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O que é Inbound Marketing: conheça esta estratégia incrível!

o que é inbound marketing

O Inbound Marketing é utilizado por grandes empresas, dos mais diversos setores e ramos de atuação, com a finalidade de melhorar as vendas de produtos e serviços atraindo novos clientes em potencial gastando pouco.

Ou seja, é uma espécie de investimento na área de marketing empresarial a baixo custo.

Acompanhe o novo artigo e saiba mais!

O que é Inbound Marketing?

É uma maneira de se aplicar o marketing convencional focando em ações para fazer com que os clientes em potencial das empresas, vão até elas.

Para isso, são utilizadas estratégias que se baseiam em ofertar conteúdo ao cliente em potencial, chamado de lead.

Este conteúdo é fornecido através de um funil de compra que leva o lead (cliente em potencial captado) até o momento da compra.

Para que serve?

Nele existe uma mudança do entendimento do setor de marketing da empresa, transformando-o em um centro de investimento ao invés de apenas um centro de custo.

Isso porque todas as ações geradas através do Inbound Marketing podem ser conferidas e analisadas detalhadamente.

Resumindo, o Inbound Marketing se propõe a cumprir 5 objetivos principais:

  • aumentar a visibilidade de sua marca;
  • reduzir o custo de tempo e dinheiro para captar clientes;
  • atrair leads (novos clientes em potencial);
  • criar conteúdo com valor;
  • otimizar todo o ciclo de vendas.

Diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing

No Outbound Marketing, considerado como o marketing convencional, o foco é contatar pessoas que ainda não entraram em contato com a empresa.

Contudo, no Inbound Marketing, deve-se acionar quem já teve algum contato com a organização e seus produtos.

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma poderosa ferramenta de conversão de pessoas em clientes fiéis da empresa e/ou marca, visto que seu conteúdo é adaptado aos produtos e serviços que os clientes desejam.

Além de também ser uma ótima estratégia de fidelização dos clientes que a empresa já possui.

Metodologia do Inbound Marketing

Além da criação de conteúdo, o Inbound Marketing também investe na automação dos processos de marketing, baseando-se em 4 princípios:

  • aumento do tráfego de clientes;
  • conversão de visitantes em potenciais clientes (leads);
  • em seguida, a conversão dos leads em clientes reais;
  • por fim, converter clientes em promotores da sua marca, através do encantamento destes.

Para que essas ações sejam performadas, é necessário coordenar todas as técnicas empregadas, como blog, redes sociais, SEO, landing pages, dentre outras.

Principais estratégias

O Inbound Marketing possui muitas ferramentas e técnicas para atrair leads para a marca. Entre os canais mais usados, pode-se destacar os seguintes:

  • Blog

O blog, em associação ao site da empresa, é o ponto zero de todas as campanhas.

Isso porque, no blog da empresa, será apresentado conteúdo relevante ao público-alvo da marca, afetando-os, precisamente, da maneira desejada em cada campanha.

  • Mídias Sociais

Redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, devem agir em conjunto com o blog para potencializar o conteúdo destes, alcançando mais pessoas e engajando-as nas campanhas da marca.

  • SEO

Este é o trabalho para otimizar o seu site, frente aos motores de busca.

Uma vez otimizado, a análise SEO resultará em um maior alcance junto às buscas realizadas em sites especializados nesse serviço, como o Google, por exemplo.

  • Landing Pages

É aqui que a estratégia de Inbound Marketing culmina.

Nas landing pages, após todo o conteúdo ofertado, é feita a conclusão dos argumentos da empresa e é também, onde se insere o lead no funil de conversão.

Benefícios do Inbound Marketing

Através dessa estratégia, os projetos da empresa resultarão em uma ferramenta constante de atração de novos clientes em potencial, cada vez maior, gerando, ao final do processo, novos promotores.

Isso tudo a um custo de aquisição muito menor do que os gastos com o marketing aplicado de forma convencional.

Conclusão

Dessa maneira, podemos perceber que, através da geração de conteúdo qualificado e voltado para um público específico, as empresas são capazes de gerar um engajamento muito maior, gastando muito menos.

Além disso, é possível também qualificar esses clientes em promotores da marca, gerando um ciclo virtuosos de atração de novos clientes.

Portanto, o Inbound Marketing é uma ótima ferramenta que proporciona estratégias para as empresas investirem na captação de novos clientes gastando menos!

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Dennis BarretoAuthor posts

Dennis Barreto é Cofundador da Site Bem Feito, Agência Digital em São Paulo focada em pequenas e médias empresas. Formado em Marketing. Possui vasta experiência em Vendas B2B e é especialista em Inbound Marketing certificado pela Resultados Digitais.

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