Marketing Digital

O que é Tráfego Pago e como começar?

4 min de leitura

O serviço de Tráfego Pago ou Mídias Pagas tem se tornado um serviço cada vez mais procurado nos meios de negócios.

Mas o que a maioria dos empresários não sabe, é que uma boa estratégia de Tráfego, depende também de um bom site ou um site bem otimizado.

Além disso, a produção de conteúdo é fundamental, pois apenas uma campanha eficiente será capaz de atrair o público que deseja.

Outro fator importante, é identificar quais são as dores dos consumidores, para entender como resolvê-las e dar respostas rápidas.

Então, se antes a divulgação feita na mídia tradicional era mais abrangente, agora dá para fazer anúncios específicos para determinado nicho através do tráfego pago.

Ou seja, você pode usar os anúncios pagos para divulgar o seu conteúdo para um grande número de pessoas.

Mas também dá para conseguir uma comunicação eficaz: através da produção orgânica, através de um blog, por exemplo, sem precisar investir em mídias pagas.

Entender as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma, vai te ajudar a saber qual é a melhor alternativa parta a sua empresa.

Nesse artigo, você terá essas informações e saberá como fazer uma boa divulgação da sua empresa na internet.

O que é tráfego pago?

o que é Tráfego Pago

O tráfego pago é o investimento feito em plataformas e em páginas da internet que destacam um conteúdo relevante e que agrega valor ao usuário.

Com esse método, é possível ter uma visibilidade de forma mais rápida e com uma divulgação mais pontual. Isso em campanhas especificas e direcionadas a um público-alvo.

Através do tráfego pago e uma estratégia de comunicação eficaz, a empresa terá plenas condições de traçar boas estratégias e aplicá-las de modo a conseguir um bom resultado e o posicionamento da suja marca.

Os links pagos ajudam a aumentar o alcance das publicações e a atingir o público que realmente está interessado na oferta.

Tráfego pago e tráfego orgânico: saiba quais são as diferenças

O tráfego pago atrai os visitantes a acessar uma página com a divulgação de anúncios publicitários.

Já o conteúdo orgânico não tem investimento e ainda não recursos financeiros para o impulsionamento. A estratégia utilizada no orgânico, são as técnicas de SEO.

Os dois estilos são válidos para uma boa estratégia de marketing. A diferença é que com tráfego pago o resultado é mais rápido.

Vantagens do tráfego pago

Muitas empresas ficam na dúvida sobre qual tipo usar, então seguem alguns diferenciais do estilo pago.

Proporciona visibilidade rápida

Investir em anúncio faz com que a visibilidade da marca aumente de forma rápida. Assim que o público vê a sua marca através de uma campanha pode se transformar em um cliente.

Contribui na forma de divulgar uma ação pontual

Uma divulgação específica como em datas importantes como Natal e dias comemorativos ajuda a ter um bom retorno.

Ajuda a melhorar a taxa de conversão

Usar links pagos proporciona uma melhor a taxa de conversão, e também impacta os leads utilizados na última fase do funil de vendas.

Este é o momento quando usuário já sabe o que precisa e procura por uma solução.

Tipos de Tráfego Pago

1. Google Ads

O Google Ads é popular e bastante usado.

Os anúncios aparecem na busca do site, que é um dos mais usados na internet; toda vez que alguém tem dúvida procura algo no Google.

E com essa ferramenta é possível segmentar o público-alvo.

Além de poder identificar a localidade, o gênero, a faixa etária de quem acessou o anúncio.

2. Facebook Ads

Com essa ferramenta dá para fazer anúncios em muitos tipos de mídia e usar texto e imagens a serem usadas na rede social.

E o retorno é certo já que o audiovisual é algo valorizado na internet e atrai muita gente.

Também dá para definir a exibição em fatores baseado em interesses segmentados como de público, idade e profissão.

3. Instagram Ads

Tem fatores parecidos com o Facebook Ads como a possibilidade de usar anúncios na rede social

É indicado para quem possui público mais jovem, pois esse é o público que mais usa o Instagram.

4. LinkedIn Ads

Ferramenta para campanhas na rede social Linkedin. Esses anúncios são focados para páginas de negócios e sobre carreiras.

5. Bing Ads

Semelhante ao que é feito no Google Ads, mas usado para busca nos sites da MSN, Yahoo! e Bing.

6. YouTube Ads

O YouTube Ads é uma ferramenta mais indicada para que usa vídeos.

E ainda tem como ponto positivo o fato de ser uma excelente forma de atrair mais pessoas.

O anúncio acaba sendo visto por muita gente já que o Youtube é muito popular e, com isso, sua marca obtém grande divulgação.

Quem deve investir em tráfego pago?

Deve investir em tráfego pago quem busca uma maior divulgação da sua marca ou conteúdo e precisa de um resultado imediato.

Com esse investimento, será mais rápida a divulgação, mas essa atitude não muda o fato de que é preciso continuar com a campanha de marketing.

É importante mesclar as alternativas de divulgação de conteúdo com o trafégo pago e orgânico.

Como começar a investir em Tráfego Pago?

Fazendo você mesmo

Você pode passar a fazer investimento no tráfego pago, mas é preciso se atentar a alguns detalhes importantes como

Saber o que a persona precisa

Entender as necessidades da persona e qual tipo de linguagem ela usa e quais são os canais onde busca informações, facilita o processo de produção de conteúdo e em como atrair clientes.

Assim, você saberá como atingir essas pessoas e qual é a forma mais eficaz.

E essa identificação também vai te ajudar a criar gatilhos mentais e saber quais técnicas de convencimento podem fazer com que mais gente veja a sua marca.

Faça apenas anúncios verdadeiros

Fazer anúncio dúbio vai aumentar a rejeição a sua página e isso vai comprometer o seu trabalho.

Entenda o que sua persona precisa para ser assertivo e eficaz na divulgação de sua marca.

Conclusão

O ideal para estrutura de um planejamento de tráfego pago é ter a assessoria de uma agência de marketing.

Um especialista em marketing digital possui ferramentas de automação, coleta de dados e e-mail marketing, que podem ajudar a fidelizar os leads gerados na campanhas.

Você também pode optar em iniciar com anúncios no Google Ads, seguindo para facebook ADS ou Instagram ADS.

De qualquer forma, independente daS suas alternativas de escolha, comece logo.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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