Desempenho e Segurança

Como Deixar o Site Mais Rápido: 7 Dicas Essenciais

3 Mins leu

A velocidade de carregamento da página é um fator importante na hora de desenvolver um site. Além de oferecer boa experiência ao usuário, um site mais rápido também pode melhorar o posicionamento dele nos mecanismos de busca.

Por isso, reunimos 7 dicas que podem acelerar o carregamento do seu site, aumentar a taxa de retenção e sua popularidade.

Aprenda 7 dicas para deixar o site mais rápido

Um site lento pode prejudicar bastante a sua empresa. Isso porque, se o visitante não tiver uma boa experiência, ele pode desistir de uma compra, não voltar a visitar sua página ou perder o interesse pelo seu negócio, procurando o concorrente.

Aliás, por mais técnicas de SEO que você use, uma página que carrega muito devagar pode diminuir o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Então, investir em mais velocidade para o seu site é indispensável para que a sua marca seja bem-sucedida na internet. Para te ajudar com isso, veja 7 dicas infalíveis.

Otimize as imagens

As imagens costumam ser os arquivos mais pesados. Por isso, fique atento à quantidade usada e o tamanho de cada uma.

Evite o excesso, mas, se elas forem indispensáveis para falar do seu negócio, use compactadores para diminuir o tamanho delas. Hoje, você encontra vários softwares ou ferramentas online que comprimem imagens. Assim, você reduz o tamanho dos arquivos sem perder a qualidade.

Evite usar muitos plug-ins

Cada plug-in que você instala gasta recursos do servidor de hospedagem. Ou seja, quanto mais plug-ins, mais a página vai demorar para carregar.

Portanto, faça uma análise de quais plug-ins são realmente indispensáveis, se não tem algum desabilitado ou mais de um executando a mesma função, para deixar o seu site mais rápido.

Escolha uma hospedagem de confiança

Contratar uma hospedagem é o passo mais importante no momento de colocar o site no ar, pois é onde todos os arquivos vão ficar armazenados.

A escolha da hospedagem envolve muitos fatores porque ela precisa oferecer um serviço de qualidade e garantir a segurança da empresa. Por isso, contratar uma hospedagem confiável também interfere na velocidade de carregamento da sua página.

Faça um diagnóstico

Há diversas opções de ferramentas que ajudam a entender por que seu site está lento. Geralmente, esse tipo de serviço mostra todas as informações necessárias para entender o tempo que cada link leva para abrir.

Aí, você pode analisar quais são os arquivos que deixam o carregamento do seu site mais demorado e fazer as mudanças necessárias para a otimização.

Use um sistema de cache

Sistemas de cache melhoram o desempenho do seu site porque fazem o armazenamento dinâmico da maioria dos dados. Assim, o website carrega sem precisar fazer várias consultas ao banco de dados, reduzindo a carga do servidor e o tempo de download.

Com o cache ativado, o servidor de hospedagem é capaz de processar mais rapidamente, deixando o site mais rápido.

Se você utiliza o WordPress, basta instalar um plug-in com WP Super Cache ou W3 Total Cache para ativar essa funcionalidade.

Utilize CDN

Redes de Distribuição de Conteúdo, em português, distribuem os arquivos em servidores localizados em diversas partes do mundo.

Ou seja, a conexão ocorre em um servidor geograficamente mais perto do visitante. Consequentemente, o carregamento da página será mais veloz.

Essa ferramenta também é uma boa opção para armazenar arquivos pesados, por exemplo, vídeos. Com certeza, o website vai levar menos tempo para carregar.

Escolha o mais simples

É comum que o proprietário da empresa queira adicionar diversos recursos para agradar os leitores. No entanto, isso pode atrapalhar toda a estratégia de SEO e não garantir um bom resultado para o site.

Então, opte sempre pelo mais simples. Um layout mais básico pode ser agradável e ainda melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Além dessas dicas, também é possível usar ferramentas para fazer um teste de performance. Elas permitem que você analise todo o site e faça as otimizações necessárias com mais rapidez.

Com essas 7 dicas é possível deixar o seu site mais rápido e garantir bons resultados para a sua empresa!

35 Postagens

Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito. Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
Artigos
Postagens relacionadas
Desempenho e Segurança

Core Web Vitals: saiba como funciona a ferramenta do Google

3 Mins leu
Certamente, quem trabalha com sites e desenvolvimento sabe que a otimização é fundamental para garantir uma boa experiência aos visitantes. Por isso,…
Desempenho e Segurança

A Importância De Ter Um Site Rápido

3 Mins leu
Hoje, não basta apenas ter uma página ou perfis nas redes sociais. Também é preciso ter um site rápido, que proporcione uma boa experiência aos usuários.
Desempenho e Segurança

As Regras da LGPD já estão valendo. O que muda agora?

3 Mins leu
Quem acompanha as notícias sabe dos inúmeros embates gerados. Por isso, é bom que todos fiquemos atentos, pois as regras da LGPD já estão em vigor.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *