Desenvolvimento Web

Blog em WordPress: 8 passos para publicar

4 min de leitura

Segundo o Kinsta, pelo menos 40% dos sites publicados utilizam o WordPress. Ou seja, quase metade das aplicações no mundo são sites ou blog em WordPress.

Isso porque ele oferece diversas ferramentas para otimizar páginas, muita facilidade para manusear e navegabilidade bastante intuitiva.

Então, se você quer investir no marketing digital da sua marca, que tal considerar um blog em WordPress?

O que é o WordPress?

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite criar e gerenciar websites e blogs de forma simples e intuitiva. Ele foi desenvolvido utilizando a linguagem PHP e hoje, é um dos CMS mais populares do mundo.

Com o WordPress, é possível criar qualquer tipo de site, desde um simples blog até uma complexa loja virtual. Além disso, ele também oferece inúmeros recursos para personalização e extensões para adicionar novas funcionalidades.

Resumidamente, essa plataforma de gestão de conteúdo pode tornar seu portal mais rápido, simples de usar e repleto de assuntos interessantes.

Por isso, preparamos esse artigo com informações, dicas e um tutorial completo para aprender a compartilhar os seus materiais. Continue lendo e domine esse instrumento.

Passo a passo para publicar no blog em WordPress

como ranquear meu site no google

Certamente, ter um site bem feito é importante para qualquer tipo de negócio.

Além disso, uma das melhores decisões é elaborar e adotar estratégias que sejam multifunções: escrever, editar, postar, otimizar, programar, excluir. Dessa forma, você economiza recursos, mas ainda garante resultados.

O WordPress é um exemplo, já que seu resultado final é um texto pronto para ser lido e muito bem posicionado nos buscadores.

Abaixo, listamos na sequência todas as etapas necessárias para organizar e atualizar suas páginas internas, principalmente o blog.

1 – Acesse seu painel como administrador

Blog em WordPress

Se essa for a primeira vez que você entra na plataforma, talvez não saiba encontrar a área de publicações.

Para isso, digite na barra de endereços o link do seu site seguido de “/wp-admin”. Por exemplo, seusite.com/wp-admin. Na tela que abrir, coloque login e senha, que foram definidos antes.

Se o portal foi criado por outra pessoa, peça esses dados ao responsável. Mas se foi você e não se lembra, recupere-os rapidamente na opção “Esqueci minha senha”.

2 – Crie um novo post

blog em WordPress

Todas as seções e configurações do blog em WordPress estão listados na barra lateral esquerda: páginas, posts, comentários, mídias etc.

Então, clique em “Posts” e em “Adicionar novo”, que abrirá uma nova tela, pronta para criar uma publicação.

A própria ferramenta já tem campos específicos para as partes do material, como título, meta descrição, URL personalizada, texto e palavra-chave.

3 – Preencha o conteúdo

Blog em WordPress

Antes de tudo, sua matéria precisa de um título. Por isso, crie um que seja relacionado ao assunto, interessante e chamativo, e digite-o no local indicado.

Como o WordPress possui um editor de texto muito completo, é possível alterar a fonte e seus estilos durante a escrita. Algumas opções para dar mais destaque são negrito, itálico, sublinhado, tachado etc.

Além disso, você consegue dividir o artigo em subtítulos e blocos de citação, de preferência com menos de 300 palavras. Dessa forma, o Google reconhece a palavra-chave em foco e deixa seu trabalho mais relevante nos resultados.

Se achar necessário, insira um subtópico para quebrar os “blocos” e deixá-los mais legíveis nos buscadores. Ainda, dá para preencher subtítulos, meta descrições e URL no começo ou fim da criação.

4 – Inclua mídias diferentes

blog em WordPress

Para ficar mais explicativo e ter um SEO bem ajustado, é atraente ter imagens ou vídeos. Isso porque o Google identifica os atributos alt de fotos, que você muda facilmente quando coloca no blog em WordPress.

Mas lembre-se de inserir imagens que sejam querentes para os leitores do post. Afinal, essas imagens servem para ajudar o melhor entendimento do conteúdo.

Mas lembre-se de inserir imagens que sejam querentes para os leitores do post…

Lembre-se de usar um formato adequado para a web, que não prejudique a velocidade do site. Caso precise, existem plug-ins internos, como o EWWW Image Optimizer, que realizam essa conversão.

5 – Use categorias e tags

blog em wordpress

Através dos filtros no menu da lateral direita, o usuário encontrará o texto que procura em menus de navegação ou na barra de pesquisa.

Então, seja objetivo e escolha no máximo duas categorias e poucas tags. Como há um limite, números altos não ajudarão seu artigo a ser mais visualizado e só deixa a página mais bagunçada, prejudicando a experiência.

6 – Crie um resumo do post

blog em wordpress

Antes de publicar, você pode escrever um resumo. Embora seja opcional, é interessante planejá-los com cuidado, pois os visitantes precisarão gostar dele para ler a matéria na íntegra.

Por isso, simplifique ao máximo e coloque um CTA, como “Leia agora”, para cativar os cliques.

7 – Publique ou agende o post

blog em wordpress

Para postar no blog em WordPress, confira se todos os campos estão preenchidos e o conteúdo está otimizado. No canto superior direito, há as opções “Agendar”, “Salvar como rascunho” e “Publicar agora”.

Por exemplo, se estiver desenvolvendo em uma estratégia e programando no site, agende, com data e horário para entrar no ar. Por outro lado, para pausar durante a redação ou edição, salve como rascunho e retome quando puder em “Todos os posts”.

Ainda, dá para compartilhar seu texto imediatamente, assim que terminar de escrever e configurar.

8 – Defina a imagem destacada para o artigo

blog em wordpress

Não se esqueça de adicionar a “imagem destacada” que será a imagem principal do seu post. Geralmente ela fica no topo do seu post, para ajudar o leitor a entender do que se trata o artigo, gerar curiosidade e incentivá-lo a ler o conteúdo.

Comece seu blog em WordPress

De maneira simples e rápida, com um Blog em WordPress você divulga sua marca ou projeto e conquista seu espaço na internet. Então, não hesite para começar!

Claro que o sucesso não acontece da noite para o dia. Será preciso ter consistência em suas publicações, sejam elas semanais ou mensais. O mais importante é que sua audiência saiba que você não vai sumir e que frequentemente encontrarão novos conteúdos em seu blog.

Portanto, ter um blog em WordPress é super simples. E na verdade, ele foi criado para ser realmente fácil de utilizar. Sem precisar programar e nem entender de tecnologia.

Sendo assim, basta começar a usar WordPress e logo você ficará fera nisso. Costumo dizer que na hora de configurar seu blog em WordPress você perceber que está muito difícil, é bem provável que esteja fazendo algo errado. Porque é fácil mesmo.

Me conta nos comentários como está sendo sua experiência com WordPress!

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *