Otimização SEO

SEO Local: Aumente a Visibilidade do Seu Negócio na Região

4 min de leitura

No mundo dos negócios, são muitos os termos que tendem a gerar dúvidas em quem decide abrir uma empresa, e o SEO local é um deles.

Do que se trata, afinal?

E como ele é capaz de aumentar a visibilidade de um negócio na região em que este negócio está?

Não deixe de ler os próximos parágrafos com bastante atenção para descobrir a resposta e saber o que deve fazer para ter essa vertente do SEO atuando a seu favor. 

O que é o SEO local

A sigla SEO, de modo geral, significa nada menos que Search Engine Optimization, que em português quer dizer Otimização Para os Motores de Busca.

Em outras palavras, trata-se basicamente de todas as iniciativas que são adotadas para que um site alcance bons lugares nos mecanismos de busca, a exemplo do Google.

Já o SEO local, especificamente, segue a mesma proposta, tendo como único diferencial o fato de que direciona suas iniciativas para que os usuários consigam encontrar produtos e serviços que estejam por perto.

É por meio dele que você consegue, por exemplo, encontrar o restaurante vegetariano mais perto do seu hotel quando está viajando, ou mesmo a oficina mecânica mais próxima, quando está na estrada e tem algum problema com seu carro.

Política de privacidade do site: descubra aqui o que é e qual a sua importância

É como se o Google soubesse exatamente onde você está e fizesse questão de mostrar nos destaques de seus resultados os estabelecimentos que estão perto de você, conforme a busca feita. Mas é o SEO local, trabalhado “nos bastidores”, que torna essa experiência de navegação possível. 

Como o SEO local funciona a favor do site da sua empresa

Outra particularidade desta vertente tão importante do SEO diz respeito ao fato de que ela é perfeitamente aplicável no Google Meu Negócio e até mesmo no famoso Google Maps, mas não deixa de ser relevante também para os as empresas que, por meio de seus sites, querem aparecer com maior frequência para possíveis clientes que estejam por perto. 

Ou seja: basicamente, é algo que funciona para atrair pessoas que estejam na região, tendo como foco justamente os resultados locais e orgânicos (aqueles que surgem sem a necessidade de investimento em anúncios).

Além disso, também existem fatores de ranqueamento que compõem o SEO local, fazendo com que o site de uma empresa seja, ou não, mostrado com maior destaque.

São eles:

  • A proximidade (um fato crítico, por sinal);
  • O destaque, que está atrelado à popularidade da marca;
  • A relevância, atrelada à adequação entre o que o usuário pesquisou e entre as informações da empresa propriamente dita.

Mas, muito além disso, ele também precisa de estratégias específicas para performar como o esperado, o que inclui, entre outras coisas, cadastrar a empresa e seu respectivo site no Google Meu Negócio e manter padronizadas as informações que a marca disponibiliza em todos os seus canais.

Isso significa que as informações que constam no site em questão devem ser as mesmas que são disponibilizadas nas redes sociais, por exemplo.

Leia também: O que é Página de Vendas? Entenda aqui a importância e descubra como criar a sua

Uma vez “fazendo tudo bem feito”, já será possível que você comece a desfrutar das vantagens que o SEO local tem a oferecer.

E algumas dessas vantagens são:

O aumento da sua autoridade

Empresas que aparecem rapidamente nos resultados de busca tendem a ser vistas como mais profissionais e confiáveis e, portanto, também mostram ser autoridades em seus respectivos nichos.

A facilidade de tomada de decisão

Seus clientes em potencial certamente se sentirão mais à vontade de comprar produtos e contratar serviços de empresas que estejam próximas, na mesma cidade. Afinal, caso surjam imprevistos relacionados à compra, a resolução poderá ser mais simples.

E, nesse caso, o cálculo é extremamente simples: o fato de sua empresa ser uma autoridade, somado ao fato de que é de fácil acesso, resulta em uma tomada de decisão mais rápida, na qual sua marca certamente será vencedora, diante da concorrência.

Muito interessante, não é mesmo?

Dentro desse contexto, um site bem construído faz toda a diferença

Mas, vale citar, novamente, que a presença de um site dentro do contexto do SEO local é de extrema importância, principalmente no que diz respeito à construção de autoridade.

Afinal, atualmente uma empresa que não tem seu próprio espaço na internet (e nesse caso não estamos falando das redes sociais) dificilmente passa a impressão de ser uma empresa séria, concorda?

E seus resultados de vendas serão ainda mais efetivos se seu site for construído de forma realmente profissional, levando em consideração pontos que são “vistos com bons olhos” pelo Google, como ser responsivo (ou seja, abrir perfeitamente em qualquer dispositivo) e ter conteúdos em texto e imagem bem trabalhados.

Inclusive, não chega a ser nenhum exagero afirmar que de pouco ou nada adianta usar as melhores estratégias de SEO para aparecer em sua região ou mesmo fora dela, se sua marca não tiver um site bem construído para chamar de seu. 

Sabemos, porém, que a criação deste tipo de espaço na internet pode não ser tão simples, principalmente para quem não está familiarizado com essa demanda. E é por isso que deixamos para o final, no próximo tópico, nossa dica mais importante. 

Conte com a Site Bem Feito para trabalhar o SEO local em seu site

E a dica é: busque por uma empresa especializada para te ajudar não só na construção do seu site, mas também na otimização do mesmo para o SEO local e para todas as demais estratégias para que sua marca apareça sempre em primeiro lugar quando alguém fizer buscas relacionadas ao seu nicho.

Essa empresa é a Site Bem Feito, especializada na criação de sites profissionais de alta performance e, consequentemente, na geração de leads mais qualificados para todos os clientes que atendemos. 

Aproveite e converse com a nossa equipe pelo WhatsApp agora mesmo ou visite nosso site oficial para conhecer mais detalhes sobre o nosso trabalho: você irá se surpreender com o que podemos fazer por suas vendas! 

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