Branding

Criação de marca: Entenda porque é tão Importante

3 min de leitura

A criação de marca é um processo importantíssimo para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou área de atuação.

Afinal, a marca pode definir o sucesso de uma empresa no mercado.

Então, não adianta oferecer produtos de qualidade e com preço justo, se seu negócio não se destaca perante os concorrentes.

E para que você entenda mais sobre o assunto, elaboramos este conteúdo especial para você.

O que é Criação de marca

Criação de marca e identidade visual

Como já mencionamos aqui no blog, resumidamente, marca é tudo que distingue e identifica visualmente os produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

Ou seja, ela é muito mais do que simplesmente um nome empresarial ou um logotipo.

A marca envolve sentimentos, experiências e valores que sua empresa deseja transmitir ao seu público, diferenciando-a dos concorrentes.

Dessa forma, a marca torna-se exclusiva e inesquecível, de acordo com o contexto social, cultural e econômico de cada pessoa.

Geralmente, ela faz uma grande diferença entre os negócios de sucesso e aqueles outros que não saem do lugar.

Por exemplo, o Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do mundo, e a Coca-Cola é consumida em todo lugar.

Mas, como você já pode imaginar, a criação de marca não é uma tarefa das mais simples.

Para desenvolver uma marca de sucesso é fundamental que exista uma estratégia exclusiva de branding.

Os benefícios de uma marca forte

Como criar uma marca

Uma marca forte pode trazer muitos benefícios para uma empresa, entre elas:

  • Traz retorno financeiro, uma vez que impacta no aumento da margem de lucro;
  • Promove maior fidelização do cliente, aumentando as chances dele comprar novamente com você;
  • Torna o negócio mais conhecido;
  • Transmite um maior profissionalismo, uma vez que mostra que sua empresa tem uma  identidade visual consistente e estruturada.

A criação de marca

Antes de qualquer coisa, no momento da criação de marca, você deve responder a quatro perguntas:

  • Quem é a minha empresa?
  • O que ela faz?
  • Por que ela faz o que faz?
  • Para quem ela faz?

Ter essas respostas é fundamental para a criação de uma marca que crie um vínculo emocional entre a empresa e seus clientes.

Pois, como você já deve saber, muitas das nossas decisões de compra são feitas com base na emoção e não na razão.

Assim, se você está tendo dificuldades para emplacar um produto ou serviço, o problema pode ser a sua marca.

Pode ser que ela não esteja comunicando de forma eficiente os valores da empresa e tudo que ela pode fazer pelos consumidores.

Além da criação de marca

como criar uma marca do zero

Isso significa que não basta criar uma boa marca para ter alcance. Também é necessário desenvolve-la e fazer sua gestão.

É na etapa do desenvolvimento que será definida como será feita a comunicação da marca em todos os materiais.

É nessa fase também, que se decide os pontos de venda, bem como  as mensagens e o tom que a empresa utilizará na divulgação dos seus produtos e serviços.

Após a criação e desenvolvimento da marca, você deverá construir e gerir o sucesso dela, propagando ela e seus valores entre o seu público-alvo.

É a hora de investir em marketing e claro, em mídias sociais.

Mas atenção: é preciso ter consistência. Isso é determinante para o sucesso de qualquer negócio, independente do seu porte.

É a consistência de uma marca que faz com que ela conquiste três pontos chaves no processo de decisão de compra:

  • Reconhecimento no mercado
  • Conquistar a confiança de seu público
  • E ser admirada pelos consumidores

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da criação de marca, que tal construir a sua?

Essa é sua chance de ter uma marca profissional e para isso, contar com profissionais especializados para criá-la.

Nós, da Site Bem Feito, podemos te ajudar nessa tarefa, pois somos uma empresa especializada na criação de marcas e identidade visual de sucesso.

Afinal, um serviço eficiente na criação de marca consegue extrair a essência do seu negócio.

Traduzindo assim, essa essência com símbolos, cores e fontes, de forma que faça sentido e transmita os valores da empresa.

Entre em contato com e conheça nossos serviços e diferenciais!

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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