Marketing Digital

Captação de Leads: 11 Dicas para aumentar as conversões

6 Mins leu

A captação de leads é um processo muito importante para as empresas, mas um verdadeiro desafio se as estratégias adequadas não forem utilizadas ou bem utilizadas.

Isso porque conquistar novos clientes é um grande desafio para qualquer tipo de organização, independentemente do setor em que ela atue.

Mas no Marketing Digital, toda estratégia de captação de leads é focada na geração de contatos que podem se tornar clientes.

Para isso, as marcas precisam entender o seu público-alvo e também o mercado que estão inseridas.

Com isso, conseguem criar campanhas de marketing focadas na atração de leads.

Só que a empresa precisa entender o conceito de lead, para que possa criar suas estratégias e executá-las da melhor maneira.

Afinal, lidar com pessoas que demonstraram interesse no que a sua empresa vende é um processo importante.

São essas pessoas que têm mais chances de comprar e melhorar os lucros da marca, melhorando o posicionamento dela no mercado e perante a concorrência.

Ou seja, são mais do que contatos para enviar e-mails e fazer propaganda.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é lead, por que essa conversão é importante, mostrar algumas estratégias para isso e dar dicas para atravessar o funil de vendas com os potenciais clientes.

O que são leads?

conversão de leads

No Marketing Digital, o lead é um potencial cliente de uma marca, que demonstrou interesse em consumir seu produto ou serviço.

Para medir esse interesse, podemos considerar o preenchimento de um formulário para download ou para que o usuário possa acessar outros conteúdos.

Além disso, a busca de informações sobre uma oferta de maneira direta também qualifica um lead.

Portanto, o lead é um usuário que está a alcance da marca, independentemente do canal que ele use para se comunicar com ela.

Por exemplo, se uma pessoa acessou o blog de uma fábrica de toldos e preencheu o formulário para saber mais informações a respeito de um produto, ela já é considerada um lead.

A partir disso, ela passa a fazer parte do funil de vendas e será trabalhada pela equipe de marketing até o fechamento do negócio.

Por que a conversão é importante?

A captação de leads ajuda a formar um banco de dados de potenciais clientes, com informações que, quando bem analisadas, permitem ao negócio entender quem é o seu público-alvo e clientes em potencial.

Dessa forma, elas compreendem do que eles gostam, o que querem, o que não sabem e o que desejam saber, de acordo com o mercado de atuação da marca.

Essas informações ajudam a melhorar o posicionamento da marca em relação aos consumidores, por meio de ações como envio de e-mail com conteúdos e ofertas, de acordo com o interesse deles.

Dicas de estratégias para a conversão de leads

As estratégias de conversão de leads podem ser aplicadas por uma loja de móveis planejados, ou qualquer outra empresa, de acordo com a necessidade delas.

E dentre as principais práticas estão:

Produzir conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, e tem como finalidade atrair e engajar o público com uma marca.

Para isso, a empresa cria materiais que trazem informação de valor para educar os consumidores, melhorando a sua imagem, tornando-se referência naquilo que faz, despertando a confiança dos consumidores e educando o público-alvo.

Esses conteúdos podem assumir diversos formatos, mas devem sempre ter valor e relevância, sendo que alguns desses materiais podem ser:

  • E-book;
  • Vídeos;
  • Webinar;
  • E-mail;
  • Materiais diversos;
  • Landing Page. 

E-books

Uma empresa de purificadores de água, por exemplo, podem criar e-books, que abordam os assuntos relacionados ao consumo de água filtrada e a saúde.

Eles são atrativos e proveitosos para o negócio, pois permitem à persona conhecer melhor os produtos e serviços.

Só que esse material serve para instruir e não para vender. Isso porque geralmente ele é usado no momento em que o consumidor ainda está se aproximando da marca, não estando qualificado para uma abordagem de vendas.

Vídeos

Os vídeos são o formato mais interessante para as pessoas, pois eles informam melhor um conteúdo e são bem absorvidos.

Os textos ainda são importantes, mas os vídeos ou até áudios estão mais adequados à realidade corrida do dia a dia que vivemos atualmente.

Por isso, uma empresa de comunicação visual consegue transmitir a mensagem de maneira mais fácil.

Webinars

Webinar é como um seminário on-line que ajuda a aumentar o conhecimento dos participantes acerca de um assunto.

É um formato que tem uma capacidade impressionante de captação de leads, pois consegue estreitar a relação entre marca e consumidor.

Com ele, a empresa tem uma oportunidade incrível de aproximação com o público, humanizando sua imagem, por meio dos palestrantes.

E-mails

Uma prática que está sendo cada vez mais adotada pelas empresas é oferecer um curso por e-mail. Para isso, basta o usuário se cadastrar para receber uma série de aulas, que podem ser textos ou vídeos.

Caso queira fazer em formato de vídeo, o ideal é contar com uma boa produtora de audiovisual. Isso vai garantir a qualidade do material, facilitando a absorção dos conteúdos e respeitando uma sequência lógica.

Materiais em troca de dados

Além de investir em conteúdos sobre a área de atuação do negócio, a empresa também pode trabalhar com materiais que facilitem o dia a dia dos usuários, em troca de alguns dados como nome e e-mail.

Por exemplo, uma empresa de portaria e limpeza pode criar uma planilha para controle de entrada e saída de pessoas ou de limpeza predial.

Mesmo que o cliente não contrate os serviços dela, com esse material a organização será lembrada de maneira grata por ter ajudado de alguma maneira.

Landing page

Além de criar bons conteúdos, a marca precisa saber atrair a atenção para eles, e é aqui que entra as landing pages. Elas despertam a curiosidade e o interesse e ajudam a gerar um número maior de cadastros.

Isso porque elas são focadas no cadastro dos usuários, permitindo que eles acessem o material. Mas é importante lembrar que essas páginas precisam ser responsivas para que o usuário possa acessá-las pelo celular.

Dicas para conversão rápida no funil de vendas

O principal objetivo com a criação de leads é integrá-los ao funil de vendas e, a partir disso, começar o processo de nutrição até que eles fechem negócio.

Só que eles precisam passar pelas etapas do funil e, para isso, a empresa precisa colocar em prática algumas estratégias, como:

Não demorar para retornar

Os leads não podem e não devem esperar, isso porque o nível de interesse pode cair, levando-o a dar mais atenção para a concorrência.

Por isso, uma empresa de controle de pragas precisa ser mais rápida do que os leads e os concorrentes.

Uma boa maneira de responder com rapidez é direcionando os contatos on-line para um e-mail central, com acesso por toda a equipe de vendas. Isso garante um retorno rápido, assim como acontece com um software de atendimento ao cliente.

Qualificar o lead

Cada contato deve ser qualificado assim que recebido em MQL (educado, mas com índice de conversão incerto); SQL (pronto para fechar negócio).

Todos os contatos são potenciais oportunidades de venda, sendo que na qualificação ajuda a entender que tipo de ação a equipe de vendas e marketing precisa ter. Portanto, nenhum perfil deve ser descartado.

Monitorar o funil

Qualquer empresa, incluindo uma desentupidora 24 horas precisa monitorar o funil de vendas. É por meio dessa ação que a marca terá uma visão única das perspectivas que tem a sua frente.

Qualquer etapa do funil pode ser monitorada para saber em qual delas se encontra o lead.

Manter o funil com conteúdo relevante

As três etapas do funil são topo, meio e fundo de funil, onde o topo são leads que acabaram de descobrir uma necessidade, meio são aqueles que estão se informando mais a respeito do assunto e o fundo de funil aqueles que estão prestes a comprar.

Cada uma dessas etapas exige conteúdos relevantes que informem (nutrem) o lead para que ele atravesse cada uma delas.

Dessa forma, na primeira etapa os conteúdos são bem informativos, na segunda são bem aprofundados e na terceira aqueles materiais que apresentem soluções.

É importante trabalhar esses conteúdos para manter o lead interessado e amadurecê-lo até que esteja pronto para fechar negócio.

Conclusão

A captação de leads é uma ação fundamental para qualquer empresa, uma vez que se trata de pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse no produto ou serviço oferecido.

É papel da empresa nutrir e manter contato com ele para estreitar um relacionamento e facilitar o processo de vendas. Assim, consegue aumentar o fluxo dos lucros e conquistar um espaço maior no mercado.

Baixe nosso e-book com o passo a passo para iniciantes no marketing digital

Marketing digital para iniciantes

45 Postagens

Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito.Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
Artigos
Postagens relacionadas
Marketing Digital

Orkut está de volta? Saiba tudo sobre o possível retorno desta rede social

4 Mins leu
Não há quem, nos últimos meses, não tenha ouvido falar no possível retorno do Orkut. E você certamente é uma dessas pessoas….
Marketing Digital

O que é Tráfego Pago e como começar?

4 Mins leu
O serviço de Tráfego Pago ou Mídias Pagas tem se tornado um serviço cada vez mais procurado nos meios de negócios. Mas o…
Marketing Digital

Contratar Web Designer: 6 vantagens de contratar um profissional

3 Mins leu
Ao iniciar os trabalhos com marketing digital, surge a dúvida sobre o web designer: contratar um profissional ou o sobrinho?
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.