Desempenho e Segurança

Como Deixar o Site Mais Rápido: 7 Dicas Essenciais

4 min de leitura

Se você está buscando saber como deixar o site mais rápido, com certeza você entendeu que esse é um fator essencial para manter as pessoas mais tempo em seu site e assim, gerar mais resultados.

De acordo com o blog da resultados digitais, a velocidade do site é impacta no rankeamento no Google, pois páginas mais rápidas propiciam uma melhor experiência ao usuário. Para isso, o carregamento da página não deve ultrapassar os 3 segundos.

Por essa razão, saber como deixar o site mais rápido pode te colocar a frente da sua concorrência na internet.

Por isso, reunimos 7 dicas de como deixar o site mais rápido, que podem aumentar a taxa de retenção e sua popularidade.

Aprenda 7 Dicas de Como Deixar o Site Mais Rápido

Como Deixar o Site Mais Rápido

Um site lento pode prejudicar bastante a sua empresa. Isso porque, se o visitante não tiver uma boa experiência, ele pode desistir de uma compra, não voltar a visitar sua página ou perder o interesse pelo seu negócio, procurando o concorrente.

Na verdade, isso tem sido um problema recorrentes que corrigimos para nossos clientes, fazendo com que pudéssemos adquirir muita experiência em como deixar o site mais rápido,

Aliás, por mais técnicas de SEO que você use, uma página que carrega muito devagar pode diminuir o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Então, deixar seu site mais rápido é indispensável para que a sua marca seja bem-sucedida na internet. Para te ajudar com isso, veja 7 dicas infalíveis.

Otimize as imagens

A primeira coisa que deve fazer para deixar seu site mais rápido, é otimizar as imagens, pois as imagens costumam ser os arquivos mais pesados.

Por isso, você precisa ficar atento à quantidade de imagens usada em seu site e o tamanho de cada uma delas.

Sugiro também, que use uma ferramenta online gratuita chamada compress antes de subir as imagens no site. Assim, o site ficará bem mais leve e mais rápido.

Contudo, evite o excesso de imagens em seu site, a não ser que elas sejam indispensáveis para falar do seu negócio.

Uma outra atitude que ajuda a otimizar as imagens e, consequentemente, deixar o site mais rápido é usando um plugin de compressão de imagens.

Em se tratando de sites em WordPress, existem diversos plugins de compressão de imagens. Entre eles:

  • WP Smush
  • Otimizador de imagem EWWW
  • Otimizador de Imagem Imagify
  • Otimizador de imagem CW
  • Optimole
  • E muito mais.

Portanto, comprimindo as imagens antes de incluí-las no site ou usando esses plugins, você reduzirá o tamanho dos arquivos sem perder qualidade, e ainda, deixará o site mais rápido.

Evite usar muitos plugins

Apesar dos plugins serem uma ótima estratégia, cada plug-in que você instala gasta recursos do servidor de hospedagem.

Então, quanto mais plugins você usar, mais a página vai demorar para carregar.

Portanto, faça uma análise de quais plugins são realmente indispensáveis ou se tem mais de um plugin executando a mesma função, para deixar seu site mais rápido.

Escolha uma hospedagem de confiança

Outra dica essencial de como deixar o site mais rápido é referente a hospedagem de sites.

Acredite, contratar uma hospedagem de sites é o passo mais importante no momento de colocar o site no ar, pois é onde todos os arquivos vão ficar armazenados.

No entanto, a escolha da hospedagem envolve muitos fatores porque ela precisa oferecer um serviço de qualidade e garantir a segurança da empresa.

Por isso, contratar uma hospedagem de sites confiável também interfere muito na velocidade de carregamento da sua página.

Aqui na Site Bem Feito temos usamos um serviço próprio de hospedagem de sites em cloud ou em nuvem.

Faça um diagnóstico

Há diversas opções de ferramentas que ajudam a entender por que seu site está lento. Geralmente, esse tipo de serviço mostra todas as informações necessárias para entender o tempo que cada link leva para abrir.

Para isso, não deixe de usar o GT Metrix e o PageSpeed Insights, para testar o desempenho do seu site.

Com essas ferramentas você pode analisar quais são os arquivos que deixam o carregamento do seu site mais demorado e fazer as mudanças necessárias para a otimização.

Use um plugin de cache

Plugin de cache melhoram o desempenho do seu site porque fazem o armazenamento dinâmico da maioria dos dados.

Assim, o website carrega mais rápido, pois não precisar fazer várias consultas ao banco de dados, reduzindo a carga do servidor e o tempo de download.

Com o cache ativado, o servidor de hospedagem é capaz de processar mais rapidamente, deixando o site mais rápido.

Se seu site utiliza o WordPress, alguns dos plugins mais recomendados são:

  • Supercache WP
  • Cache Total W3
  • WP Foguete
  • Cache de Velocidade Lite

*IMPORTANTE: Teste qual desses plugins se adapta melhor ao seu site e certifique-se que o plugin escolhido não está gerando nenhum conflito com outro plugin que já esteja utilizando.

Utilizar CDN

Redes de Distribuição de Conteúdo, em português, distribuem os arquivos em servidores localizados em diversas partes do mundo.

Ou seja, a conexão ocorre em um servidor geograficamente mais perto do visitante. Consequentemente, o carregamento da página será mais veloz.

Essa ferramenta também é uma boa opção para armazenar arquivos pesados, por exemplo, vídeos. Com certeza, o website vai levar menos tempo para carregar.

o Mais utilizado e o que também utilizamos aqui na Site Bem Feito é o CloudFlare.

Escolha um layout simples

É comum que o proprietário da empresa queira adicionar diversos recursos ao site para agradar os visitantes.

Imaginando que um site cheio de funcionalidades mirabolantes irá impressionar e gerar mais resultados.

No entanto, isso pode gerar um excesso de informações e atrapalhar toda a estratégia de SEO e não garantir um bom resultado para o site.

Então, opte sempre pelo mais simples. Um layout mais básico pode ser agradável e ainda melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Com essas 7 dicas é possível deixar o seu site mais rápido e garantir bons resultados para a sua empresa!

 

Seja o primeiro a recebemos nossos conteúdos.

Se você chegou até aqui e gostaria de saber mais sobre criação de sites e marketing digital, assine nosso blog e receba nossos artigos por e-mail.

Newsletter Site Bem Feito

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desempenho e Segurança

Site Hackeado: Recupere seu Site e Proteja sua Empresa

7 min de leitura
O aumento das ameaças cibernéticas, que podem ocasionar um site hackeado, levanta questões urgentes sobre a proteção de dados, a confidencialidade das…
Desempenho e Segurança

Backup de sites: como fazer da forma correta?

6 min de leitura
Garantir a segurança de uma empresa dentro do ambiente digital passa por algumas perspectivas importantes que precisam ser consideradas.
Desempenho e Segurança

Evite golpes: saiba como identificar um site falso

6 min de leitura
Na era digital, uma grande porcentagem das pessoas opta por comprar online simplesmente porque é mais fácil, mas o que algumas pessoas…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *