CRM e Vendas

E-commerce Ou Marketplace: Qual o Melhor Para Investir?

2 Mins leu

A cada dia que passa, o mercado de vendas pela internet cresce e conquista cada vez mais empreendedores. No entanto, qual é a melhor plataforma para vender onlinee-commerce ou marketplace?

Abaixo, vamos falar mais sobre cada uma delas. Então, continue lendo para saber qual é a escolha certa para seu negócio.

Como escolher entre e-commerce ou marketplace? Veja as diferenças

Quando um cliente decide investir em vendas pela internet, é essencial saber escolher a ferramenta mais adequada. Por isso, separamos algumas informações importantes sobre essas duas mais populares. 

Confira!

E-commerce

Essa é uma loja virtual para comercialização de produtos e serviços que não usa intermediário para as transações. Ou seja, todas as negociações acontecem diretamente entre vendedor e comprador.

Quando o empreendedor escolhe essa alternativa, fica responsável por definir criação do site, identidade visual, formas de pagamento e logística. Afinal, o portal será criado especificamente para a sua marca.

Dessa forma, o empreendedor expõe seus produtos e serviços sem enfrentar concorrentes na mesma plataforma. Além disso, tem possibilidades maiores de alcançar as pessoas, independentemente da localização geográfica.

Por um lado, o cliente tem a facilidade de acompanhar diretamente a venda com a empresa, do primeiro contato à entrega física. Por outro, o empreendedor consegue controlar com precisão todos os investimentos com mão de obra e logística.

Outra vantagem é que o e-commerce permite visualizar as métricas mais importantes para o crescimento da loja. Por exemplo, o desempenho de todas as páginas de vendas e a quantidade de visitas.

Assim, é possível investir com assertividade em anúncios online vinculados ao seu site e criar conteúdos relevantes para atrair a clientela. Isso porque ficará mais fácil saber qual é o público-alvo do negócio, com detalhes e informações adicionais.

Essas informações são bastante valiosas para as estratégias de vendas e marketing da sua empresa.

Marketplace

Essa é outra ferramenta de vendas online, mas diferente do e-commerce. É por isso que é importante conhecer as principais características de ambas antes de escolher entre e-commerce ou marketplace.

A principal diferença é que o marketplace é um site que permite que diferentes fornecedores vendam na mesma plataforma. Ou seja, ao acessar a página, o consumidor tem acesso a uma variedade de lojas e produtos.

Sua ideia é proporcionar a mesma experiência de um shopping físico, com mais visibilidade para o negócio. Dessa forma, ao navegar pelo site, o cliente pode circular entre diferentes itens e opções antes de finalizar a compra.

Outra vantagem é que o empreendedor não precisará investir na construção de uma loja virtual nem com logística e mão de obra. Afinal, o marketplace já tem uma infraestrutura completa e só precisa de um site ativo.

No entanto, é importante estar atento às particularidades do atendimento. Por exemplo, o pagamento da mercadoria e o frete são realizados individualmente por cada vendedor.

Além disso, é cobrada uma taxa para cada venda concretizada e a ferramenta não se envolve com as operações logísticas. Então, o empreendedor deve buscar parcerias para realizar o processo de entrega da mercadoria.

Apesar de o investimento ser mais baixo, o marketplace também tem alguns desafios. Alguns são a concorrência e a dificuldade para engajar e fidelizar clientes.

Enfim, qual plataforma escolher?

Agora que você conhece as principais diferenças, ficou mais fácil escolher entre e-commerce ou marketplace?

Para definir o modelo de negócio que vale mais a pena, é importante avaliar o objetivo de cada cliente. Inclusive, o segmento de atuação e o investimento financeiro disponível para o projeto.

Independentemente do modelo escolhido, é fundamental oferecer uma boa experiência ao cliente, apostar no relacionamento e em estratégias de marketing. Assim, as chances de ele se lembrar da marca, realizar uma nova compra e se fidelizar são maiores.

Postagens relacionadas
CRM e Vendas

Marketing B2B: Dicas para Oferecer Soluções a Outras Empresas

3 Mins leu
Independentemente de seu porte e sua área de atuação, empresas que querem resultados precisam aplicar estratégias para o marketing B2B.
CRM e Vendas

Marketing Para Escritório De Contabilidade: Como Contratar?

3 Mins leu
É muito importante divulgar produtos e serviços de todos os setores do mercado. O marketing para escritório de contabilidade não fica de fora!
CRM e Vendas

Dropshipping: O Que É E Como Utilizar Esta Técnica De Vendas?

2 Mins leu
Nos últimos anos, o dropshipping tem crescido muito no setor de e-commerce. Você sabe o que ela é, como funciona e quais são as vantagens de aplicá-la no seu negócio?
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *