Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A Importância de Ter um Site Rápido

Hoje, não basta ter uma página ou perfis nas redes sociais para inserir uma empresa no ambiente digital. Também é preciso ter um site rápido, que proporcione uma boa experiência aos usuários enquanto expõe produtos e serviços.

Então, preparamos um texto completo para te explicar tudo. Continue lendo e melhore a velocidade do portal da sua marca!

Por que investir em um site rápido?

A presença de empresas no mercado digital é cada vez mais comum. Isso porque a internet é o local mais eficiente para colocar a marca em destaque e atrair mais clientes.

No seu site, o visitante precisa ter uma experiência agradável e encontrar facilmente o que está procurando. É assim que você se diferencia da concorrência e é lembrado por oferecer praticidade à sua clientela.

Por isso, reunimos algumas condições importantes a que você deve se atentar. Veja só:

Velocidade

Como dissemos, é fundamental ter um site rápido para o sucesso de uma empresa online. Afinal, os consumidores querem encontrar soluções, respostas e informações e quanto antes e mais facilmente, melhor.

Então, se sua página não carrega depressa, o visitante pode fechá-la antes mesmo de saber mais sobre seu negócio.

“A velocidade do site é crucial para a saúde do SEO. Cada 0,5 segundo adicional que seu site demora para carregar aumenta drasticamente o percentual de visitantes que sairão do seu site.” (Neil Patel)

Dessa forma, é fundamental escolher uma boa hospedagem e deixá-lo o mais leve possível. Por exemplo, evite widgets, conteúdos, animações, fotos ou ilustrações desnecessárias.

Navegabilidade

Esse é um dos principais requisitos de qualquer portal. Ou seja, links e conteúdos precisam estar expostos de modo que o visitante encontre o que quer com facilidade.

Além disso, certifique-se de que tudo pode ser clicado e acessado internamente. Quanto mais intuitivo for seu layout, melhor será a impressão do cliente.

Funcionalidade

Para proporcionar uma boa experiência ao visitante, é essencial que a página seja funcional e responsiva. Em outras palavras, ela precisa carregar rapidamente em diferentes dispositivos, como computador, tablets e smartphones. Inclusive, deve redimensionar as informações e imagens para oferecer uma boa usabilidade.

Um site rápido precisa permanecer com essa característica independentemente de qual plataforma for usada para acessá-lo.

Interatividade

É muito importante que haja um espaço de interação com o cliente. Assim, o público se sente confortável para entrar em contato e dar sugestões, criando um relacionamento mais próximo.

3 vantagens de investir em um site rápido

Agora que você conhece algumas das principais características, veja por que é fundamental investir na velocidade do seu portal.

Ranqueamento no Google

Como dissemos, um site rápido é o primeiro passo para proporcionar uma boa vivência ao cliente. É por isso que o Google tem um algoritmo que analisa a velocidade de carregamento da página, entre outros elementos.

Um site que abre depressa pode aparecer em destaque nos mecanismos de busca. Esse ranqueamento também considera o carregamento em diferentes dispositivos.

Ou seja, a velocidade de um portal pode interferir no sucesso online de uma marca.

Tráfego

Quando o site tem bom desempenho, é provável que receba mais visitas, pois poderá estar em destaque nos mecanismos de busca.

Outra vantagem é que o usuário pode continuar navegando em suas páginas em vez de procurar as marcas concorrentes. Por isso, é importante investir em conteúdos e informações relevantes para o público.

Além disso, como já mencionamos, a experiência de navegação pode ser um fator determinante na hora da compra.

Aumento das vendas

Pode parecer estranho que a velocidade do site interfira no faturamento da empresa, mas isso pode acontecer.

Isso porque garantir agilidade e praticidade no processo de compra pode ser decisivo para a aquisição do produto ou serviço. Principalmente, no mercado online. Afinal, um site rápido permite que o usuário encontre o que está buscando e finalize o processo de compra em poucos cliques.

Inclusive, a satisfação do cliente ao longo do processo de compra pode fazê-lo indicar seu negócio a outras pessoas. Por outro lado, ele também pode voltar a consumir seu produto ou serviço.

Entendeu a importância de investir em um site rápido?

Ao manter a boa performance da sua página, você conquista cada vez mais clientes satisfeitos e aumenta o número de consumidores da sua marca.

Deixe um Comentário