Marketing Digital

4 Motivos para Usar Marketing Digital para Pequenas Empresas

3 min de leitura

Você já usa o marketing digital para pequenas empresas no seu negócio? Muitos respondem que não ou que têm perfis no Facebook ou Instagram para usar de vez em quando.

No entanto, esse é um grande erro que talvez esteja prejudicando a lucratividade do comércio sem que o líder perceba.

Hoje em dia, o digital está se tornando cada vez mais relevante. Por exemplo, o delivery ganhou força em muitas cidades que precisaram realizar o isolamento social por meses e as compras online cresceram muito.

Mesmo quem trabalha com um negócio estritamente local pode aproveitar essas tendências. Por isso, trouxemos 4 motivos para iniciar sua divulgação digital agora mesmo.

Vantagens de usar o marketing digital para pequenas empresas

A quantidade de pessoas que você pode alcançar com as estratégias certas é incrível, pois a internet já atinge todos os estratos da sociedade e as faixas etárias. Inclusive, o público mais velho também tem consumido muito conteúdo digital em certos canais.

Ou seja, as oportunidades da internet são quase infinitas. Confira motivos para investir no digital e divulgar sua empresa na sua cidade ou região.

Seus clientes estão online

E isso é inegável, não é mesmo?

Pode ser no Facebook, Instagram, YouTube ou nas pesquisas do Google, mas eles estão lá e adorariam encontrar seus pequenos negócios preferidos nas redes.

Atualmente, a internet é o lugar preferido para encontrar qualquer tipo de negócio. De restaurantes a clínicas médicas, o usuário sempre faz uma busca rápida para decidir aonde ir.

Por isso, ter um site otimizado já é um grande passo para conseguir mais visibilidade.

As redes sociais também têm ganhado um papel importante na tomada de decisão do usuário. Isso porque elas permitem que o possível cliente entre em contato com o negócio, conheça seus serviços e tome a decisão de compra, tudo isso sem precisar sair de casa.

Sua concorrência está na internet

Acabaram os tempos em que ter um site era um investimento grande que poucos negócios conseguiam fazer. Mesmo quem foca em marketing digital para pequenas empresas pode ter certeza de que boa parte da concorrência já está usando a internet.

Boa parte dos negócios já começou a criar sua identidade na internet, mesmo que nem todos estejam em um nível adequado de divulgação.

Ter uma conta nas redes sociais mais usadas é o básico para qualquer um que queira competir no mercado atual.

Além de ter certeza de que sua concorrência está procurando formas de vender online, não ignore o marketing. Isso vai te deixar para trás, então invista!

Melhora a acessibilidade para consumidores

A primeira ferramenta que a maioria das pessoas usa ao procurar empresas, produtos ou serviços é o Google. Quem não pode ser achado facilmente perde contatos e, mesmo quando alguém chega a ligar, já começou com uma experiência negativa.

Ou seja, quanto mais acessível for a empresa para o público, melhor. Isso significa que é necessário investir nos canais corretos de comunicação e boa parte deles é digital. Hoje em dia, redes sociais, site e WhatsApp são a tríade dourada do atendimento.

Quem não consegue trabalhar com elas está fora do jogo.

Consegue mais informações sobre o público-alvo

Mesmo quem só tem perfis em redes sociais já consegue adquirir uma grande quantidade de informações sobre o público. Isso porque as ferramentas têm investido em formas cada vez mais complexas de entender o usuário. Portanto, seu negócio também consegue aproveitá-las para aprender mais.

O aprendizado ocorre através de todas as interações, mesmo as negativas. Por exemplo, uma reclamação na sua página do Facebook mostra em quais pontos a experiência do usuário pode ser melhorada.

Dúvidas frequentes são um sinal de informações que precisam estar mais claras na divulgação, entre outros.

Então, use dados coletados de usuários e interações no marketing digital para pequenas empresas para começar a otimizar suas operações.

Como começar o marketing digital para pequenas empresas?

Por acaso, você tem deixado para depois o investimento nessas estratégias? Talvez o motivo seja o valor aparentemente alto ou a falta de tempo, mas recomendamos começar agora mesmo.

Primeiramente, é importante garantir a presença nos seguintes meios:

  • Facebook
  • Instagram
  • Google (através de um site com boa otimização SEO)

Ter redes sociais apenas não é suficiente para realizar a divulgação adequada! Elas são ótimas para interagir com seu público, porém, o site permanece sendo uma central de informações essenciais.

Sem ele, seu negócio perde credibilidade e a chance de aproveitar a maior ferramenta de buscas do mundo: o Google!

Agora que você entende a importância de investir em marketing digital para pequenas empresas, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Comece a trabalhar suas redes sociais e invista em um bom site para conseguir vender ainda mais.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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