Manter um blog para sua empresa é uma forma de atrair leads e fechar mais negócios. Por isso, é necessária muita pesquisa e dedicação para escrever um texto de blog com conteúdo de qualidade, certo?
Então, preparamos um artigo com as melhores dicas para você reduzir o tempo diante de um arquivo em branco. Continue lendo para saber mais.
Por que criar um bom texto de blog?
Simplesmente, porque é preciso se destacar na internet.
Antes de tudo, quão bem definidos estão o objetivo do seu negócio, o material e o layout do seu site? Além disso, você conhece bem a persona com quem está conversando?
Para sempre entregar boas matérias, com conteúdo de qualidade e interessante para seu público, você precisa ter essas respostas. Isso porque ficará muito mais fácil pensar em como chamar a atenção dele.
Inclusive, um texto excelente é mais do que bem escrito. Com toda a tecnologia de que dispomos, há recursos que potencializam a criatividade, trazendo mais informações em outros formatos. Por exemplo, infográficos, imagens e vídeos.
Abaixo, reunimos as melhores dicas para você ter os melhores resultados.
8 dicas para a criação de texto de blog
Tenha em mente que, ao escrever seu texto de blog, você precisa ter alguns dados pré-definidos. Por isso, abra um documento em branco e reúna essas informações para começar sua redação.
Planeje o conteúdo
Pesquise sobre as tendências do segmento em que sua empresa atua, o que está em alta, as últimas novidades etc.
Aliás, estude seus concorrentes e crie uma estratégia diferente. Assim, você vai se destacar com uma linguagem distinta, ainda que fale do mesmo assunto, e se fará ser lembrado.
Planeje um cronograma
À medida que os temas forem surgindo, crie um cronograma para saber quando cada texto será publicado.
Além disso, fique atento à periodicidade para que o blog não fique desatualizado por muito tempo. Da mesma forma, ao prazo de notícias que podem ser relevantes para seus clientes, evitando que fiquem ultrapassadas.
Defina palavras-chave
Depois de pesquisar sobre os temas, defina as palavras-chave mais relevantes para incluir no seu texto de blog.
Isso porque seu artigo estará bem ranqueado e aparecerá nos primeiros resultados dos buscadores quando o visitante pesquisar sobre ele.
Jogue suas ideias no documento
Uma vez conhecendo o assunto sobre o qual precisa escrever, você já deve ter algumas ideias. Então, faça uma lista com elas e os principais tópicos que vierem à cabeça, sem se preocupar com a organização.
A partir daí, estruture o conteúdo de acordo com alguns critérios. Por exemplo, relevância, ordem das informações, nível de interesse de cada trecho.
Confira algumas dicas específicas.
Crie títulos chamativos
A primeira coisa que chama atenção é o título. Ou seja, pense em um que deixe claro do que a matéria vai tratar e desperte a curiosidade do leitor.
Escreva uma boa introdução
Certamente, seu texto de blog precisa começar de uma forma atrativa. É por isso que a introdução precisa “vender seu peixe” e faça o visitante continuar lendo seu conteúdo.
Algumas formas de criar uma introdução são:
- apresentar dados estatísticos;
- fazer perguntas;
- contar histórias;
- começar com uma frase polêmica.
Foque em um material atrativo
Na internet, é comum que a leitura do usuário seja interrompida por outras páginas. Uma vez que a maioria das pessoas é multitarefas quando navega, deixa várias abas abertas.
É uma boa ideia usar uma linguagem mais próxima e subtítulos para que ele encontre onde estava. Afinal, consumir conteúdo online é diferente de ler livros e quanto mais próxima do público, melhor para a marca.
Para isso, você pode adicionar imagens e posts de redes sociais, utilizar negrito, itálico e citações em destaque.
Conclua bem o seu texto de blog
O último parágrafo deve conter um bom encerramento para a matéria. Assim, o leitor tem a sensação de dever cumprido e todas as dúvidas sobre aquele assunto respondidas.
Inclusive, às vezes é possível terminar como se encerrasse um bate-papo com o visitante. Que tal ter um campo de comentários para que ele possa dizer o que achou?
Dessa forma, você se mantém próximo da sua audiência e recebe o feedback necessário para continuar melhorando.
Revisão
É fundamental fazer uma revisão ortográfica e gramatical do seu texto de blog. Para isso, conte com um profissional especializado, pois quem escreve nem sempre consegue encontrar seus próprios erros.
Além disso, procure ter um especialista na área tratada no artigo. Isso porque ele poderá verificar as informações passadas e trazer mais credibilidade para a sua empresa.
Lembre-se: nós escrevemos o tempo todo e nos comunicamos com as pessoas, em blogs, e-mails e redes sociais. Então, vá direto ao ponto e continue estudando para aperfeiçoar sua narrativa.
Afinal, só temos a perder com bloqueio criativo, não é mesmo?
Aprenda mais sobre como escrever melhor nesse artigo incrível da nossa redatora Nathália Galvão.