Para os donos de micro e pequenas empresas que almejam um site estrategicamente posicionado e pensado para oferecer a melhor experiência aos usuários, a adoção de sites responsivos é essencial.
Esses sites têm a habilidade de ajustar seu layout para se adequar a diferentes telas, seja em dispositivos móveis como celulares e tablets, ou em telas convencionais de computadores e notebooks.
Essa adaptação não só melhora o posicionamento nos resultados de busca do Google e outros buscadores, mas também exerce um impacto significativo na experiência do usuário dentro do site, diretamente correlacionada à satisfação dos consumidores com a marca.
Por essa razão, é altamente recomendado que os empresários personalizem seus sites e lojas virtuais, garantindo a facilidade de visualização em qualquer dispositivo utilizado pelo consumidor.
Essa prática visa atingir o maior número possível de visualizações no site e alcançar um público mais amplo, contribuindo para o crescimento e reconhecimento da marca.
O que são sites responsivos na prática?
Sites responsivos são aqueles em que o programador ou web designer consegue se moldar a qualquer tipo de resolução, sem distorções, identificando a largura de cada dispositivo, ajustando imagens, fontes e elementos deixando a apresentação da página proporcional.
A adaptação de layout é uma das maiores vantagens do site responsivo, pois facilita a visualização do usuário independente de qual ferramenta esteja acessado. Além disso, é possível expandir para visualizar detalhes na página, dando zoom.
No entanto, existe um equívoco entre sites responsivos e versão mobile de um site. O site responsivo, por sua vez, é projetado para se adaptar a qualquer tela, é uma única estrutura de códigos que funciona em diferentes resoluções de imagem.
Já a versão mobile funciona como um segundo site, criado exclusivamente para ser aberto em alguns tipos de dispositivos. Porém essa versão é considerada arcaica, tendo em vista as possibilidades que a tecnologia pode oferecer.
Quando um site não é responsivo, às configurações padrões que geralmente são focadas para telas maiores como computadores, aparecem nos dispositivos móveis, gerando desconforto ao leitor, pois as proporções não são adequadas.
Para que os sites sigam os padrões para serem responsivos é necessário que algumas adaptações sejam feitas, como os exemplos a seguir:
- Alterações no layout da página;
- Adaptar as ferramentas de acesso do usuário;
- Alterar tamanho da imagem;
- Facilidade de leitura pelas telas menores;
- Aumentar espaço entre os links.
Com isso, a página fica mais atrativa como uma fachada de loja infantil, fazendo com que a pessoa navegue com mais conforto no site, aumentando o acesso e consequentemente se tornando leitor ou cliente, se for site de venda.
9 motivos para sua empresa ter um site responsivo
Apesar de não serem voltados para acessibilidade, os sites responsivos geram menor desconforto a pessoas com dificuldades visuais, já que o conteúdo se adequa a qualquer tamanho de tela.
Dito isso, ele é recomendado por diversos motivos além da facilidade de acesso do leitor e usuário. Dentre os principais motivos para os empresários optarem por essa adaptação estão:
1. Melhora na experiência do usuário
Uma boa experiência de navegação no site para o usuário pode gerar resultados palpáveis. Pois com a satisfação do visitante, ao ter uma experiência positiva, aumenta as chances de se converter em cliente.
Porém, se o usuário acessar a página através de um dispositivo móvel e não encontrar o que deseja, existe a possibilidade de desistir, dando espaço para a concorrência.
Além de agradar os usuários com uma boa experiência, é essencial para os resultados de SEO (otimização para mecanismos de busca), da empresa, obtendo uma melhor entrega de conteúdo.
2. Crescimento do acesso por aparelhos móveis
Atualmente o uso do celular, através de aplicativos, é responsável pelo principal meio de comunicação e consequentemente o que gera maior facilidade de acesso à internet.
Essa tendência eletrônica vem crescendo e deve permanecer no mercado por muitos anos, com a evolução em alta velocidade de conexão.
Por esse motivo é importante que o empresário pense em investir em sites responsivos.
3. Atendimento ao Mobile First
O Mobile First se trata de um novo critério considerado no algoritmo do Google, do qual favorece a entrega das buscas para sites voltados para os dispositivos móveis, e não mais para o desktop, como era no passado.
Antes, a prioridade era feita pela versão desktop dos sites, o que gerava conflitos quando eram abertos através do celular.
Atualmente a regra é clara, se o site não for responsivo, não irá aparecer nos primeiros resultados de busca. Por fim, sites responsivos passaram a ser obrigatório para continuar gerando resultados de busca no Google.
4. Diminuição da taxa de rejeição
Ter um site responsivo diminui as chances do usuário desistir de navegar na página. Pois com uma boa experiência dentro do site faz com que ele permaneça e continue interagindo, evitando a rejeição.
É importante que quem administra esses acessos faça um monitoramento 24hs do site para tomar cuidado com a taxa de rejeição, que quanto maior for, mais o Google interpreta como um conteúdo irrelevante, perdendo prioridade de entrega.
5. Aumento das vendas
O aumento das compras pela internet vem crescendo muito e se tornou um hábito entre os brasileiros nos últimos anos.
De acordo com o site E-commerce Brasil, a expectativa é de que o faturamento da venda no setor de e-commerce em 2024 atinja R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10.45% com relação à estimativa de 2023.
Com isso, ter um aplicativo ou um site responsivo voltado para o e-commerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as vendas, aumentando também as taxas de conclusão de compras.
6. Aumento na conversão de Leads
Com um tráfego aliado das redes sociais, quando a equipe de marketing percebe possíveis consumidores, existe a possibilidade do aumento de conversões através dos dispositivos móveis.
É importante para os empresários terem sites responsivos, pois facilita para o usuário que está navegando pelas redes sociais acessar o link.
Mas caso não seja formatado para navegar pelo celular, as chances de abrir pelo computador depois são quase nulas.
Além disso, ter um site responsivo atrelado a boa experiência do usuário, as chances de compartilhamento serão muito maiores aumentando o engajamento.
7. Melhora do SEO
Um dos principais motivos do site que se adapta aos aparelhos móveis aparecer nas buscas do Google de forma orgânica, é que o buscador entende que foi dada a devida importância de melhorar a usabilidade do mesmo para os usuários.
Inclusive, o Google é capaz de identificar a experiência do usuário no site, através da taxa de rejeição, tempo de tráfego, interações entre outros.
Se os sinais forem positivos, as páginas tendem a melhorar o SEO, ganhando um melhor posicionamento no Google.
8. Otimização para core web vitals
9. Acesso em qualquer navegador
Anteriormente, alguns sites só funcionavam ou abriam dependendo do navegador utilizado. No entanto, hoje em dia, é possível acessar sites responsivos de qualquer navegador sem nenhuma interferência.
Isso significa que, independentemente de o usuário estar utilizando o Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Microsoft Edge ou qualquer outro navegador, o site responsivo será carregado de forma rápida e eficiente.
Essa flexibilidade assegura uma experiência consistente para todos os visitantes, independentemente do dispositivo ou preferência de navegador que eles estejam utilizando.
Assim, ao garantir a compatibilidade com uma variedade de navegadores, os sites responsivos aumentam sua acessibilidade e usabilidade, alcançando um público mais amplo e proporcionando uma experiência de navegação mais consistente e satisfatória para todos os usuários.
Melhores práticas no desenvolvimento de sites responsivos
Para criar sites responsivos desde o início, é importante ficar atento em alguns detalhes para poder facilitar esse processo.
Porém, sites já existentes também podem ser adaptados para esse modelo. Abaixo algumas dicas de como desenvolver:
Verificar o tráfego do site
Caso seja um site já existente, o responsável por essa mudança deve verificar os números de usuários que acessam através dos celulares.
Desta forma, será possível comparar as estatísticas do antes e depois dessa implementação e como está a movimentação, comparado ao kit embreagem caminhão que é uma das peças principais do veículo.
Buscar Inspiração
Nessa hora é válido olhar para os concorrentes do mercado, principalmente para entender como os sites dos mesmos funcionam e qual experiência é capaz de oferecer aos usuários.
Simplicidade do site
Por ter como principal objetivo o funcionamento em todos os aparelhos, é essencial que o layout seja simples para facilitar essa adaptação. Eliminando elementos desnecessários para focar o usuário para o que interessa: a conversão.
Utilizar as ferramentas corretas
Existem ferramentas de design e criação de sites capazes de ajudar na criação de sites responsivos de forma prática.
Dentre elas estão, Adobe Muse, Froont e Strikingly.
Basta o responsável pela criação pesquisar a melhor opção para o site e manter a paciência e atenção para a execução.
Ajuda de especialistas
Caso o empresário opte por otimizar o seu tempo ao invés de tentar criar sozinho, basta contratar um especialista em design responsivo e programação.
Assim como existem veterinários especializados em cirurgia coluna cachorro.
Design de sites responsivos
Tudo começa pelo design e identificação visual da empresa, para isso é preciso entender alguns princípios que todos os sites responsivos devem seguir. Sendo eles:
- Design responsivo x design adaptativo;
- Fluxo;
- Fontes;
- Imagens;
- Objetos;
- Pontos de interrupção;
- Unidades relativas;
- Valores mínimos e máximos.
Embora criar ou transformar em site responsivo possa parecer desafiador, seguindo as dicas acima e entendendo melhor o seu papel dentro do mundo dos negócios, pode facilitar todo esse processo.
Considerações finais
É possível concluir que o maior responsável por toda essa transformação são os aparelhos móveis, atrelados ao crescimento de acessos e compras online.
Para um empresário se manter sempre à frente dos seus concorrentes é preciso recorrer aos recursos dos cenários atuais, entre eles, adaptar o site para que possa ser consumido na palma da mão não é um luxo e sim essencial.
O investimento em um site responsivo trará retorno tanto em lucro, quanto acesso, quanto na satisfação do cliente, que atualmente valoriza o acesso que tenha melhor experiência online.