CRM e Vendas

Marketing B2B: Dicas para Oferecer Soluções a Outras Empresas

3 Mins leu

Independentemente de seu porte e sua área de atuação, empresas que querem resultados precisam aplicar estratégias específicas para seu negócio. Por isso, é essencial que elas contem com o marketing B2B.

Uma vez que criar e manter relacionamentos com outras marcas talvez seja desafiador, produtos, serviços e ações fazem toda a diferença. Isso porque o conjunto guia os consumidores no decorrer do funil de vendas, construindo o relacionamento.

Dessa forma, quanto mais você entender sobre oferecer soluções aos estabelecimentos que atende, mais reconhecimento terá por parte deles.

Para esclarecer possíveis dúvidas e incentivar você a investir nesse ramo do marketing, preparamos um artigo completo. Leia para saber mais!

O que é o marketing B2B e por que é tão importante?

Resumidamente, ele é um conjunto de técnicas usado por uma empresa para vender produtos e serviços a outra. Para isso, é preciso gerar leads qualificados, que possam ser convertidos em clientes, fechar negócio e indicar a marca.

A sigla B2B, originada do inglês, representa a expressão “Business To Business”, mais simples e conhecida no mundo corporativo. Enquanto isso, a sigla B2C, “Business To Consumer”, se refere às vendas diretas para o consumidor final.

Além disso, seu cliente receberá muitas ideias diferentes e terá muito a levar em consideração antes de fechar qualquer acordo. Por exemplo, produtos e serviços, relacionamento, atendimento, preço, prazos, vantagens etc.

Ou seja, sua proposta deve se destacar entre todas e fazer certas garantias, principalmente focadas em necessidades e objetivos. Aí está a importância de um bom planejamento de marketing para atingir bons resultados e lucros, ainda mais no mercado B2B.

Como a aquisição de itens e soluções envolve muitas variantes, as estratégias de marketing precisam ser cuidadosas e assertivas. Assim, será possível transmitir ao público a confiança de que ele está tomando a melhor decisão.

Isso porque os compradores são gestores de negócios e vão analisar os mínimos detalhes da oferta, como vendedores, relacionamento, pós-venda, conhecimento, missão, valores. No entanto, recursos eficazes facilitam e aceleram compra e venda, processo que normalmente é demorado.

Por isso, é interessante conhecer vários formatos para identificar o melhor para alcançar cada perfil. Dentre eles, blog, redes sociais, webinars, e-mail marketing, anúncios, newsletter.

Principais estratégias de marketing B2B para aplicar na sua empresa

Hoje, os profissionais de marketing tem à sua disposição diversas ferramentas e táticas para aplicar na sua área de atuação. Uma vez que o marketing B2B exige isso, eles podem usá-las para elaborar melhor seus planejamentos, conteúdos etc.

Abaixo, listamos algumas ideias possíveis de serem colocadas em prática no seu negócio ou sugeridas para outros.

Foque no público correto

Como dissemos, no mercado corporativo a sua audiência é mais específica e exigente, o que torna sua venda ainda mais desafiadora. Então, para atrair leads qualificados, se concentre na sua persona para entender suas dores e levar as informações certas.

Antes de tudo, estude suas possibilidades: trace o perfil delas, onde pode encontrá-las e como alcançá-las. Dessa forma, seu conteúdo será destinado exatamente aos usuários que você busca atingir, captando novos clientes e interações.

Tenha presença digital

Cada dia mais presente no marketing, o ambiente virtual é uma das ferramentas mais importantes para os profissionais da área.

Através do marketing B2B, você consegue comunicar seus consumidores sobre o que está oferecendo, fortalecer relacionamentos, valores e seu posicionamento.

Mantenha seus clientes satisfeitos

Assim que conquistar seus fregueses, crie estratégias para mantê-los ativos com sua marca. Por exemplo, mantenha contato com antigos e novos, tenha um pós-venda rápido e atencioso, envie brindes em datas comemorativas.

Que tal coletar feedbacks, avaliar falhas e até aumentar sua popularidade?

Leads qualificados

Uma das principais soluções, essa métrica demonstra que em certo momento alguém se interessou por produtos e serviços que você oferece.

No inbound, o lead é o visitante que preencheu um formulário no seu site, assinou sua newsletter ou leu seu blog. Ou seja, é alguém que demonstrou interesse por algo que você apresenta.

No marketing B2B, a produção de conteúdo pode favorecer essa etapa, ainda mais aliada a outras táticas. Isso porque pode facilitar e acelerar a compra de itens ou soluções relevantes para quem acessou.

Agência Site Bem Feito: sua parceria para conversar com outras empresas

Certamente, é bastante prático para os gestores ter parceiros especializados para cuidar do marketing do negócio. Assim, com mais tempo em mãos, eles poderão se concentrar em outras demandas, se preparar para encontrar clientes e se aperfeiçoar.

A Site Bem Feito é especialista em desenvolver planejamentos completos e exclusivos para sua marca. Com recursos eficientes e conteúdos atrativos, você cria e mantém um relacionamento próximo com seu público, se destacando da concorrência.

Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

 

35 Postagens

Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito. Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
Artigos
Postagens relacionadas
CRM e Vendas

Marketing Para Escritório De Contabilidade: Como Contratar?

3 Mins leu
É muito importante divulgar produtos e serviços de todos os setores do mercado. O marketing para escritório de contabilidade não fica de fora!
CRM e Vendas

E-commerce Ou Marketplace: Qual o Melhor Para Investir?

2 Mins leu
A cada dia, o mercado de vendas pela internet cresce. No entanto, qual é a melhor plataforma para vender online: e-commerce ou marketplace?
CRM e Vendas

Dropshipping: O Que É E Como Utilizar Esta Técnica De Vendas?

2 Mins leu
Nos últimos anos, o dropshipping tem crescido muito no setor de e-commerce. Você sabe o que ela é, como funciona e quais são as vantagens de aplicá-la no seu negócio?
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *