Marketing Digital

Diferenças entre Marketing Tradicional e Digital

4 Mins leu

Todos conhecem ou já ouviram falar sobre marketing digital, mas você já tinha parado pra pensar que existem diferenças entre marketing tradicional e digital?

De uns tempos pra cá, um dos assuntos mais abordados no meio empresarial é o que diz respeito ao “marketing digital” e como ele é poderoso para alavancar vendas e alcançar consumidores para sua marca, e isso é verdade.

Por outro lado, existe alguns aventureiros, falando desse assunto por puro modismo, e por essa razão alguns mitos acabam surgindo referente as práticas desse modelo de negócios.

Os especialistas e os empresários ainda divergem quanto ao melhor método para alcançar o público alvo, contudo nos últimos anos o marketing digital tem se mostrado mais eficaz, entre outras coisas, quando se trata de medir o ROI (Return On Investiment).

Vamos apresentar neste artigo alguns pontos para você entender melhor qual a diferenças entre marketing tradicional e digital.

O que é marketing tradicional

Marketing tradicional como o próprio nome já diz é aquele que todos já conhecem, isso esta acaba sendo uma das suas vantagens, as pessoas já estão acostumadas a ele. Marketing é uma palavra oriunda da língua inglesa, que acabou tornando-se bastante utilizada à nível mundial.

Contudo, o problema é que nem sempre as pessoas têm uma visão correta do que o marketing realmente é. Vale lembrar que muitos acabam confundindo marketing com publicidade, sendo esta apenas mais uma das funções do marketing.

Nas palavras de Philip Kotller:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados. Livro Administração de Marketing

Ou seja, o marketing não se limita apenas a propaganda de um determinado produto, visando gerar vendas, mas envolve uma série de estratégias e técnicas com o objetivo de agregar valor a uma marca ou produto, tornando-o valioso e atrativo para um determinado público-alvo, que são os consumidores.

Podemos então afirmar que o marketing diz respeito a todos os processos que envolvem um produto/serviço, desde a criação, produção, logística, comercialização e até mesmo o pós venda.

Principais tipos de marketing tradicional

Marketing indireto

Esse tipo de marketing trabalha com exposição de uma a marca para consumidores fora do contexto publicitário, apenas fazendo com que se lembrem da marca. Bastante usado por empresas que patrocinam clubes de futebol, ou em cenas de filmes onde atores usam determinada marca de carro, por exemplo.

Marketing direto

Aqui, o foco está nas ações de marketing com estratégias para conseguir vendas no curto prazo. Nesse caso o objetivo é levar as pessoas para compra imediata, como uma propaganda de TV, onde uma loja oferece uma promoção irresistível para determinado tipo de sapato.

Marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento corresponde ao trabalho de marketing voltado para o relacionamento com clientes e fornecedores. Quando uma empresa realiza um evento ou coquetel e convida seus clientes mais rentáveis para apresentar um novo produto ou comemorar uma conquista, está utilizando marketing de relacionamento.

Endomarketing

O Endomarketing, diz respeito as ações e eventos internos de uma empresa, com estratégias voltadas para fazer com que seus colaboradores trabalhem super motivados e felizes, possuam uma identificação com a marca daquela instituição.

Marketing sazonal

Usado apenas em determinadas épocas do ano, como a Páscoa, Dia das Mães ou Natal.

Marketing promocional

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), marketing promocional é comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

Como por exemplo: distribuição e apresentação do produto/serviço, ofertas e não-monetárias (de produtos), distribuição de prêmios e brindes, incentivos e eventos promocionais.

Outbound marketing

Outbound marketing abrange toda as formas tradicionais de mídias, funcionando basicamente através de estratégias de interrupção, como por exemplo: outdoors, flyers, telemarketing, propagandas de tv e rádio, etc.

O que é marketing digital

Marketing digital define-se como “ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.” Wikipédia

Ou seja, o marketing digital, permite a aplicação de uma série de técnicas que incluem, a otimização para os mecanismos de busca ou SEO, o envio de e-mail marketing, o uso de links patrocinados no Google Adwords, campanhas em mídias sociais como o Facebook Ads, a criação de materiais ricos como e-Books ou Webinars, a definição de ofertas desses materiais usando Landing Pages, tudo isso com foco na geração de Leads para sua empresa.

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Principais formas de marketing digital

Inbound marketing

O inbound marketing é um conjunto de ações integradas com propósito de atrair visitantes para um site, através de planejamento e produção de conteúdo de qualidade.

O inbound marketing baseia-se principalmente no relacionamento com o consumidor, enquanto o outbound marketing funciona basicamente através de propagandas e interrupções. Ele também utiliza várias ferramentas para atrair clientes, como o SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais.

Marketing de conteúdo

No marketing de conteúdo o objetivo é a produção de conteúdos de qualidade, que se alinham estrategicamente dentro do inbound marketing.

Ele ajuda a gerar mais autoridade para sua marca e construir uma ponte entre a empresa e seus consumidores. Exemplos de marketing de conteúdo são: criação de materiais educativos, como artigos, e-Books e whitepapers.

Então, qual marketing devo utilizar em minha empresa?

Acredito que a melhor opção seria mesclar os dois tipos de marketing em seu negócio. Levando em conta quais deles está mais alinhado com o momento e objetivos da sua empresa.

E agora que você sabe as diferenças entre marketing tradicional e digital, sempre busque alinhar a comunicação entre marketing e vendas para alcançar os resultados esperados.

Aprenda mais sobre marketing digital para melhorar a estratégia da sua empresa!

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