Antes de falar dos 10 sinais que mostram que você precisa de uma Estratégia de Marketing Digital, pense nesses dois pontos.
Primeiro: Por que ter uma Estratégia de Marketing Digital?
As estratégias de marketing digital até pouco tempo atrás eram usadas com mais frequência pelas grandes corporações, com a internet aliada ao desenvolvimento da tecnologia essa realidade vem ao longo dos anos sendo modificada.
E hoje em dia não só as grandes corporações investem em marketing digital, mas as pequenas e médias empresas também.
Independente do tamanho da empresa, ter uma Estratégia de Marketing Digital eficiente, trará resultados. Ou seja, mais leads e vendas.
Com o aumento da quantidade de pessoas acessando a internet, agora todo mundo está conectado.
Portanto, com esse mundo novo que se abre, novas portas são abertas para oportunidades de negócios.
Por isso, manter-se fora da internet é estar à margem das possibilidades de crescimento empresarial e portanto, fadado a estagnação.
Então, ter uma estratégias de marketing digital não é despesa e sim um investimento que trará muitos resultados.
Segundo: Por que não investir em Marketing é uma péssima decisão?
Ainda existe uma certa resistência por parte de alguns empreendedores ou gestores em investir em sua presença digital, alguns por pensarem que é um serviço caro e outros por terem a falsa ideia de que é uma despesa desnecessária.
Mas a cada dia mais cresce o número de pequenas e médias empresas estão passando a investir em uma estratégia de Marketing Digital.
Isso é muito bom, pois as estratégias de vendas online não são mais um privilégio das grandes empresas, sendo uma forma de marketing até mais barato que o marketing offline.
Com o crescimento das agências no mercado, a tendência é a equalizar os preços e fazer com que esse tipo de serviço trone-se ainda mais acessível.
Outro fator importante no marketing digital, é a possibilidade de se comprovar resultados através de métricas, como quantas pessoas acessaram o site ou de onde elas vierem, se do Facebook ou do Google, por exemplo.
Por meio dos resultados obtidos e a explicação de cada métrica e análises especializadas, é possível provar o ROI (return on investment).
Estamos cada vez mais conectados, o mundo cabe agora na palma de nossas mãos. Investir em uma estratégia de marketing digital é sem dúvida uma decisão acertada.
10 Sinais de que você precisa de uma estratégia de Marketing Digital
Tendo em mente essas duas reflexões, listaremos o que prometemos no nosso título:
1. Não ter uma presença online
Para ter uma boa presença online, a melhor forma de começar é tendo um site, mas ele deve estar alinhado a identidade visual e estratégia de sua empresa.
2. Ter um site que não geram resultados
Se sua empresa já tem um site, mas ele está desatualizado ou mal feito, é mais um sinal que precisa de uma estratégia de Marketing Digital.
Nesse caso, você precisa procurar uma agência de marketing, pois na maioria das vezes o faça você mesmo não gera resultados e acaba saindo bem mais caro no final.
3. Não ter uma Logomarca profissional
Nesse artigo te dou pelo menos 3 motivos para investir em design de logo profissional.
4. Não manter relacionamento com seu público e clientes
Se sua empresa não estruturou ainda a área de atendimento a clientes, saiba que o bom atendimento gera muitas vendas dentro e fora de sua carteira de clientes.
Mas antes de tudo, é preciso criar uma política de atendimento a clientes, comunicar sua equipe e colocar isso em toda sua estratégia.
Já em uma estratégia de Marketing Digital o relacionamento acontece através do envio de conteúdos e dicas que seja valiosas.
Portanto, isso é feito através da nutrição de Leads por diversos canais: envios de e-mail marketing, posts em redes sociais como o Instagram, Facebook e Linkedin e até WhatsApp.
5. Não aparecer no ranking de pesquisa do Google
Não aparecer na busca do Google te coloca fora do jogo em se tratando de vender online.
Por isso, integrar seu site às ferramentas do Google irá te colocar na frente de muitos dos seus concorrentes.
6. Utilizar métodos de divulgação antigos para o relacionamento com clientes
Ja deve ter percebido que folhetos ou revista impressa ja não funcionam mais para relacionar-se com seus clientes e prospects.
Nada contra o velho e bom “tête a tête” de vez em quando (se seu negocio não for 100% online) e um bom cartão de visitas, mas abra-se para o novo para não ficar fora do mercado em bem pouco tempo.
Para isso, uma Estratégia de Marketing Digital utilizará técnicas de Inbound Marketing, saiba mais sobre isso nesse outro artigo.
7. Grande parte do público local ainda não sabe de sua existência
Voce sabe que as pessoas não procuram mais sua empresa na lista telefônica e nem no 102, elas procuram no Google.
Por isso, uma Estratégia de Marketing Digital regional, contará com atualização das informações da sua empresa também no Google Business.
8. Suas postagens nas suas redes sociais são feitas pelo “sobrinho”
Os potenciais clientes percebem o amadorismo nas postagens e imaginam que tudo que sua empresa faz também deve ser amador.
No entanto, uma estratégia de Marketing Digital nas redes sociais mostrará seu profissionalismo, dando credibilidade e trazendo mais clientes.
9. Ainda tem dúvidas se o Marketing Digital vale a pena
Uma rápida busca no Google mostrará que se sua empresa não entrar na internet é possível que seu negócio não exista mais daqui a alguns anos.
10. Não está acompanhando o mercado e nem considera isso importante
No passado, quando a concorrência era bem menor, talvez não olhar o que seus concorrentes estavam fazendo te manteve no jogo, mas agora as coisas mudaram e a existência da sua empresa está em perigo.
Considere sair um pouco das quatro paredes e ver o que está acontecendo lá fora.
Você pode ter bons insights para melhorar os resultados do seu negócio, seja offline ou no ambiente digital.
Não deixe para amanhã! Comece hoje mesmo!
Conforme falamos, está havendo um grande crescimento na prestação de serviços digitais.
Isso porque existem agências e profissionais que estão escrevendo sua história no mercado, usando as ferramentas digitais.
Uma Agência de Marketing Digital especializada pode auxiliar no alcance de seus objetivos, fazendo todo planejamento, além do suporte.
Agora, que você identificou que precisa de uma Estratégia de Marketing Digital, entre em contato com a gente!
Estamos prontos para ajudá-lo em sua jornada no mundo digital.
Muitas explicações que desconhecia, amei aprender aqui.
Obrigada!!!
Então o meu precisa e muito rsrs
Obrigado pelo feedback, Lirian! Considere conversar com uma empresa para te ajudar com suas estratégias digitais.