Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é call to action, pois ele possui diversas definições. De forma simples, o call to action é uma chamada para a ação, ou seja, é um convite para que o usuário realmente execute alguma ação em seu site.
Ele é amplamente utilizado nas campanhas de marketing digital para incentivar os consumidores a interagirem com a marca.
Existem diversas maneiras de utilizar o call to action, mas é importante que ele seja relevante para a campanha e para o público-alvo.
Essas são algumas ações do usuário, podendo variar de acordo com a proposta da sua empresa:
• Realizar um cadastro;
• Assinar uma newsletter;
• Pedir um orçamento;
• Comprar um produto;
• Entrar em contato;
• Visitar uma página específica;
• Baixar um material;
• Fazer o download de um software;
• Pedir uma demonstração ou trial de um produto.
O que é call to action e para que ele serve?
A melhor forma de mostrar o que é call to action é explicando para que ele serve, na prática. Confira algumas razões porque é fundamental usar call to action em seu site:
1 ) Ajuda a facilitar a navegação
A principal razão aqui é o usuário. Todo CTA deve facilitar a navegação e ajudar o usuário do seu site a navegar de uma página para outra de uma forma simples, lógica e fácil.
Ele deve encontrar em poucos cliques aquilo que procura em seu site, landing page ou loja virtual. Caso contrário, ele poderá sair rapidamente do seu site.
2 ) Contribui para aumentar as vendas
Outra boa razão, é que os CTAs podem conduzir seus visitantes diretamente para sua oferta, caso esta represente algo que ele precise ou desperte nele o desejo de possuí-la, podendo assim trazer mais resultados e vendas para sua empresa.
Por isso, é de suma importância que o seu website possua bons CTAs, posicionados em lugares estratégicos do seu site.
3 ) Gera leads e possibilita relacionamento com a sua base de contatos
Você terá a possibilidade de conseguir criar uma base de contatos, a partir dos visitantes do seu site.
Por exemplo, se um visitante converte em um CTA, você consegue “capturar” o e-mail dele e saber que tipo de material o atrai, trabalhar o marketing de conteúdo para criar um relacionamento com esses contatos através de materiais ou artigos direcionados de forma segmentada.
Oferecer dicas, e-books ou mesmo a compra de seus produtos através de campanhas de e-mail marketing e assim, usar uma estratégia de funil de vendas para nutrir os leads alcançados em cada tipo de conversão, até que se transformem em clientes ou compradores recorrentes.
4 ) O Call to Action fornece o próximo passo para o visitante
Não vamos esgotar esse assunto nesse post, mas só para citar mais uma boa razão para usar CTAs, no caso de seu site possuir um blog.
Ao ler um artigo em seu blog, tendo despertado o interesse dos leitores pela qualidade do conteúdo, pode surgir um impasse sobre qual o próximo passo a ser dado.
Nessa hora, ele pode encontrar um call to action, ao final da matéria, oferecendo o download de um e-book sobre como fazer o conteúdo abordado, por exemplo.
O leitor interessado irá clicar no botão, que o direcionará a uma “landing page” e, caso ele preencha essa landing page, receberá o material em seu e-mail.
Essa prática é bem interessante se sua empresa deseja criar uma lista de e-mails e trabalhar com e-mail marketing.
Veja esse exemplo de call to action utilizado em nosso site:
O banner acima é um call to action encontrado ao final de nossos posts e tem o objetivo de levar o visitante até a landing page com nossa oferta de bater um papo sobre marketing digital.
Você pode criar diversas landing pages para que o visitante do seu site efetivamente realize uma conversão, que pode ser: baixar um e-book criado por sua empresa, um vídeo sobre seu produto ou até o agendamento para uma conversa com um de seus consultores.
Por isso, o call to action, deve ter um botão com um texto de convite para a conversão como esse usado acima: “Quero falar com um consultor”.
Conclusão
Agora que você sabe o que é call to action e qual a sua importância dentro de uma estratégia de marketing digital, está na hora de começar a criar CTAs e utilizá-los na prática.