazer a sua estratégia.
  • Conheça a sua marca: Conheça bem a sua marca e quais os tipos de marcas na qual a sua se encaixa. Será apenas um nome? Logomarca? Como será a sua apresentação?
  • Saiba a Natureza da sua marca: Será a marca de um produto? De um serviço? Coletiva?
  • Descubra qual o setor da sua marca: Como é possível registrar marcas de mesmo nome para setores diferentes, conheça o setor da sua marca.

Registrar a sua marca é um diferencial comercial que poderá proporcionar grandes negócios.

Registre a sua marca antes que alguém faça isso por você!

Se sua empresa ainda não fez o registro de marcas, recomendamos registrar sua marca com a The One Company. A sua marca e o seu logo são registrados juntos e por um único valor!

 

99 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Branding

Como criar sua própria marca: 4 dicas essenciais

4 min de leitura
Se você chegou até este artigo, é porque realmente tem interesse em saber como criar sua própria marca. Porém, o que talvez…
Branding

Criação de marca: Entenda porque é tão Importante

3 min de leitura
A criação de marca é um processo importantíssimo para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou área de atuação. Afinal, a marca…
Branding

Como criar uma marca de sucesso em 4 etapas

3 min de leitura
A marca é a identidade da empresa, que transmite seus valores, sua imagem e a torna única no mercado. Além disso, faz…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *