Tráfego pago é um tipo de estratégia feita por meio de anúncios veiculados nos mecanismos de busca e nas redes sociais. O objetivo da estratégia é aumentar os cliques do site institucional, blog ou qualquer outra página.
Aumentar o tráfego é fundamental para que a companhia tenha mais oportunidades de converter leads, e é exatamente por isso que tantas estratégias, como SEO e marketing de conteúdo se voltam para esse objetivo.
São estratégias orgânicas e muito promissoras, no entanto, levam muito mais tempo para trazer resultados. Quando são feitas nas redes sociais, os algoritmos prejudicam a entrega das publicações, dificultando a atração de visitantes.
Em meio a tantas dificuldades, o conceito surge como um aliado da empresa e de seu planejamento de marketing digital. Trata-se dos visitantes que clicam em mídias patrocinadas da marca em diferentes plataformas digitais.
O Google, as redes sociais e outros canais vão exibir essas campanhas para atrair o interesse e o clique dos usuários. Então eles são levados até a página de destino para que sejam convertidos em leads.
No entanto, para que esse processo funcione, a marca precisa entender o conceito de tráfego pago, como ele funciona, qual é a diferença entre ele e o tráfego orgânico, quais são as vantagens do recurso e as principais ferramentas para utilizá-lo.
Conceito e funcionamento do tráfego pago
Tráfego pago nada mais é do que os usuários que clicaram em um anúncio patrocinado pela organização em diferentes plataformas digitais. Ao clicar nesses anúncios, são direcionados para o site, blog ou loja virtual.
É uma das maneiras mais eficientes de atrair consumidores para o negócio, ganhar visibilidade e aumentar as vendas na internet.
Tendo isso em vista, uma empresa de serviço terceirizado pode usar esse recurso se quiser obter resultados imediatos, como:
- Aumentar as vendas;
- Gerar leads;
- Divulgar produtos e serviços;
- Impulsionar conteúdos.
Quando o anunciante veicula uma campanha, imediatamente ela pode começar a dar resultados e atrair mais visitantes para o site institucional.
Entretanto, não basta apenas investir financeiramente para obter bons resultados, pois o funcionamento do tráfego pago depende do planejamento de uma boa campanha.
A organização também precisa definir o público-alvo correto, criar anúncios eficientes, preparar a página de destino para receber usuários, entre outras práticas fundamentais.
Ao seguir todas essas etapas, os anúncios criados pela companhia começam a trazer resultados e converter usuários em leads.
Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico
A diferença entre tráfego pago e orgânico, de modo geral, é o investimento financeiro necessário para aumentar os acessos às páginas.
No tráfego orgânico, não existem investimentos físicos, pois o que a marca realmente precisa é de tempo, técnica, conhecimento e dedicação. Por outro lado, se uma clínica de medicina do trabalho quiser gerar tráfego pago, então deve investir dinheiro.
O valor vai depender do quanto a organização vai aplicar em suas campanhas e de sua capacidade de criar anúncios atraentes e relevantes.
Para ficar ainda mais claro, deve-se ter em mente que o tráfego orgânico não tem custo e o visitante chega até as páginas da marca de maneira natural, sem clicar em anúncios.
Por outro lado, o modelo pago acontece assim que o usuário clica no anúncio e é direcionado para o site da empresa.
Embora as estratégias orgânicas sejam muito importantes, é necessário investir em otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) e trabalhar o marketing de conteúdo para atrair visitantes gradualmente, usando as classificações naturais dos buscadores.
Trata-se de uma ação valiosa, mas que leva muito tempo e esforço para trazer resultados significativos. Até que tudo isso aconteça, e mesmo depois para impulsionar os conteúdos, a organização pode investir em tráfego pago.
Ela vai depositar algum dinheiro nas campanhas de publicidade online e com isso atrair visitantes rapidamente.
É válido ressaltar que mesmo sendo diferentes, um fornecedor de kit festa deve trabalhar ambas as estratégias em seu planejamento de marketing digital.
Vantagens do tráfego pago
Investir em campanhas pagas também traz muitas vantagens para a empresa, e o melhor é que não é necessário investir uma quantia absurda para obter resultados. Entre os maiores benefícios estão:
Aumento da visibilidade
Ver a página perdida em uma vasta gama de resultados nas páginas dos buscadores é muito frustrante. O modelo pago vem como uma ajuda para colocar a plataforma entre as primeiras colocações, de modo que conquiste mais visibilidade.
Se mais pessoas puderem encontrar o conteúdo, então a empresa também terá mais chances de transformar esses visitantes em leads.
Aumenta as conversões
Gerar tráfego não consiste apenas em ter mais visitantes no site institucional, na verdade, o grande propósito por trás é atrair as pessoas certas.
Por meio da segmentação, uma prestadora de serviço de envelopamento consegue atingir os clientes ideais e com isso terá mais chances de fazer conversões em vendas.
No entanto, é muito importante que a organização tenha em mãos as ferramentas certas para otimizar suas campanhas e alcançar os resultados que deseja.
Ajuda em divulgações específicas
Supondo que uma marca tenha que fazer o lançamento de um novo produto, queira fazer uma promoção ou esteja interessada em promover um evento, pode recorrer ao tráfego pago para agilizar esses processos.
Com essas campanhas, fica mais fácil espalhar a novidade para uma quantidade maior e mais assertiva de pessoas.
Basta segmentar o público-alvo certo para fazer com que a mensagem chegue a uma boa quantidade de pessoas que tenham chances de se interessar pelos produtos e serviços.
É como pegar um atalho para chegar ao destino rapidamente, pulando etapas e trazendo um público segmentado para a plataforma da marca.
Melhora a reputação
Companhias de qualquer segmento, inclusive uma que realiza teste de tinta, precisam ter uma boa reputação para atrair os consumidores. Quem está nas primeiras posições do Google transmite credibilidade e mostra que tem uma boa reputação.
Entretanto, não é tão simples chegar lá contando apenas com as estratégias orgânicas, mas como falado anteriormente, elas levam muito mais tempo para acontecer.
Ao criar campanhas com as palavras-chave certas, criar anúncios atraentes e usar uma boa copy, a companhia consegue melhorar sua reputação perante os mecanismos de pesquisa e seus usuários.
É uma ação certeira para que a corporação se torne mais visível e respeitável, aproveitando os benefícios e tendo mais confiança e credibilidade junto aos consumidores.
Ferramentas importantes do tráfego pago
Para conquistar todas as vantagens e benefícios do modelo pago, é indispensável conhecer as ferramentas mais importantes.
A mais conhecida é o Google Ads, uma plataforma do buscador criada exclusivamente para anúncios. Por meio dela, a empresa consegue melhorar o ranqueamento de sua página e aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Até mesmo uma clínica especializada em implante de cabelo pode trabalhar diferentes estratégias para ranquear e ter um bom resultado, por exemplo, ao fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para incluir em seu anúncio.
Além disso, com o Google Ads, é possível usar um sistema de métricas para analisar e acompanhar o desempenho da campanha e identificar detalhes que possam ser alterados para potencializar ainda mais os resultados.
Outra ferramenta que pode ser usada é o Facebook Ads, a maior rede social até o momento. Por meio dessa plataforma, é possível criar postagens patrocinadas e promovê-las para os usuários.
No Facebook, as recomendações de anúncios acontecem de acordo com as preferências, gostos e nichos dos usuários, usando para isso uma ferramenta para que o anunciante direcione suas campanhas para as pessoas certas.
Inclusive, uma corporação que atua no mercado fazendo tratamento de água também pode usar o Instagram Ads para criar anúncios segmentados. Vale a pena trabalhar com essa rede social porque é uma das que mais cresce no mundo todo.
A companhia pode criar campanhas em imagens e vídeos, inserir links e textos e ainda trabalhar com o gerenciador de anúncios para promover produtos e serviços, tanto no Instagram quanto no Facebook.
Existem várias maneiras de fazer o direcionamento, por exemplo, ao determinar o tipo de dispositivo mais adequado, a localidade dos usuários, entre outras opções valiosas de segmentação.
Por fim, um empreendimento que comercializa bateria de moto elétrica também pode usar o YouTube Ads, e com isso criar anúncios que aparecem dentro dos vídeos ou como sugestão.
São materiais que não chamam muita atenção e ainda conseguem uma excelente taxa de conversão. O anunciante pode usar as mesmas ferramentas de segmentação para direcionar as campanhas e impactar o público que deseja.
Considerações finais
Gerar tráfego para o site institucional é muito importante para que a organização consiga divulgar sua marca, produtos e serviços na internet.
Isso pode ser feito por meio de estratégias orgânicas ou pagas, mas quem quer ganhar tempo e obter resultados rapidamente, deve priorizar o tráfego pago.
Pode ser trabalhado em diferentes plataformas e sua maior vantagem é a segmentação que ajuda a alcançar as pessoas certas.
Ao longo do tempo, a companhia vai atrair os visitantes para seus canais digitais e ter mais oportunidades de convertê-los em leads.