Ter site e fanpage, é um bom começo para quem deseja ter uma presença online e fazer sua empresa começar aparecer na Internet.
Mas se você pretende ir além da presença online e usar seu site e fanpage para trazer resultados de vendas para sua empresa, está na hora de ampliar um pouco mais sua estratégia. Nesse caso, ter um site e fanpage não serão suficientes e você precisará incrementar seu marketing com mais algumas ferramentas digitais essenciais.
Antes de começarmos a falar das ferramentas de marketing digital, quero reforçar aqui alguns pontos importantes em se ter um site e fanpage.
A importância de um site
Existem diversos motivos para sua empresa ter um site, como criar a possibilidade de sua empresa ser encontrada através da busca do Google e com isso, aumentar o alcance da sua marca.
Outro ponto importante do site, é que ele é o cartão de visitas eletrônico da sua empresa, portanto faça um site que tenha todas as informações necessárias para contatá-lo, com boa arquitetura de informações, adequado ao seu negócio e pensado para gerar a melhor experiência para os usuários.
Não podemos deixar de mencionar o alcance global de um site. Por se tratar de uma página na web pode ser acessado de qualquer lugar do planeta.
E todo site bem feito se torna uma canal de vendas, seja de forma direta ou indireta. Mais de 25% das vendas hoje são realizadas através da internet, que é o meio de vendas que mais cresce nos últimos anos.
Vantagens de uma página no Facebook
Atualmente o Facebook é uma das formas mais eficientes para se propagar a sua marca através do mundo digital, pois é um canal de comunicação direta com o seu público, já que praticamente todo mundo tem um perfil no Facebook.
Enquanto o site tem a função de atender a demanda dos buscadores, a fanpage funciona de forma oposta, gerando demanda através das publicações e anúncios impulsionados.
Mas só isso é o suficiente?
Aí que está a questão. A resposta é não, não é o suficiente!
Claro que é melhor que nada, muitas empresas ainda não tem nem mesmo uma fanpage. Mas o mundo digital tem suas complexidades que exigem uma boa estratégia e conhecimento e utilização de diversas ferramentas online, para que assim, se tenha um retorno mínimo desejável.
Vamos conversar agora sobre algumas das principais ferramentas de marketing digital.
Técnicas e ferramentas de marketing digital
Anote aí o que você precisa para aumentar o desempenho do seu site:
SEO
Toda a estrutura do seu site tem que estar fundamentada nas boas praticas de SEO (Search Engine Optimization), isto é, tem que estar otimizado através de técnicas e estratégias que permitem que os buscadores encontrem o seu conteúdo no Google de forma orgânica e apresente o resultado nas melhores posições.
O SEO não é uma única configuração que você faz em seu site, é uma batalha constante pelos primeiros lugares na busca. Até mesmo Neil Patel, um dos maiores especialistas de Marketing Digital do mundo, está sempre procurando formas de aperfeiçoar o SEO de seu Site. Veja essas 39 dicas sobre SEO em seu Blog.
Blog
É onde você publica os seus conteúdos criados, focados no seu público alvo, onde a qualidade do conteúdo desperta o interesse do leitor e o leva a “buscar” mais informações sobre o tema abordado. Se os conteúdos dos artigos criados forem relevantes, eles serão mais acessados e divulgados pelo próprio público.
Isso fará com que novos internautas conheçam a sua marca. Como o conteúdo dos artigos tem que ser de boa qualidade, você pode contratar uma empresa especializada.
Até você mesmo pode criar alguns destes artigos com a ajuda de profissionais da área de marketing digital. 5 motivos para sua empresa ter um blog
Landing page
A melhor palavra para definir landing page é “conversão”. Escrevemos mais sobre isso nesse post. Landing pages são páginas com links e elementos para deixar o internauta focado na conversão em leads.
O que são leads? Lead é quando um usuário anônimo da sua página deixa de ser anônimo, fornecendo alguma informação pessoal , como nome e e-mail, em troca de um conteúdo exclusivo que sua página tem a oferecer.
Com esta informação fornecida pelo internauta, você poderá iniciar uma estratégia de e-mail marketing ou até mesmo contatá-lo por telefone, pois ele já demonstrou algum tipo de interesse no seu negócio.
Call to action
Call to action ou CTA, é uma “chamada para a ação”.
Muito utilizado também dentro das landing pages, são como “botões” que chamam o usuário para o próximo passo, como por exemplo, um botão com os dizeres: “Clique aqui para obter um e-book grátis de como vender mais com as ferramentas do marketing digital”.
São chamarizes que levam a pessoa a tomar uma ação para onde você deseja que ela caminhe.
Mídias sociais
Não fique apenas no Facebook, comece a testar redes sociais.
Você pode criar imagens e postar no Instagram, textos curtos e interessantes no Twitter, vídeos com dicas e conteúdos estratégicos no Youtube, ou compartilhar seus Projetos e Artigos no Linkedin.
Estas são algumas das diversas mídias sociais que temos nos dias de hoje. E cada uma delas exige um tipo diferente de estratégia e abordagem. Por isso, a dica aqui não é a quantidade, mas a qualidade.
Ou seja, cadastre sua empresa nas mídias sociais que são interessantes para seu público-alvo, publique conteúdos relevantes para eles, e não publique sempre o mesmo conteúdo em todas as mídias sociais escolhidas.
E-mail marketing
Criar campanhas de e-mail marketing com templates em HTML e enviá-los para a sua lista de e-mail é uma poderosa ferramenta do marketing digital, quando o assunto é relacionamento com a audiência. De acordo com uma pesquisa da Pew Research, cerca de 92% dos adultos utilizam e-mails.
Você poderá engajar seus leads, capturados através das landing pages estratégicas instaladas em seu site, com o uso de ferramentas de e-mail marketing gratuitas ou pagas.
O e-mail é a principal comunicação entre empresas e consumidores. Leve isso a sério e ganhe dinheiro com o seu negócio através do marketing digital,
Segue abaixo uma relação de ferramentas essenciais para instalar em seu site e transformá-lo em uma máquina de vendas:
- RD Station (Ferramenta imprescindível para o marketing digital)
- Webmaster Tools
- Google Analytics
- Google meu Negócio
- Plugin de SEO (All in One SEO Pack)
- Facebook Analytics
- Link internos e link externos
Este é apenas um breve resumo sobre algumas das principais ferramentas do marketing digital.
Boa sorte e bons negócios!
Parabéns pelo artigo,muito bem organizado.
As ferramentas de Marketing são importantes para todos nós.
Muito Obrigado Magda!
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