Marketing Digital

Marketing Digital: sua empresa está preparada?

4 min de leitura

Não se engane, marketing digital não é um NOVO marketing tradicional! Pensar desta forma pode ser muito desastroso para os seus negócios.

O marketing digital está no marketing tradicional, assim como o marketing tradicional está no marketing digital. Contudo, a maneira como se aplica e utiliza o marketing digital é muito peculiar.

Se a sua empresa pretende entrar neste mundo chamado de marketing digital, ou se ela já utiliza dos meios e ferramentas do marketing digital, mas de forma bem tímida, vale a pena conferir se sua empresa está preparada para adentrar verdadeiramente neste mundo.

Quer aumentar consideravelmente as receitas da sua empresa?

Então, continue lendo este artigo e conheça como avaliar se a sua empresa está preparada para investir em marketing digital.

Desta forma, você já irá conhecer um pouco de como aumentar as vendas com marketing digital e verificar o quanto será necessário para adaptar o site da sua empresa para isso.

Antes mesmo de iniciar, comece planejando o investimento

Recomendamos um planejamento orçamentário para o marketing digital. O investimento inicial pode ser de R$ 100,00 até 100.000,00.

Sugerimos um valor mínimo inicial de R$ 1.000,00 para as mídias pagas.

Claro, que é possível se aventurar pelo marketing digital sozinho, afinal há diversos tutoriais pela internet ensinando como trabalhar com o marketing digital.

Contudo, fazer com que as engrenagens do marketing digital funcione de uma maneira que aumente as suas receitas, exige um mínimo de experiência, podendo em alguns casos se tornar uma experiência desastrosa, se  nesta aventura você não tiver o mínimo de conhecimento necessário.

Também recomendamos quando bem planejado o orçamento, a contratação de uma agência de marketing digital.

Assim, a sua empresa estará nas mãos de quem entende deste negócio.

Como está a identidade visual do seu site?

Esse detalhe é muito importante, pois o site da sua empresa será a cara dela e para muitos, a primeira impressão é a que fica.

E aqui engloba tudo o que olhos vêem, desde o logo às cores e seus tons. Pode ser necessário refazer todos estes itens. 

Refazê-los de uma forma em que falem com o seu público, se há harmonia nos detalhes e principalmente se agrada a este público.

Lembre-se que uma “campanha” de marketing digital irá expor a sua marca ainda mais, portanto é de vital importância que ela esteja adequada.

Avalie com cuidado todos estes itens relacionados à Identidade visual da sua empresa e principalmente do seu site e veja quais ações deverá tomar, se será necessário apenas alguns ajustes e retoques ou mesmo se terá que fazer tudo do zero.

Entretanto, isso pode ter uma leve alteração do planejamento. Veja nesse outro artigo como e por que refazer o site da sua empresa.

Por trás das cortinas – a estrutura do seu Website

No tópico anterior, abordamos a aparência do site da sua empresa bem como a sua identidade visual num todo.

Agora, iremos abordar o que está por detrás desta aparência e a estrutura dos conteúdos.

A palavra-chave aqui é SEO (searching engine optimization), que em português significa “otimização para mecanismos de busca”.

A construção do seu site tem que ser toda baseada neste conceito, pois do contrário, dificilmente os seus conteúdos serão localizados pelos mecanismos de buscas, como o Google por exemplo.

E quem não é achado, não é visto. E quem não é visto na internet, não vende!

Há tantas técnicas que englobam o SEO que daria até atém mesmo para escrevermos uma apostila sobre o assunto.

Portanto, não iremos abordar esses detalhes neste artigo, vamos desenvolver um conteúdo onde será tratado apenas esse tema.

Estas técnicas ajudam seu site a aparecer de forma orgânica nas primeiras colocações do resultado de buscas do google.

Uma pesquisa revela que 90% dos usuários que utilizam os buscadores não passam para a próxima página para procurar algo.

O que torna fundamental estar pelo menos na primeira página.

Em resumo, o SEO engloba tudo o que faz com que o seu site seja visível para quem busca seus produtos e serviços, por isso vale muito a pena estruturar seu site utilizando SEO.

O planejamento estratégico da sua empresa

É através deste planejamento estratégico que todo trabalho de marketing digital se baseia.

Os 4 ps do marketing ainda se aplicam na hora de fazer seu planejamento estratégico:

  • Preço
  • Praça
  • Produto
  • Promoção

Qual o modelo de preço adotado pela sua empresa? Como está elaborada a estrutura de custos? Quais os nichos de mercado onde vocês pretendem atuar? E os canais de vendas? A estratégia competitiva? E o modelo de crescimento?

Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas para se dar um norte ao planejamento do marketing digital.

Entenda que por exemplo, dependendo do seu público alvo, pode ser necessário que você adapte os seus produtos ou a prestação de serviços.

E caso isso não seja possível, ou seja, a adaptação da produção e do produto final ou prestação de serviço, então o público alvo terá que ser revisto e a estratégia para isso repensada para que se alcance quem de fato deseja o que você tem a oferecer.

Este é apenas um exemplo da importância de ter um plano de negócios da sua empresa, que inclui o digital.

Afinal, sua empresa está preparada para investir em marketing digital?

Nesse artigo, demos alguns subsídios para você decidir se este é seu momento investir em marketing digital.

Resumindo, se você deseja que o seu site seja um eficiente e rentável canal de vendas eficiente, o marketing digital é tudo o que a sua empresa precisa!

Baixe nosso e-book sobre marketing digital e aprenda tudo passo a passo

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Marketing Digital

Jornada de compra: o que é e qual a importância para ter sucesso nas vendas?

4 min de leitura
Gerir uma empresa, de qualquer nicho que seja, demanda conhecimentos (mesmo que básicos) sobre inúmeros assuntos. E um deles é a jornada…
Marketing Digital

Empresa de marketing digital: o que levar em consideração antes de contratar uma?

6 min de leitura
Atualmente, quem decide ter um negócio inevitavelmente precisa estar na internet, a fim de conquistar um público maior e, consequentemente, conseguir lucrar…
Marketing Digital

Comprar seguidores: 7 riscos e como construir uma comunidade real

5 min de leitura
O número de seguidores nas redes sociais pode se tornar uma obsessão para muitos empresários, que acabam recorrendo à comprar seguidores no…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *