Neste artigo vamos abordar o que são links internos e externos e como eles são importantes para o SEO do seu site.
Principalmente nos dias atuais, onde todos estão tentando colocar seu site entre os melhores no índice de busca, tanto de forma orgânica quanto através de campanhas de anúncios no Google ADS.
Se esse é o seu caso e está tentando ranquear seu site no google, esse artigo pode te ajudar.
Tratando-se de inbound marketing, assim como outras diversas técnicas / ferramentas já abordadas anteriormente aqui na Site Bem Feito, é de vital importância a compreensão destes dois termos.
Isso porque, links internos e externos são ferramentas, que se bem utilizadas, contribuem consideravelmente para o aumento de visitas e classificação do seu site ou blog.
Se você quiser entender um pouco mais sobre SEO clique neste link interno onde falamos sobre isso em um outro artigo.
índice
- O que são links internos e externos e qual sua importância no SEO?
- O que é SEO?
- Por que o SEO é Importante?
- O que o SEO tem a ver com links internos e externos?
- Qual a importância dos links internos para o posicionamento do seu site?
- Qual a importância dos links externos para o posicionamento do seu site?
- Peça um diagnóstico gratuito do desempenho do seu site!
- Conclusão
O que são links internos e externos e qual sua importância no SEO?
Os links externos são os links de páginas que apontam para outras páginas fora do seu site. Ou seja, para outro site.
Geralmente, são links de páginas de parceiros ou que contenham outros conteúdos de qualidade relevantes para os seus leitores.
Mas também, podem ser referências reais de conteúdos de qualidade sobre o tema abordado.
A utilização de links externos, tem duas principais vantagens:
A primeira, é a de indicar conteúdo de qualidade para os seus leitores e com isso agregar valor as informações.
A segunda, é que esta prática de links externos tem muito valor para o Google, tanto quando o seu site aponte links externos como também quando o seu site é indicado por links em outros sites.
Para o SEO, quanto mais essa utilização de links externos ocorrem, melhor a sua posição no ranqueamento.
Veja como isso funciona na prática
Links internos são páginas que apontam para outras páginas do seu próprio site, ou seja, do seu próprio domínio.
Como por exemplo o link utilizado no começo do texto, sugerindo que você clicasse nele para um melhor entendimento sobre SEO.
Então, se esse link fosse clicado, você seria automaticamente direcionado para uma outra página dentro desse website, onde temos mais um artigo falando sobre SEO.
E por falar em SEO…
Você já ouviu falar em SEO? Se você possui um site, blog ou negócio online, é essencial entender o que é SEO e como ele pode impulsionar o seu sucesso na web.
O que é SEO?
SEO, ou Search Engine Optimization, refere-se ao conjunto de técnicas e práticas que visam melhorar a classificação de um site nos resultados dos motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo. O objetivo é aumentar a visibilidade do seu site, direcionar mais tráfego orgânico e, consequentemente, alcançar um público maior.
Por que o SEO é Importante?
O tráfego orgânico, aquele que não é pago, é uma das principais fontes de visitantes para a maioria dos sites. Quando seu site aparece nas primeiras posições dos resultados de busca, você tem mais chances de atrair visitantes qualificados, o que pode se traduzir em mais clientes, leitores ou seguidores. Além disso, o SEO é uma estratégia de longo prazo que pode fornecer resultados sustentáveis ao longo do tempo.
O que o SEO tem a ver com links internos e externos?
Os links internos e externos são uma das técnicas essenciais que fazem parte do SEO, por isso, para ter um texto bem ranqueado, é muito importante utilizar os referidos links e, assim, colaborar para o alavancamento do seu artigo.
Qual a importância dos links internos para o posicionamento do seu site?
Eles tem relação direta com o funcionamento do algoritmo de buscas do Google.
Quando os robôs do Google visitam esta página que você está lendo, por exemplo, ele precisa ler seu conteúdo e analisar diversos fatores, principalmente os que dizem respeito a relevância do conteúdo, afim de classificar essa página como digna ou não dos primeiros lugares.
O Google dá tanta importância a essa questão da relevância de um conteúdo porque a principal filosofia da empresa é entregar a melhor experiência aos seus usuários, garantindo as melhores respostas para os buscadores.
Por isso, se ao invés de utilizarmos um link apontando para a página de SEO como fizemos, apenas comentássemos de uma outra página nossa sobre o assunto, os robôs do Google não teriam como encontrar esta página “linkada”.
Com isso, não conseguiriam considerar essa informação como item de apoio ao argumento do artigo e isso também influencia na classificação.
Isso porque, a utilização de links internos permite uma melhor navegação para os usuários, indicando os conteúdos de maior relevância relacionados e também os preferidos do público.
Qual a importância dos links externos para o posicionamento do seu site?
De acordo com o Blog da Rock Content, a maior plataforma de marketing de conteúdo da América Latina, “existem alguns parâmetros que influenciam o “peso” dos links externos” e por isso, existe um jeito certo de usar esses links:
- Autoridade do site: um link de um site de destaque pode valer mais do que diversos links de sites menores;
- Quantidade de links: o número de links externos é importante, mas seu valor é relativo tendo em vista o item anterior;
- Coerência do conteúdo: links entre sites com temáticas muito diferentes não são considerados. Quando essa prática é frequente, os domínios podem ser penalizados por possível prática de Black Hat;
- Texto âncora: o texto clicável dos links também deve ser coerente com o seu destino, pois pode influenciar o entendimento do Google sobre ele;
- Spam: links em comentários e serviços de cadastro automático são irrelevantes e também podem configurar prática de spam.
“Acima de tudo, os seus links devem ser utilizados de maneira natural, inclusive ao realizar parcerias com outros blogs.
Dessa forma, deve-se evitar repetições desnecessárias e inserções forçadas. Varie seus links e textos âncora tendo sempre em mente a experiência do usuário.” Isso é o que afirma Leandro Abreu, no mesmo artigo sobre Links externos e como conseguir links de qualidade.
Conclusão
Claro que esse não é o único critério para ranqueamento de um site, já que o Google utiliza centenas de requisitos para avaliar a página de um site.
E para ajudá-lo a entender melhor esse tema, escrevemos outros conteúdos relacionados a SEO , basta clicar neste link.
Entretanto, agora que compreendeu o significado e a importância de links internos e externos, lembre-se de utilizá-los em seu website.
Ah, e me conte nos comentários se esse conteúdo foi útil para você.