Marketing Digital

O que é e como gerar um Lead Qualificado?

4 min de leitura

Entender o que é um lead qualificado e descobrir como gerá-lo definitivamente fará toda a diferença para o seu negócio, e não estamos exagerando ao afirmar isso.

No decorrer da leitura a seguir, por sinal, você conseguirá compreender no que se baseia essa afirmação: não deixe de ler tudo com máxima atenção! 

O que é um lead qualificado?

Antes de mais nada, é preciso que você entenda que um lead qualificado, por si só, é visto no marketing digital como uma pessoa que já mostrou interesse nos serviços ou produtos de uma empresa.

Já o lead qualificado é, como o próprio termo sugere, aquela pessoa que, já tendo demonstrado esse interesse, possui ainda mais chances de realizar uma compra e de fato se tornar cliente da marca.

Por que esse tipo de lead qualificado é tão importante?

Ou seja: estamos falando de contatos que são de extrema importância dentro das estratégias de marketing digital e de vendas de qualquer negócio.

Aliás…

Explicando de forma ainda mais simples:

Sabe aqueles contatos que seu time comercial têm, que vieram de campanhas de Google Ads e entraram em contato via WhatsApp, por exemplo?

Pois eles são nada menos que leads qualificados!

Adequação à LGPD para landing pages: entenda aqui qual a sua importância

Mas, claro: é importante que você e sua equipe “façam a lição de casa”, de modo a estimular a compra, pois nem sempre ela irá acontecer de imediato e/ou com facilidade. 

Como gerar lead qualificado para o seu negócio

Eis uma grande verdade: quanto mais lead qualificado você tiver, mais irá conseguir vender para as pessoas certas! Logo, é importante, também, que aprenda a gerá-los e atraí-los.

Para isso, muitas dicas podem ser seguidas.

Por exemplo:

Faça a segmentação do seu público

Sim: tudo começa com a boa e velha segmentação de público, sendo que ela, na verdade, é indispensável para inúmeros processos dentro da sua empresa.

Você precisa saber para quem quer vender, não é mesmo?

Então, se ainda não riscou essa tarefa da sua lista, a fim de identificar as personas do seu negócio, é hora de reservar um tempo para trabalhá-la.

Escolha os dados que deseja “colher”

Quanto mais informações você conseguir dos seus leads, melhor, o que inclui:

  • Nome;
  • Número de telefone e/ou WhatsApp;
  • E-mail;
  • Empresa na qual trabalha;
  • Faixa de renda;
  • Cargo que ocupa.

Mas, será que sua equipe comercial realmente precisa de tudo isso para construir uma proposta?

Leia também: O que é vendas online? Confira aqui um guia completo para iniciantes

Reflita a respeito, de modo a focar seus esforços, e seus formulários de captura, no que será mais certeiro para as suas estratégias.

Crie e disponibilize bons materiais

Você provavelmente já ouviu falar em e-books, tutoriais e infográficos, por exemplo, e agora chegou a hora de utilizar esses e outros materiais a favor das suas vendas!

Não esqueça, porém, que eles precisam ajudar a sanar uma dor ou dúvida do seu público, tendo um bom apelo nesse sentido, pois apenas um bom design de capa não necessariamente será atrativo o suficiente.

Uma vez definido e criado o material, será preciso, também, construir uma boa landing page no qual ele ficará disponível para download. Download esse que acontecerá após o formulário acima citado ser preenchido.

Mas você não precisa restringir suas estratégias de geração de leads qualificados a pessoas baixando os materiais criados por sua equipe, sabia?

Que tal pensar em uma sequência de aulas ao vivo ou lives exclusivas?

Nesse caso, a captura em si acontecerá quando cada pessoa se inscrever para participar… São muitas possibilidades.

Utilize o remarketing como seu parceiro

Pode, sim, acontecer de algumas pessoas irem até o formulário de download ou até a página de inscrição de algo que seu time idealizou e simplesmente não adotar a ação sugerida no CTA.

Mas, calma, pois nem tudo está perdido!

O remarketing existe justamente para te ajudar nesse tipo de situação: ele irá impactar essas pessoas com sua marca novamente, de modo a, com a mensagem certa, incentivá-las a dar o próximo passo.

Tenha um site realmente profissional

Na lista de dicas que são importantes nesse contexto não podemos deixar de mencionar, por fim, a dica de ter um site profissional, para o qual o lead também poderá ser direcionado em casos de campanhas de anúncios no Google Ads ou no Meta Ads, por exemplo.

A partir do momento em que chegar ao seu site por meio desses canais, este lead se tornará ainda mais qualificado, podendo ser trabalhado pelo seu time comercial para, enfim, se tornar um cliente, ao realizar a compra de um produto ou de um serviço que você disponibiliza. 

E aqui vai outra afirmação:

Um site bem construído funciona praticamente como uma fábrica de bons leads!

Então, é mais do que importante escolher com muita atenção quem irá criar ou reformar esse espaço para a sua empresa na web.

Tem dúvidas sobre quem escolher, para te auxiliar nesse processo e otimizar suas vendas?

Leia o próximo tópico para saná-las de uma vez por todas! 

Conte com os serviço da Site Bem Feito para atrair lead qualificado e vender mais

Quando falamos de um site, estamos falando de um espaço que todo negócio que preza pelo profissionalismo precisa ter. Isso porque, além de ser uma “fábrica de leads”, ele também oferece mais autonomia, permitindo que você disponibilize as informações sobre a empresa em si da forma como julgar mais estratégica, ao mesmo tempo em que mostra para o seu público que você definitivamente não quer ocupar seu espaço no mercado de forma amadora.

Para que tudo isso possa acontecer, porém, o site em questão precisa ser construído de forma igualmente profissional, por uma empresa que seja especializada nesse tipo de demanda, como a Site Bem Feito.

Inclusive, sabia que, além da criação de sites, também oferecemos outros serviços, como o tráfego pago, que é primordial na hora de deixar sua marca visível para o público certo?

Conheça agora mesmo mais detalhes sobre o nosso trabalho: entre em contato pelo WhatsApp, converse com a nossa equipe e descubra, sem nenhum compromisso, tudo o que podemos fazer para que a chegada dos leads qualificados em seu negócio seja constante.

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