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Marketing de Busca: o que é e como implementar

Marketing de Busca

O Marketing de Busca é um dos braços mais importantes do marketing digital, sendo considerado como a espinha dorsal.

Por isso, é necessário conhecê-lo para melhor posicionar a sua empresa na internet.

Continue por aqui e entenda o que é Marketing de Busca e como você pode usá-lo a seu favor!

O que é Marketing de Busca?

Além de entender o que é o Marketing de Busca, é importante contextualizá-lo no marketing digital, dentro de uma empresa.

Parte desse entendimento passa por entender a que se presta o Marketing de Busca.

Seu objetivo é fazer um site aparecer mais e primeiro nos campos de busca. Para isso, usam-se técnicas para otimização dos sites ou anúncios pagos em buscadores, como o Google.

Isso porque, dessa exposição vem um número maior de acessos ao site. Gerando assim um tráfego de pessoas interessadas nos seus serviços e, consequentemente, potenciais clientes.

Agora vamos explicar sobre os tipos de Marketing de Busca.

Busca orgânica

Essa é uma das mais usadas, entretanto essa ferramenta de Marketing de Busca se mostra um pouco trabalhosa para iniciantes.

Ela lida com os resultados apresentados pelo Google e outros buscadores, de acordo com a sua relevância.

Aqui são empregadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Anúncios

São os links patrocinados. Esses são pagos, usando ferramentas como o Google Ads e aparecem indicados como tal no topo das buscas.

É importante dizer que cada uma dessas categorias possui as suas técnicas para implementação e a sua finalidade, em estratégias de marketing digital.

Assim, não devemos dizer que uma é mais importante ou melhor que outra.

Dessa maneira, busca-se aumentar a visibilidade de um site com a combinação dessas duas modalidades de Marketing de Busca.

Como integrar a estratégia do Marketing de Busca?

Conforme visto anteriormente, é importante que as duas formas de Marketing de rede caminhem lado a lado. Assim, os resultados apresentados por uma vão potencializar aqueles apresentados por outra.

Por outro lado, não fazer isso, vai, fatalmente, impedir que você explore ao máximo cada uma delas.

Isso pois, tanto o SEO quanto os links patrocinados, trabalham com a escolha de palavras-chaves adequadas para que seu site esteja entre os primeiros resultados.

Para isso, a página passa por um processo de otimização.

Esse processo nos fornece informações que serão usadas tanto para definir as estratégias de SEO, quanto as de anúncios. E cada uma pode gerar mais dados para serem consumidos pela outra.

Além disso, esse alinhamento é importante não só para que você apareça nos primeiros resultados do Google. Mas também na hora que um cliente em potencial fizer a busca adequada aos seus serviços.

Otimizando sua estratégia através do SEO

A maioria das otimizações acerca do SEO são realizadas diretamente no seu site.

Para que você otimize a sua estratégia de Marketing de Busca, usando o SEO, o primeiro passo é entender quem é o seu cliente. A melhor forma de fazer isso é com a elaboração de uma persona.

Em segundo lugar, você precisa descobrir quais são as palavras-chaves mais usadas por ela.

Esses termos devem ser aqueles que, obrigatoriamente, precisam estar em seu conteúdo. Assim, seu site ganhará maior relevância junto ao seu público.

Entretanto, bons conteúdos não garantem que o seu site apareça entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca. Para isso, precisa-se trabalhar alguns aspectos do próprio site. Veja abaixo:

URL

Uma URL é o endereço da sua página. Deve-se evitar URLs geradas automaticamente. Isso pois estas podem apresentar letras e números aleatórios e isso acaba por dificultar a sua leitura.

Uma das coisas que ajudam na visibilidade do site são URLs menores, que informam com clareza sobre o conteúdo. De preferência, com a palavra-chave inclusa nelas.

Meta Descrição

Quando realizamos uma busca, os links, geralmente, são acompanhados de um pequeno texto. Se estamos falando dos primeiros resultados, isso aparece em todos eles.

Esses textos descritivos e curtos são as meta-descrições. Mesmo que ele não seja, diretamente, crucial para que seu site apareça entre os primeiros, ele chama a atenção da audiência.

Design

Os algoritmos de busca prezam, sempre, pela melhor experiência do usuário. Assim, um bom design é fundamental.

E um bom design precisa permitir que o usuário encontre o que procura rapidamente. Seja em computadores ou dispositivos móveis.

Conteúdo

Outro item considerado pelos algoritmos é que o seu texto precisa ser aprofundado no assunto que se pretende tratar.

Para isso, deve-se, novamente, pesquisar o que a sua persona busca e criar conteúdos diferenciados, que a agradem.

Isso, além de colocá-lo entre os primeiros resultados, vai construir a sua autoridade no tema.

Marketing de Busca como referência

Você já deve ter percebido a importância do Marketing de Busca para posicionar a sua marca na internet, certo?

Para que sua empresa se destaque, usando essa ferramenta, é fundamental a geração de conteúdo relevante para os seus clientes.

As palavras-chaves devem ser trabalhadas no texto como um todo, visando melhores retornos tanto através de SEO, quanto dos links patrocinados. Assim, todo dinheiro e tempo investidos garantem maiores resultados em menor tempo.

Dessa forma, a tendência é que o Marketing de Busca seja um dos segmentos do marketing digital que mais cresçam num futuro próximo.

Por isso, existe a necessidade de que ele esteja incluso nas estratégias de marketing digital de toda empresa que não deseja ficar para trás em um ambiente on-line.

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Dennis BarretoAuthor posts

Dennis Barreto é Cofundador da Site Bem Feito, Agência Digital em São Paulo focada em pequenas e médias empresas. Formado em Marketing. Possui vasta experiência em Vendas B2B e é especialista em Inbound Marketing certificado pela Resultados Digitais.

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