Desenvolvimento Web

Página de vendas e landing page: são a mesma coisa?

4 min de leitura

É extremamente comum ouvir falar sobre os termos página de vendas e landing page e ficar com dúvidas em relação a eles. Porém, no contexto em que vivemos, solucionar essas dúvidas o mais rápido possível é uma iniciativa de extrema importância para qualquer pessoa que tenha uma empresa.

Afinal, como você bem sabe, existem centenas de tipos de empresas no mercado, e todos eles precisam de duas palavrinhas mágicas para sobreviver em um cenário cada vez mais competitivo: marketing e vendas.

Quem não se promove das formas mais estratégicas possíveis está deixando de mostrar sua marca para o público certo e, consequentemente, está deixando de vender mais.

É isso que você deseja para o seu negócio?

Certamente não!

Então não deixe de ler todos os tópicos abaixo: por meio deles você irá descobrir o que é uma página de vendas, o que é uma landing page e quando sua empresa deve fazer uso de cada uma delas.

O que é uma página de vendas?

Página de vendas

Uma página de vendas, como o próprio termo dá a entender, é literalmente uma página criada com a finalidade de vender algo. Se você costuma comprar coisas pela internet, principalmente produtos digitais, por sinal, com certeza já se deparou com muitas delas.

Imagine estar navegando pelo Instagram de um especialista em finanças, por exemplo, e se deparar com um ótimo curso que ele está vendendo, e que deve ser acessado pelo link que consta na bio.

Você se interessa, clica no link, e vai parar em uma página na qual consta um vídeo explicativo, inúmeros detalhes sobre todos os módulos do curso e os depoimentos de todos que já fizeram as aulas e tiveram resultados significativos com elas.

Rolando mais essa página, você poderá, ainda, encontrar valor e formas de pagamento e, tendo a definitiva vontade de fazer a compra, encontrará um botão, no qual deverá clicar para ser direcionado para outra página, onde colocará seus dados e fará o pagamento propriamente dito. 

Parece familiar?

Pois bem: esse é um exemplo clássico de página de vendas!

O que é uma landing page?

Página de vendas

Já a landing page, por sua vez, costuma ter foco na oferta gratuita de algo, com o único objetivo de atrair mais leads para uma empresa, estreitar relacionamentos e crescer sua base de possíveis compradores dos produtos ou serviços disponibilizados.

Você já baixou algum material gratuito na internet?

Então, parabéns: você praticamente já sabe o que é uma landing page, mesmo não tendo se atentado a isso.

Vamos a um exemplo prático:

O mesmo especialista em finanças citado acima anuncia em seu Instagram que criou um e-book gratuito com as principais dicas para quem quer melhorar a administração financeira de uma empresa, e disponibiliza um link de acesso.

Ao clicar, você percebe que a oferta do material, de fato, é gratuita. Porém, para ter acesso a ele, você precisa responder um breve formulário, informando seu e-mail, WhatsApp e o tamanho da sua equipe (ou qualquer outra informação que o especialista em questão julgar pertinente).

Pronto!

Basta preencher e o acesso ao e-book será praticamente imediato. Você terá o que queria, e o marketing do especialista em finanças também terá o que queria: os seus dados para fazer outras ofertas futuramente e, quem sabe, te levar a comprar algo.

Aliás: para, de fato, existir e dar certo, qualquer landing page precisa fazer com que essa troca ocorra muito bem. Os dois lados precisam sair ganhando.

As principais diferenças entre landing page e página de vendas

Como é possível notar, portanto, as principais diferenças entre uma página de vendas e uma landing page está no objetivo de cada uma delas, e na quantidade de informações que disponibilizam.

Existem outras diferenças, claro. Mas essas duas são mais marcantes.

Enquanto uma foca realmente em vender, a outra foca em simplesmente obter informações estratégicas.

Enquanto uma é recheada de informações, sendo preciso “rolar” ela algumas vezes a fim de ver que o produto ofertado, de fato, vale a pena, a outra costuma ser bem menor, composta por informações bem básicas sobre o material disponibilizado e um formulário simples.

Importante: o formulário da landing page precisa realmente ser simples e direto. Quanto mais informações ele exigir, maiores são as chances de o lead desistir do download. 

Quando sua empresa deve utilizar cada uma delas

Uma vez entendendo o que é e para qual objetivo serve cada página, se torna muito mais fácil saber quando sua empresa deve usá-las.

Agora, é muito provável que você já esteja pensando em como gerar bons resultados com elas, e quais ações poderia adotar nesse sentido.

Mas, não custa reforçar a informação. Então, tenha sempre isso em mente:

Sempre que de fato quiser vender algo, foque na construção de uma boa página de vendas. Ela precisa responder todas as principais dúvidas do possível comprador e instigá-lo a de fato querer o que está sendo ofertado.

Só não se esqueça de focar na praticidade e no que realmente é importante, combinado?

Quanto mais “encher linguiça”, principalmente com argumentos “batidos” de venda, menor será o tempo pelo qual conseguirá reter a atenção desta pessoa.

Por fim, sempre que quiser aumentar sua base de leads, foque na criação de uma landing page que ofereça um produto gratuito irrecusável para o seu público.

Esse produto, por sinal, pode ser a porta de entrada para uma campanha de vendas futura, na qual uma página de vendas bem construída entrará em ação.

E por falar em páginas bem construídas…

Nunca, em hipótese alguma, deixe a criação destas páginas nas mãos de quem não seja especialista nesta tarefa.

As mentes por trás desta criação precisam pensar em cada detalhe de forma estratégica, o que inclui não só o texto, mas também o layout e até mesmo a movimentação do visitante, em relação ao funil de vendas. 

Portanto, quando sentir necessidade de criar uma página de vendas ou uma landing page, não deixe de falar com a equipe da Site Bem Feito: somos uma empresa especialista no desenvolvimento de sites e páginas avulsas, e com certeza temos a experiência e as ferramentas necessárias para criar algo impecável para o seu negócio.

Quer ver resultados de verdade? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp.

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