Branding

Criação de marca: Entenda porque é tão Importante

3 min de leitura

A criação de marca é um processo importantíssimo para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou área de atuação.

Afinal, a marca pode definir o sucesso de uma empresa no mercado.

Então, não adianta oferecer produtos de qualidade e com preço justo, se seu negócio não se destaca perante os concorrentes.

E para que você entenda mais sobre o assunto, elaboramos este conteúdo especial para você.

O que é Criação de marca

Criação de marca e identidade visual

Como já mencionamos aqui no blog, resumidamente, marca é tudo que distingue e identifica visualmente os produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

Ou seja, ela é muito mais do que simplesmente um nome empresarial ou um logotipo.

A marca envolve sentimentos, experiências e valores que sua empresa deseja transmitir ao seu público, diferenciando-a dos concorrentes.

Dessa forma, a marca torna-se exclusiva e inesquecível, de acordo com o contexto social, cultural e econômico de cada pessoa.

Geralmente, ela faz uma grande diferença entre os negócios de sucesso e aqueles outros que não saem do lugar.

Por exemplo, o Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do mundo, e a Coca-Cola é consumida em todo lugar.

Mas, como você já pode imaginar, a criação de marca não é uma tarefa das mais simples.

Para desenvolver uma marca de sucesso é fundamental que exista uma estratégia exclusiva de branding.

Os benefícios de uma marca forte

Uma marca forte pode trazer muitos benefícios para uma empresa, entre elas:

  • Traz retorno financeiro, uma vez que impacta no aumento da margem de lucro;
  • Promove maior fidelização do cliente, aumentando as chances dele comprar novamente com você;
  • Torna o negócio mais conhecido;
  • Transmite um maior profissionalismo, uma vez que mostra que sua empresa tem uma  identidade visual consistente e estruturada.

A criação de marca

Antes de qualquer coisa, no momento da criação de marca, você deve responder a quatro perguntas:

  • Quem é a minha empresa?
  • O que ela faz?
  • Por que ela faz o que faz?
  • Para quem ela faz?

Ter essas respostas é fundamental para a criação de uma marca que crie um vínculo emocional entre a empresa e seus clientes.

Pois, como você já deve saber, muitas das nossas decisões de compra são feitas com base na emoção e não na razão.

Assim, se você está tendo dificuldades para emplacar um produto ou serviço, o problema pode ser a sua marca.

Pode ser que ela não esteja comunicando de forma eficiente os valores da empresa e tudo que ela pode fazer pelos consumidores.

Além da criação de marca

Isso significa que não basta criar uma boa marca para ter alcance. Também é necessário desenvolve-la e fazer sua gestão.

É na etapa do desenvolvimento que será definida como será feita a comunicação da marca em todos os materiais.

É nessa fase também, que se decide os pontos de venda, bem como  as mensagens e o tom que a empresa utilizará na divulgação dos seus produtos e serviços.

Após a criação e desenvolvimento da marca, você deverá construir e gerir o sucesso dela, propagando ela e seus valores entre o seu público-alvo.

É a hora de investir em marketing e claro, em mídias sociais.

Mas atenção: é preciso ter consistência. Isso é determinante para o sucesso de qualquer negócio, independente do seu porte.

É a consistência de uma marca que faz com que ela conquiste três pontos chaves no processo de decisão de compra:

  • Reconhecimento no mercado
  • Conquistar a confiança de seu público
  • E ser admirada pelos consumidores

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da criação de marca, que tal construir a sua?

Essa é sua chance de ter uma marca profissional e para isso, contar com profissionais especializados para criá-la.

Nós, da Site Bem Feito, podemos te ajudar nessa tarefa, pois somos uma empresa especializada na criação de identidade visual.

Afinal, um serviço eficiente na criação de marca consegue extrair a essência do seu negócio.

Traduzindo assim, essa essência com símbolos, cores e fontes, de forma que faça sentido e transmita os valores da empresa.

Entre em contato com e conheça nossos serviços e diferenciais!

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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