A criação de marca é um processo importantíssimo para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou área de atuação.
Afinal, a marca pode definir o sucesso de uma empresa no mercado.
Então, não adianta oferecer produtos de qualidade e com preço justo, se seu negócio não se destaca perante os concorrentes.
E para que você entenda mais sobre o assunto, elaboramos este conteúdo especial para você.
O que é Criação de marca
Como já mencionamos aqui no blog, resumidamente, marca é tudo que distingue e identifica visualmente os produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
Ou seja, ela é muito mais do que simplesmente um nome empresarial ou um logotipo.
A marca envolve sentimentos, experiências e valores que sua empresa deseja transmitir ao seu público, diferenciando-a dos concorrentes.
Dessa forma, a marca torna-se exclusiva e inesquecível, de acordo com o contexto social, cultural e econômico de cada pessoa.
Geralmente, ela faz uma grande diferença entre os negócios de sucesso e aqueles outros que não saem do lugar.
Por exemplo, o Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do mundo, e a Coca-Cola é consumida em todo lugar.
Mas, como você já pode imaginar, a criação de marca não é uma tarefa das mais simples.
Para desenvolver uma marca de sucesso é fundamental que exista uma estratégia exclusiva de branding.
Os benefícios de uma marca forte
Uma marca forte pode trazer muitos benefícios para uma empresa, entre elas:
- Traz retorno financeiro, uma vez que impacta no aumento da margem de lucro;
- Promove maior fidelização do cliente, aumentando as chances dele comprar novamente com você;
- Torna o negócio mais conhecido;
- Transmite um maior profissionalismo, uma vez que mostra que sua empresa tem uma identidade visual consistente e estruturada.
A criação de marca
Antes de qualquer coisa, no momento da criação de marca, você deve responder a quatro perguntas:
- Quem é a minha empresa?
- O que ela faz?
- Por que ela faz o que faz?
- Para quem ela faz?
Ter essas respostas é fundamental para a criação de uma marca que crie um vínculo emocional entre a empresa e seus clientes.
Pois, como você já deve saber, muitas das nossas decisões de compra são feitas com base na emoção e não na razão.
Assim, se você está tendo dificuldades para emplacar um produto ou serviço, o problema pode ser a sua marca.
Pode ser que ela não esteja comunicando de forma eficiente os valores da empresa e tudo que ela pode fazer pelos consumidores.
Além da criação de marca
Isso significa que não basta criar uma boa marca para ter alcance. Também é necessário desenvolve-la e fazer sua gestão.
É na etapa do desenvolvimento que será definida como será feita a comunicação da marca em todos os materiais.
É nessa fase também, que se decide os pontos de venda, bem como as mensagens e o tom que a empresa utilizará na divulgação dos seus produtos e serviços.
Após a criação e desenvolvimento da marca, você deverá construir e gerir o sucesso dela, propagando ela e seus valores entre o seu público-alvo.
É a hora de investir em marketing e claro, em mídias sociais.
Mas atenção: é preciso ter consistência. Isso é determinante para o sucesso de qualquer negócio, independente do seu porte.
É a consistência de uma marca que faz com que ela conquiste três pontos chaves no processo de decisão de compra:
- Reconhecimento no mercado
- Conquistar a confiança de seu público
- E ser admirada pelos consumidores
Conclusão
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da criação de marca, que tal construir a sua?
Essa é sua chance de ter uma marca profissional e para isso, contar com profissionais especializados para criá-la.
Nós, da Site Bem Feito, podemos te ajudar nessa tarefa, pois somos uma empresa especializada na criação de identidade visual.
Afinal, um serviço eficiente na criação de marca consegue extrair a essência do seu negócio.
Traduzindo assim, essa essência com símbolos, cores e fontes, de forma que faça sentido e transmita os valores da empresa.
Entre em contato com e conheça nossos serviços e diferenciais!