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5 Motivos para Criar um Blog Empresarial

5 Mins leu

Hoje em dia, criar um blog empresarial se tornou bem mais comum que alguns anos atrás, isso porque as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com o uso da internet como fonte de busca por informações, produtos ou serviços.

Inclusive agora, com a pandemia do coronavírus, as pessoas tendo que trabalhar em casa, ter um blog nunca foi tão importante.

Nesse artigo não pretendo esgotar o assunto. Entretanto, quero te dar pelo menos 5 motivos para criar um blog empresarial.

O que é um blog?

Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre o que realmente é um blog.

De acordo com a Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina:

Blogs são páginas on-line, atualizadas com frequência, que podem ser diários pessoais, periódicos ou empresariais. Dessa forma, são formas de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo.

Na verdade, os blogs são ferramentas online para compartilhar conhecimento sobre qualquer assunto, o que os torna uma excelente forma de comunicação.

Além de compartilhar conhecimento, os blogs têm o poder de conectar pessoas, independente do lugar que estiverem, apenas usando internet.

Por que criar um blog?

Embora o foco desse artigo seja falar sobre os motivos para criar um blog empresarial, você pode criar um blog empresarial para oferecer dicas para uma infinidade de assuntos:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Esportes;
  • Moda;
  • Fofocas;
  • Saúde;
  • Política;
  • Investimentos;
  • Carreira;
  • Voluntariado;
  • Maquiagem;
  • Tecnologia;
  • e muitos outros.

Como um blog funciona?

As matérias de um blog empresarial, em geral, são organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco dos assuntos ou dicas, o tema proposto pelo blog.

Entretanto, os blogs podem ser escritos por uma ou várias pessoas, de acordo com sua política preestabelecida.

Tipos de blog existentes

Existem pelo menos 4 tipo de blogs:

Profissionais

São criados promover uma marca, vender seus produtos e serviços, trabalhar como freelancer ou somente fazer networking.

Um exemplo de blog empresarial é o site da Nutricionista Rachel Francischi. Ele escreve sobre as diversas formas de manter um estilo de vida saudável através da alimentação.

Geralmente, as dicas são relacionadas a nutrição materna, nutrição infantil, bem-estar e nutrição esportiva.

Pessoais

São utilizados para compartilhar o que o autor desejar, sendo muitas vezes uma forma de contar sua própria história de vida.

Outro jeito interessante de ter um blog pessoal, é escrever sobre eventos específicos, como o seu casamento, suas férias, um trabalho voluntário que realizou etc.

Nesses casos, o blog funciona como se fosse um diário de bordo da pessoa, só que de forma pública.

Corporativos

Esses por sua vez, focam em oferecer dicas para os clientes da empresa que utilizam seus produtos e serviços. Como caso do blog guia de compras das Casas Bahia.

O foco aqui é entregar conteúdos de grande valor para seus clientes e potenciais clientes. Além de aproximar o relacionamento com os usuários, fortalecendo a marca da empresa.

Nicho

Geralmente são focados em compartilhar assuntos apenas para nichos específicos, como por exemplo, o blog da Infomoney, que oferece dicas sobre finanças pessoas.

5 motivos para criar um blog da sua empresa

Com as mudanças no comportamento dos consumidores, é cada vez mais importante produzir bons conteúdos para atrair seu público.

Para ajudá-lo a entender melhor essa característica do novo marketing, enumeramos 5 motivos para criar um blog empresarial:

Melhorar posicionamento no ranking do Google

Basicamente, você deve produzir conteúdo de qualidade para disponibilizar em seu blog, em formato de artigos rápidos, conhecidos como posts.

Quanto mais conteúdo em seu site, mais páginas para os motores de busca do Google analisar e, quanto mais palavras-chave são encontradas nesses conteúdos, maior relevância nos resultados de busca para seu site.

Todo este processo, contribui também, para conquistar maior autoridade para seu domínio, e essas ações ajudam a melhorar o posicionado no ranking do Google.

Portanto, sua empresa precisa sempre produzir conteúdos úteis regularmente para disponibilizar através do seu blog.

Aumentar alcance da marca

Ao produzir conteúdo para o seu blog relacionado a sua marca, aos seus produtos e serviços, automaticamente você estará divulgando a mesma.

Como blogs são fáceis de utilizar, qualquer pessoa com um minimo de intimidade com um computador insere informações sobre novos produtos podem ser lançados rapidamente.

Por isso, quando alguém gosta muito de um conteúdo, essa pessoa o compartilha nas redes sociais. Assim, sua marca é disseminada aos quatro cantos do mundo.

Desenvolver relacionamento

Os blogs foram criados originalmente para serem algo mais pessoal. Portanto, aqui você pode estreitar o relacionamento com os seus clientes de uma maneira mais informal.

O linguajar corporativo, tão utilizado em outros meios de comunicação, podem ser drasticamente reduzidos aqui.

Além disso, dependendo da forma de comunicação utilizada ao produzir os conteúdos, os clientes podem se sentir mais próximos da empresa.

Tornar-se referência

Em primeiro lugar, quando se aborda um determinado tema, com certa constância e de forma inteligente, você acaba se tornando uma referência no assunto. Mas, seja qual for o segmento de atuação da sua empresa, todos irão querer saber o que você tem a dizer sobre aquilo.

Em outras palavras, a maioria das pessoas hoje em dia pesquisam na internet sobre produtos ou empresas antes de ir às compras.

Então, não adianta lotar o seu blog com textos longos e sem sentido.

Em segundo lugar, existem técnicas que ajudam na hora de redigir um texto e empresas especializadas na produção de conteúdos.

Onde estudar?

Inicialmente, você pode começar com os cursos básicos e gratuitos e quem sabe posteriormente, partir para os mais avançados que são pagos.

Na internet tem de tudo, então cuidado com vídeos e tutorias de amadores, que acabam mais confundido que ensinando.

Certamente, alguns dos melhores cursos de redator são os do Henrique Carvalho do Viver de Blog.

Da mesma forma, outro site onde conseguirá muitos conteúdos ricos, tanto artigos como e-Books sobre o assunto é no blog da Resultados Digitais.

E pra fechar, na mesma linha, estão os cursos da Universidade Rock Content, que disponibilizam aulas online exclusivas para redatores profissionais e amadores. Confira aqui 7 cursos online essenciais para produtores de conteúdo, oferecidos por eles.

Prospectar clientes

Toda essa interação, através dos artigos que as pessoas leem na internet, permite a geração de leads.

Leads são pessoas que acessaram nosso blog e informaram os seus dados de contato, como e-mail e telefone por exemplo.

Isso acontece, quando oferecemos um conteúdo muito relevante, com um formulário convidando a pessoa a trocar seus dodos pelo conteúdo.

Ou seja, chamamos esse processo de capturar os contatos dos visitantes do site de conversão de leads.

A conversão dos leads é o início do relacionamento com a sua marca, até que esse lead torne-se um cliente.

Transformando leads em clientes

Nada acontece da noite para o dia. Por isso, fazendo a devida nutrição dos leads, sua empresa pode transforma-los em clientes.

Ou seja, com o tempo, alguns desses visitantes ocasionais, podem interessar-se por seus seus produtos e serviços.

Portanto, quanto mais leads qualificados e alinhados com a sua oferta são gerados em seu blog, mais chance de vendas.

Por essas todas essas razões, um blog é uma excelente ferramenta para ajudar a impulsionar as vendas da sua empresa.

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Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito. Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
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