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Marketing B2B: Como vender seus serviços

3 min de leitura

Independentemente de seu porte e sua área de atuação, empresas que querem resultados precisam aplicar estratégias específicas para seu negócio. Por isso, é essencial que elas contem com o marketing B2B.

Uma vez que criar e manter relacionamentos com outras marcas talvez seja desafiador, produtos, serviços e ações fazem toda a diferença. Isso porque o conjunto guia os consumidores no decorrer do funil de vendas, construindo o relacionamento.

Dessa forma, quanto mais você entender sobre oferecer soluções aos estabelecimentos que atende, mais reconhecimento terá por parte deles.

Para esclarecer possíveis dúvidas e incentivar você a investir nesse ramo do marketing, preparamos um artigo completo. Leia para saber mais!

O que é o marketing B2B e por que é tão importante?

Resumidamente, ele é um conjunto de técnicas usado por uma empresa para vender produtos e serviços a outra. Para isso, é preciso gerar leads qualificados, que possam ser convertidos em clientes, fechar negócio e indicar a marca.

A sigla B2B, originada do inglês, representa a expressão “Business To Business”, mais simples e conhecida no mundo corporativo. Enquanto isso, a sigla B2C, “Business To Consumer”, se refere às vendas diretas para o consumidor final.

Além disso, seu cliente receberá muitas ideias diferentes e terá muito a levar em consideração antes de fechar qualquer acordo. Por exemplo, produtos e serviços, relacionamento, atendimento, preço, prazos, vantagens etc.

Ou seja, sua proposta deve se destacar entre todas e fazer certas garantias, principalmente focadas em necessidades e objetivos. Aí está a importância de um bom planejamento de marketing para atingir bons resultados e lucros, ainda mais no mercado B2B.

Como a aquisição de itens e soluções envolve muitas variantes, as estratégias de marketing precisam ser cuidadosas e assertivas. Assim, será possível transmitir ao público a confiança de que ele está tomando a melhor decisão.

Isso porque os compradores são gestores de negócios e vão analisar os mínimos detalhes da oferta, como vendedores, relacionamento, pós-venda, conhecimento, missão, valores. No entanto, recursos eficazes facilitam e aceleram compra e venda, processo que normalmente é demorado.

Por isso, é interessante conhecer vários formatos para identificar o melhor para alcançar cada perfil. Dentre eles, blog, redes sociais, webinars, e-mail marketing, anúncios, newsletter.

Principais estratégias de marketing B2B para aplicar na sua empresa

Consultoria Empresarial

Hoje, os profissionais de marketing tem à sua disposição diversas ferramentas e táticas para aplicar na sua área de atuação. Uma vez que o marketing B2B exige isso, eles podem usá-las para elaborar melhor seus planejamentos, conteúdos etc.

Abaixo, listamos algumas ideias possíveis de serem colocadas em prática no seu negócio ou sugeridas para outros.

Foque no público correto

Como dissemos, no mercado corporativo a sua audiência é mais específica e exigente, o que torna sua venda ainda mais desafiadora. Então, para atrair leads qualificados, se concentre na sua persona para entender suas dores e levar as informações certas.

Antes de tudo, estude suas possibilidades: trace o perfil delas, onde pode encontrá-las e como alcançá-las. Dessa forma, seu conteúdo será destinado exatamente aos usuários que você busca atingir, captando novos clientes e interações.

Tenha uma presença digital

Cada dia mais presente no marketing, o ambiente virtual é uma das ferramentas mais importantes para os profissionais da área.

Através do marketing B2B, você consegue comunicar seus consumidores sobre o que está oferecendo, fortalecer relacionamentos, valores e seu posicionamento.

Mantenha seus clientes satisfeitos

Assim que conquistar seus fregueses, crie estratégias para mantê-los ativos com sua marca. Por exemplo, mantenha contato com antigos e novos, tenha um pós-venda rápido e atencioso, envie brindes em datas comemorativas.

Que tal coletar feedbacks, avaliar falhas e até aumentar sua popularidade?

Leads qualificados

Uma das principais soluções, essa métrica demonstra que em certo momento alguém se interessou por produtos e serviços que você oferece.

No inbound, o lead é o visitante que preencheu um formulário no seu site, assinou sua newsletter ou leu seu blog. Ou seja, é alguém que demonstrou interesse por algo que você apresenta.

No marketing B2B, a produção de conteúdo pode favorecer essa etapa, ainda mais aliada a outras táticas. Isso porque pode facilitar e acelerar a compra de itens ou soluções relevantes para quem acessou.

Agência Site Bem Feito: sua parceria para conversar com outras empresas

Certamente, é bastante prático para os gestores ter parceiros especializados para cuidar do marketing do negócio. Assim, com mais tempo em mãos, eles poderão se concentrar em outras demandas, se preparar para encontrar clientes e se aperfeiçoar.

A Site Bem Feito é especialista em desenvolver planejamentos completos e exclusivos para sua marca. Com recursos eficientes e conteúdos atrativos, você cria e mantém um relacionamento próximo com seu público, se destacando da concorrência.

Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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