Empreendedorismo

5 Dicas para Quem Acabou de Abrir um Negócio

4 min de leitura

Um empreendedor que acabou de abrir um negócio precisa preocupar-se com vários fatores:

Finanças, contratação, aluguel de um espaço, fornecedores, é tanta coisa que ficamos perdidos de vez em quando, não é mesmo?

Aqui na Site Bem Feito, já estivemos nesse lugar e temos ajudado várias empresas ao longo do caminho.

Por isso, resolvemos escrever esse artigo com algumas dicas do que aprendemos nessa jornada como empreenderes. Está pronto?

Então, confira o que todo empreendedor precisa saber, ao abrir um negócio, para ter um futuro de muito sucesso!

Principais preocupações ao abrir um negócio

Qual dessas coisas te preocupam ou te preocuparam, logo após abrir seu negócio?

  • Aumentar o número de vendas?
  • Conseguir seus primeiros clientes?
  • Ter uma estrutura adequada para produzir e conseguir crescer?

Todas essas são preocupações válidas e importantes desde a inauguração de uma empresa.

Por isso, você precisa ver as dicas abaixo para conseguir começar a atingir todos esses objetivos.

Vamos lá!

5 dicas para quem acabou de abrir um negócio

Como criar um plano de negócios no canvas

1. Desenvolver processos de venda

Primeiramente, seu produto pode ser perfeito para o mercado, ter demanda e atender a dores importantes do cliente, mas ele não se vende sozinho.

É importante ter processos de venda bem definidos para conseguir atingir o comprador ideal e manter boas margens de lucro.

Basicamente, o processo de vendas é uma lista em ordem cronológica das tarefas que devem acontecer para que a venda aconteça.

Um processo de vendas é necessário mesmo para quem tem uma equipe extremamente talentosa de vendedores.

por outro lado, recomendamos dividir o processo em etapas bem claras nas quais o vendedor consegue encaixar o cliente.

Assim, ele saberá para onde ir depois e como fechar cada uma de suas vendas e você terá melhores resultados.

2. Definir metas para crescimento da empresa

Mas você acabou de abrir sua empresa, como assim vai criar metas de crescimento?

Nunca é cedo demais para começar a crescer e quem não está preparado para isso vai enfrentar problemas.

Metas são importantes em todos os setores da empresa, seja em vendas, administrativo ou até no departamento financeiro.

Ao criar seu plano de negócios, um assunto que já discutimos nesse outro artigo, você deve estabelecer prazos para crescer.

Em um certo momento você precisará contratar pessoas novas ou aumentar sua estrutura.

Para isso, seu negócio precisa ter capacidade financeira e administrativa.

O que estamos querendo dizer, é que um empreendedor de sucesso tem suas metas bem alinhadas ao montar um negócio.

O objetivo de vendas traz lucro o suficiente para que as metas financeiras sejam alcançadas, deixando que o setor administrativo contrate para atingir suas próprias metas.

Parece complicado, mas é bem mais simples quando você tem um plano de negócios bem elaborado.

3. Pesquisar a concorrência

Pesquisar a concorrência não significa plagiar o que eles já fizeram de bom, mas sim aprender e preparar-se para os desafios.

Uma empresa concorrente pode fazer algo excelente que ajuda a impulsionar as vendas e crescer, algo que alguém que resolveu abrir um negócio deve aproveitar.

Assim como, ele também pode cometer erros que o novo empreendedor consegue ver e evitar.

Entenda como seus concorrentes estão atuando no mercado para conseguir identificar também os diferenciais competitivos no seu negócio.

Atualmente é praticamente impossível criar um produto que não concorre com outros negócios.

Mas cada um possui seus pontos fortes que podem apelar ao público.

Além disso, identifique o que outros ainda não fazem, seja na área de vendas, atendimento ou no próprio produto, e aproveite.

Talvez seja sua oportunidade de destacar-se e vender mais, mesmo ainda no início do empreendimento.

4. Investir em divulgação

Alguns empreendedores cometem um erro fatal ao abrir um negócio: pensam que só precisam investir em marketing quando começarem a lucrar mais.

Mas como esperam melhorar as vendas e obter lucro se o público não conhece sua empresa ainda?

No mundo digital de hoje uma boa divulgação é essencial. Empresas competem pela atenção do cliente a todo momento e você vai ser deixado para trás se não tentar entrar na corrida.

Além disso, uma empresa que não se divulga é percebida como menos profissional pelo consumidor.

Imagine que um comprador de peças mecânicas está procurando um fornecedor.

Provavelmente o Google é o primeiro lugar que vai pesquisar, apesar de ainda aceitar sugestões de colegas de trabalho.

Nesse caso, quem ganhará mais atenção dessa pessoa?

Uma empresa que tem um site bem elaborado, que divulga nas redes sociais e quem sabe, até possui uma Linkedin Page.

Mas a empresa que só está listada em um guia da sua cidade provavelmente nao terá atenção.

5. Avaliar cada investimento com cuidado

Acabamos de te dizer para investir em divulgação, e agora, avisamos para ter cuidado? Com certeza!

Todos os investimentos feitos em uma empresa devem trazer algum tipo de retorno, mesmo que seja a longo prazo.

Logo, ao abrir um negócio a intenção pode ser investir muito no desenvolvimento do produto ou serviço ou até mesmo no espaço da empresa para ter o lugar perfeito. Mas talvez ainda não seja o momento.

Cada investimento deve acontecer com a devida margem de segurança.

Deixar seu negócio sem capital de giro para encher o estoque de produtos, por exemplo, é um risco que pode colocar tudo a perder.

Já falamos aqui do plano de negócios e ele sempre será seu guia.

Quando desejar investir, consulte primeiro seu planejamento. Se esse investimento estiver alinhado com a etapa de desenvolvimento do seu plano, vá em frente!

Caso contrário, repense sua decisão para conseguir fazer o que realmente é melhor para sua empresa.

Acabei de abrir um negócio e preciso de ajuda

Aqui vai uma dica bônus que parece bem óbvia, mas acredite, muitos se esquecem dela.

Procure o SEBRAE e a Associação Comercial da sua cidade!

Essas instituições são preparadas para dar todo apoio ao micro e pequeno empresário, pois elas oferecem:

  • Diversos serviços gratuitos e pagos exclusivo para micro e pequenas empresas
  • Participar de reuniões por grupos de segmentos
  • Cursos, Palestras e Wokshops sobre todas as áreas, tanto estratégicas, quanto administrativas
  • Oportunidade de networking com outros empresários
  • Orientação jurídica consultiva
  • E muito mais…

Portanto, lembre-se: Você não está sozinho! Existem pessoas autorizadas e capacitadas para ajudá-lo a iniciar ou fazer o seu negócio decolar.

Caso precise, também me coloco a sua disposição para ajudá-lo na implementação ou ampliação do seu negócio.

Pode chamar em meu WhatsApp (11) 99954-9823, que terei o maior prazer em compartilhar minha experiência com você.

 

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