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SEO e SEM: Quais são as Principais Diferenças?

3 min de leitura

Se você for novo no mundo do marketing digital, esteja preparado, pois ele é cheio de siglas! Hoje, vamos falar de duas que são super importantes para qualquer estratégia: SEO e SEM.

Neste artigo, um guia rápido e completo, você vai aprender a se orientar no universo digital, conhecer algumas orientações e qual técnica começar a trabalhar primeiro.

O que é SEO?

SEO: como melhorar o posicionamento do meu site no Google

Principalmente no Google, quando você faz uma pesquisa, aparecem 2 tipos de resultado em SEO e SEM. São os orgânicos e os pagos, estes também conhecidos como anúncios.

O SEO é um conjunto de estratégias aplicadas ao site para garantir que ele aparecerá entre os orgânicos. Ou seja, ele otimiza o portal para que esteja entre os primeiros resultados de busca.

Resumidamente, o Search Engine Optimization é uma técnica orgânica para posicionamento de páginas a médio e longo prazo.

A ideia é conseguir preencher todos os pré-requisitos possíveis e relevantes para o bom posicionamento.

Por exemplo, o Google e outros buscadores usam uma “lista” que seus bots verificam ao escanear cada página. Mais de 200 fatores são avaliados para ter uma resposta simples: esta página trará o resultado esperado e uma boa experiência do visitante?

O SEO inclui várias táticas de criação de conteúdo, blog, estrutura do texto, entre outras.

O que é SEM?

O que é Google ADS

Esta sigla em inglês significa Search Engine Marketing e também representa um conjunto de estratégias. Dividido em duas áreas, trabalhos pagos e orgânicos, tem como objetivo aumentar a visibilidade do site nos buscadores.

Por isso, SEO, suas técnicas orgânicas e uma variedade de trabalhos com mídia paga e anúncios fazem parte do SEM. Inclusive, sem um site bem otimizado de forma orgânica é bastante difícil conseguir resultados satisfatórios.

Qual é a diferença entre SEO e SEM?

SEO e SEM são duas ferramentas de marketing digital muito utilizadas para aumentar o tráfego em um site. Mas qual é a diferença entre elas?

O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que visam otimizar um site para os motores de busca, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Já o SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia que utiliza anúncios pagos para promover um site nos resultados de pesquisa.

Portanto, a maior diferença entre SEO e SEM está na sua aplicação, através de conteúdo orgânico ou pago. Ou seja, enquanto o SEO visa atrair tráfego orgânico (gratuito), o SEM parte do princípio de que é possível pagar para ter mais visibilidade.

Por isso, ambas as estratégias podem e devem ser utilizadas de forma complementar para alcançar os melhores resultados.

Qual é o melhor: SEO ou SEM?

Você quer saber em qual investir, não é mesmo? Infelizmente, não temos uma resposta direta de “um” ou “outro”.

Cada caso é um caso e SEO e SEM estão diretamente ligados. São dois lados da mesma moeda.

Quem quer trabalhar com anúncios pagos nas ferramentas de busca precisa de um site otimizado. Então, o que recomendamos é avaliar quais são suas prioridades no momento, como falaremos a seguir.

Quando usar SEO

Primeiramente, saiba: o SEO não é algo que você faz um dia e nunca mais precisa pensar. Essa técnica é contínua e sempre deve estar em evolução no seu portal. Por essa razão, sugerimos que comece com trabalhos de SEO especialmente em páginas que nunca o usaram.

O site é novo e aparece em pouquíssimas buscas orgânicas? Obviamente, vale a pena investir energia e aplicar o SEO, que vai ajudar muito quando começar suas estratégias pagas.

Quando usar SEM

Há 2 casos em que indicamos começar com um forte investimento em SEM: um site que já tem SEO forte e em andamento ou quem lançou um portal recentemente e quer resultados rápidos. Certamente, começar com um investimento alto em mídia paga vai ajudar a melhorar o tráfego rapidamente e trazer mais frutos.

Só tome cuidado, pois o SEM não é uma estratégia de longo prazo. Ele precisa de investimentos constantes para manter o posicionamento do site. Assim que você parar de pagar os boletos do Google Ads, o portal dependerá única e exclusivamente do SEO para se manter em boas posições nas buscas.

Por isso, recomendamos muito trabalhar com SEO e SEM como aliados. Manter seu site bem posicionado organicamente e na mídia paga é a melhor forma de conseguir vender mais online!

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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