Desenvolvimento Web

Sites mobile e responsivo: Quais as diferenças?

3 min de leitura

Quando alguém inicia sua pesquisa para criar um site empresarial, logo se depara com esses termos: sites mobile e responsivo.

Para entender melhor, vamos começar falando de alguns dados relevantes sobre o uso de celulares no Brasil.

De acordo com o IBGE, em 2019 oito em cada dez domicílios do País passaram a ter acesso à internet e o celular foi o aparelho mais utilizado.

Entende a importância de tornar o site da sua empresa mais adaptável para esta nova realidade?

Por isso, continue lendo este artigo para entender quais são as principais diferenças entre os sites mobile e responsivo.

Por que devo preferir sites mobile e responsivo?

Hoje, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha celular. Inclusive, a internet banda larga está cada vez mais acessível, já que operadoras de telefonia móvel oferecem planos que cabem em diversos tipos de orçamento.

E o maior percentual de acessos medido pelo Google Analytics é por dispositivos móveis.

É fundamental que seu site tenha boa funcionalidade nas telinhas.

O que é um site mobile friendly?

Basicamente, esse formato é desenvolvido para proporcionar ao usuário uma experiência mais agradável e adaptada para o dispositivo que ele está usando para acessar a internet, celular ou tablet.

Assim, os elementos são organizados para permitir uma navegação fluida, seja pela sua disposição ou pelo ajuste adequado ao ponto de toque correto.

Citando a importância de você adquirir um site mobile e responsivo para seu negócio, em 2015, o Google começou a apresentar no buscador resultados de sites que estavam adaptados para o dispositivo usado pelo usuário.

A esta altura, deu para entender melhor por que ter um site que corresponda às exigências dos novos usuários? Quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais tempo vão passar na sua página e melhor será o seu ranqueamento.

Sites mobile e responsivo: o que você precisa saber

Existem 2 maneiras de desenvolver seu site dentro dos parâmetros mobile friendly, que são o mobile, propriamente dito, e o responsivo.

Conheça as principais diferenças:

Site mobile

Como o próprio nome diz, o site mobile é o ideal para dispositivos móveis, celulares ou tablets.

No entanto, não é possível navegar por eles em desktops ou notebooks, já que reconhece automaticamente em qual dispositivo o usuário está logado e o direciona para o que se adequa melhor à sua utilização.

O programador aplica um javascript para detectar qual aparelho está sendo usado através do tamanho e, depois, faz seu direcionamento.

Além disso, o site mobile é diferente do original. Os arquivos do site, como imagens e scripts, podem até ter o mesmo caminho, mas os arquivos HTML são diferentes.

Na maioria dos casos, esse tipo de solução pode acabar aumentando o custo de desenvolvimento do site. Por outro lado, é extremamente necessária dependendo dos objetivos que se deseja alcançar.

Dentre as principais vantagens de um site mobile estão:

  • Conversão: devido ao seu design voltado exclusivamente para tablets e celulares, as taxas de conversão costumam ser maiores;
  • Desempenho: os sites carregam mais rápido;
  • Usabilidade: a experiência de uso é mais confortável para o usuário.

Site responsivo

Site Responsivo, também chamado de design responsivo, é aquele que usa recursos de HTML, CSS e javascript para adequar o layout do site aos mais diversos tipos de tela.

Inclusive, os custos para sua produção são mais em conta se comparados aos do mobile. Esta opção também é mais recomendada para quem quer oferecer uma experiência agradável ao usuário.

Alguns de seus principais benefícios são:

  • Não há necessidade de manter duas versões do mesmo site, com seus respectivos códigos e elementos;
  • O investimento é mais baixo, mas é preciso considerar um site programado do zero. Dependendo do tipo, fazer uma adaptação para a versão responsiva pode sair mais caro do que uma versão mobile.

Entre os sites mobile e responsivo: qual escolher para o meu negócio?

Escolher o melhor site para você e seu negócio, mas que também seja o melhor para a experiência do usuário, faz parte da sua estratégia.

Afinal, sites mobile e responsivo atendem diferentes necessidades, mas definem a forma como o visitante vai enxergar sua marca.

Independente de sua escolha, com o avanço da internet e a inclusão de dispositivos móveis, sua página deve estar adaptada, completa e atualizada.

Converse com quem entende do assunto e descubra como adquirir um site mobile e responsivo, que vai trazer melhores resultados e lembrança de marca.


Solicite um orçamento de criação de sites para sua empresa!

117 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento WebVendas Online

Sites para Vender Serviços Online: Qual o Melhor para Atrair Clientes?

9 min de leitura
Sites para vender serviços online estão sendo cada vez mais procurados no mundo digital, pois tanto profissionais autônomos quanto empresas têm buscado…
Desenvolvimento WebHospedagem de Sites

Por Que Escolher o WordPress para Criar Seu Site Empresarial?

4 min de leitura
Criar um site empresarial eficaz é um dos pilares para o sucesso no mundo digital. Entre as várias plataformas disponíveis, o WordPress…
Desenvolvimento WebOtimização SEO

O que é Sitemap e Como Criá-lo para Seu Site

6 min de leitura
Se você tem um site, loja virtual ou plataforma online e deseja melhorar sua indexação nos motores de busca, entender o que…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *