CRM e Vendas

Dropshipping: O Que É E Como Utilizar Esta Técnica De Vendas?

2 Mins leu

Nos últimos anos, a ferramenta dropshipping tem crescido muito no setor de e-commerce.

Você sabe o que ela é, como funciona e quais são as vantagens de aplicá-la no seu negócio? Continue lendo este artigo e tire todas essas dúvidas.

O que significa dropshipping?

Na definição da palavra, drop quer dizer “largar” e shipping, “remessa”. Ou seja, este recurso é uma vitrine terceirizada de produtos que estão à venda.

Dessa forma, o vendedor exibe os itens disponíveis, mas é outra empresa, a fornecedora, que faz a entrega.

Uma vez que é a peça intermediária entre vendedor e consumidor, ele não se preocupa com ter ou manter estoque. Além disso, não se preocupa com o pós-venda, pois só divulga a loja.
Algumas pessoas podem achar que este método é novo. No entanto, antes da tecnologia atual, era comum o rádio ou a TV mostrarem o produto e os consumidores comprarem pelo telefone, não é mesmo?

Grandes exemplos de empresas que usam essa ferramenta são a Amazon, as Lojas Americanas e o Mercado Livre.

Quais são as vantagens de trabalhar com este recurso?

Resumidamente, o vendedor organiza a vitrine digital no seu site. Assim que o comprador escolhe o produto e seu pagamento é confirmado, o pedido é repassado para o fornecedor que tem o item no estoque. Por sua vez, ele envia o item pelos correios ou por transportadoras.

Agora que você sabe o que é o dropshipping, será que inclui-lo na estratégia da sua empresa é uma boa ideia?

Abaixo, listamos alguns benefícios:

  1. Comércio centralizado na internet: você não precisa de um lugar físico para ter sua loja. Ou seja, é mais simples e rápido começar seu negócio;
  2. Atendimentos geograficamente ilimitados: com os parceiros certos, é possível até fazer vendas internacionais, sem se limitar à sua localização;
  3. Versatilidade de produtos: cooperar com diferentes fornecedores possibilita oferecer uma variedade de itens. Assim, seu público aumenta consideravelmente; 
  4. Administração mais organizada: o fornecedor não precisa focar sua gestão na comunicação nos meios digitais, só no pós-venda. No entanto, precisa oferecer suporte, atendimento ao cliente, reparo e assistência técnica;
  5. Mais lucros: nesta parceria vantajosa para ambas as partes, o lucro é dividido entre o vendedor e o fornecedor. Afinal, o vendedor foca no marketing digital e o fornecedor, na entrega;
  6. Menos preocupações: não é preciso investir um capital alto para começar o negócio nem se preocupar com gerenciamento de estoque ou logística.

Quais cuidados você precisa tomar ao trabalhar com dropshipping?

Depois de conhecer todos os frutos que você pode colher, também é importante prestar atenção a alguns detalhes:

  1. Gestão dos fornecedores: se você tiver muitos, será mais fácil encontrá-los se eles estiverem organizados por filtros específicos para suas necessidades. Por exemplo, localização, tipo de item, público e faixa de preço;
  2. Divisão de lucros: no começo das vendas, sua comissão pode não ser tão alta quanto você estava esperando devido às parcerias. Ainda assim, quanto mais fornecedores você tiver, mais sua loja vai crescer;
  3. Investimento no marketing digital: como não haverá custo de uma loja física, aplique em estratégias digitais para aumentar seus números e resultados;
  4. Feedback dos clientes: crie áreas no seu site para receber avaliações. Dessa forma, você saberá quais pontos melhorar na experiência do consumidor e na jornada de compra;
  5. Concorrência virtual: encontre parceiros comprometidos e mantenha uma relação dinâmica com os fornecedores. Afinal, você precisa ter um controle de estoque organizado e atualizado no site;
  6. Público: encontre o seu e certifique-se de que está focado em suas necessidades. Ao oferecer soluções, seus compradores vão se lembrar da sua marca e indicá-la para amigos e conhecidos.

E aí, o dropshipping é interessante para a sua loja?

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