Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como Publicar no Blog em WordPress

Segundo o Kinsta, pelo menos 40% dos sites publicados utilizam o WordPress. Isso porque ele oferece diversas ferramentas para otimizar páginas, muita facilidade para manusear e navegabilidade bastante intuitiva. Então, se você quer investir no marketing digital da sua marca, que tal considerar um blog em WordPress?

Resumidamente, essa plataforma de gestão de conteúdo pode tornar seu portal mais rápido, simples de usar e repleto de assuntos interessantes.

Por isso, preparamos esse artigo com informações, dicas e um tutorial completo para aprender a compartilhar os seus materiais. Continue lendo e domine esse instrumento.

Passo a passo para publicar blog em WordPress

Certamente, ter um site bem desenvolvido é importante para qualquer negócio.

Além disso, uma das melhores decisões é elaborar e adotar estratégias que sejam multifunções: escrever, editar, postar, otimizar, programar, excluir. Dessa forma, você economiza recursos, mas ainda garante resultados.

O WordPress é um exemplo, já que seu resultado final é um texto pronto para ser lido e muito bem posicionado nos buscadores.

Abaixo, listamos na sequência todas as etapas necessárias para organizar e atualizar suas páginas internas, principalmente o blog.

Acesse seu painel como administrador

Se essa for a primeira vez que você entra na plataforma, talvez não saiba encontrar a área de publicações.

Para isso, digite na barra de endereços o link do seu site seguido de “/wp-admin”. Por exemplo, seusite.com/wp-admin. Na tela que abrir, coloque login e senha, que foram definidos antes.

Blog em WordPress

Se o portal foi criado por outra pessoa, peça esses dados ao responsável. Mas se foi você e não se lembra, recupere-os rapidamente na opção “Esqueci minha senha”.

Crie um novo post

Todas as seções e configurações do blog em WordPress estão listados na barra lateral esquerda: páginas, posts, comentários, mídias etc.

Então, clique em “Posts” e em “Adicionar novo”, que abrirá uma nova tela, pronta para criar uma publicação.

Blog em WordPress

A própria ferramenta já tem campos específicos para as partes do material, como título, meta descrição, URL personalizada, texto e palavra-chave.

Preencha o conteúdo

Antes de tudo, sua matéria precisa de um título. Por isso, crie um que seja relacionado ao assunto, interessante e chamativo, e digite-o no local indicado.

Como o WordPress possui um editor de texto muito completo, é possível alterar a fonte e seus estilos durante a escrita. Algumas opções para dar mais destaque são negrito, itálico, sublinhado, tachado etc.

Além disso, você consegue dividir o artigo em subtítulos e blocos de citação, de preferência com menos de 300 palavras. Dessa forma, o Google reconhece a palavra-chave em foco e deixa seu trabalho mais relevante nos resultados.

Blog em WordPress

Se achar necessário, insira um subtópico para quebrar os “blocos” e deixá-los mais legíveis nos buscadores. Ainda, dá para preencher subtítulos, meta descrições e URL no começo ou fim da criação.

Inclua mídias diferentes

Para ficar mais explicativo e ter um SEO bem ajustado, é atraente ter imagens ou vídeos. Isso porque o Google identifica os atributos alt de fotos, que você muda facilmente quando coloca no blog em WordPress.

Ou seja, quanto mais imagens houver ao longo do conteúdo, mais otimizado ele estará.

Lembre-se de usar um formato adequado para a web, que não prejudique a velocidade do site. Caso precise, existem plug-ins internos, como o EWWW Image Optimizer, que realizam essa conversão.

Use categorias e tags

Através dos filtros no menu da lateral direita, o usuário encontrará o texto que procura em menus de navegação ou na barra de pesquisa.

Então, seja objetivo e escolha no máximo duas categorias e poucas tags. Como há um limite, números altos não ajudarão seu artigo a ser mais visualizado e só deixa a página mais bagunçada, prejudicando a experiência.

Blog em WordPress

Crie um resumo

Antes de publicar, você pode escrever um resumo. Embora seja opcional, é interessante planejá-los com cuidado, pois os visitantes precisarão gostar dele para ler a matéria na íntegra.

Por isso, simplifique ao máximo e coloque um CTA, como “Leia agora”, para cativar os cliques.

Blog em WordPress

Publique

Para postar no blog em WordPress, confira se todos os campos estão preenchidos e o conteúdo está otimizado. No canto superior direito, há as opções “Agendar”, “Salvar como rascunho” e “Publicar agora”.

Por exemplo, se estiver desenvolvendo em uma estratégia e programando no site, agende, com data e horário para entrar no ar.

Não se esqueça de adicionar a “imagem destacada” que será a imagem principal do seu post.

Blog em WordPress

Por outro lado, para pausar durante a redação ou edição, salve como rascunho e retome quando puder em “Todos os posts”.

Ainda, dá para compartilhar seu texto imediatamente, assim que terminar de escrever e configurar.

De maneira simples e rápida, no WordPress você divulga sua marca e conquista seu espaço nos primeiros resultados do Google.

Deixe um Comentário