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GA4: O Google Analytics vai mudar e sua empresa precisa estar atenta a isso

4 min de leitura

Não há como negar: qualquer pessoa que tenha uma empresa atualmente, e que tenha construído um site para ela, precisa estar por dentro de tudo o que diz respeito à manutenção desse espaço na web, de modo geral, o que inevitavelmente inclui o Google Analytics e, consequentemente, o GA4.

Aliás: o GA4, especificamente, tem tirado o sono de muitas pessoas já há alguns anos, quando a gigante de tecnologia Google anunciou que mudanças estariam por vir.

E, de fato, tais mudanças vieram: embora já tenha uma data para começar a funcionar de forma definitiva em todas as contas, o GA4 tem sido implementado de forma gradual, por quem já tinha interesse prévio em desfrutar de seus benefícios.

Há, por outro lado, quem prefira aguardar até a data limite, que é logo no primeiro dia de julho, em 2023. Embora quem pague para ter uma conta no Google Analytics 360 possa esperar até o dia 1 de outubro do mesmo ano para a migração.

Mas, de modo geral, existe também quem nem saiba que tal mudança será necessária.

Isso é muito comum, por sinal, quando as empresas criam seus sites internamente, sem que tenham um especialista em análises para cuidar da manutenção de suas empresas online. Ou seja: mesmo que o Google Analytics seja instalado, é comum que logo caia no esquecimento.

Mas, acredite: trata-se de um descuido que nenhuma empresa deveria ter, e no decorrer da leitura a seguir nós explicamos o motivo. 

Afinal, para que serve o Google Analytics

Antes de voltar à questão do GA4 e do porquê ele será adotado de forma global, é importante relembrarmos do que se trata o Google Analytics de modo geral.

E a explicação para isso não poderia ser mais simples.

O Google Analytics, ou somente GA, nada mais é do que um dos muitos serviços gratuitos que o Google oferece para quem utiliza uma conta atrelada a ele.

Trata-se de uma ferramenta espetacular que, uma vez instalada dentro de um site, permite que seu administrador consiga ter acesso a informações de extrema importância, como número de visitas dentro de determinado período e locais de onde tais visitas vieram (de qual país ou cidade, por exemplo).

Logo, não deixa de ser algo fundamental para o meio corporativo como um todo, e é justamente por isso que, ao decidir usar o GA, qualquer empresa deve realmente levar essa decisão a sério, ficando de olho nas análises e métricas sempre que possível.

Vale frisar, claro, que desde que foi criado, esse serviço passou por alterações, de modo a sempre oferecer o melhor para os seus usuários.

E é por isso que a atual versão com a qual todo o meio digital está acostumado, chamada de Universal Analytics, está com seus dias contados, e dentro de poucas semanas dará lugar oficialmente ao GA4 (Google Analytics 4). 

O que muda com a chegada do GA4

O GA4 chegou como uma versão muito mais inteligente do Google Analytics e, agora, estará muito mais focado no usuário em si, por exemplo.

Com ele, portanto, as empresas que utilizam essa ferramenta em seus sites poderão perceber mudanças consideráveis nas análises feitas.

Por exemplo:

Maior privacidade para os usuários propriamente ditos

Esqueça o uso de cookies para coletar dados de todas as pessoas que visitam seu site. Pois, com o Google Analytics 4, o aprendizado de máquina levará a um modelamento inteligente de dados, sendo que nem mesmo os IPs precisam ser armazenados nessa versão.

Essa atualização do GA também é muito mais amigável à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja: de modo geral: a privacidade dos visitantes estará assegurada.

Análise de mais de uma plataforma ao mesmo tempo

Você sabia que o Google Analytics pode ser usado não só em sites, mas também em aplicativos?

E agora, com o GA4 chegando definitivamente ao mercado, analisar o comportamento de cada usuário dentro desses dois canais distintos será muito mais fácil.

Ah, e aqui vai outra novidade surpreendente: nesta nova versão, o GA passará a ficar integrado diretamente ao Google Ads, o que também facilita as análises para determinar como e quando as campanhas de publicidade devem ocorrer, por exemplo.

Tecnologia muito mais avançada

O aprendizado de máquina, citado anteriormente, é totalmente baseado em Inteligência Artificial e, além de manter os dados dos usuários mais seguros, também oferece diversos insights, a partir do comportamento dos visitantes.

Você poderá saber, por exemplo, qual produto tem chance de ser mais procurado dentro de uma semana, de modo a preparar devidamente seu estoque. 

Por que é importante que seu site esteja conectado com o GA4

Com base nas informações acima, fica nítido o quão é importante que o site da sua empresa esteja devidamente conectado ao Google Analytics 4.

Afinal, essa conexão será essencial na hora de tomar decisões mais certeiras para o seu negócio e aumentar suas vendas de forma inteligente. As novas exigências do mercado, em relação aos dados que as pessoas disponibilizam na internet, também são respeitadas por essa nova versão, o que é já é “meio caminho andado” para você e sua equipe.

E, por fim, temos o motivo mais importante: o Universal Analytics com o qual o seu site está ligado atualmente simplesmente deixará de existir no decorrer de 2023. Então, quanto antes for feita a migração, melhor! 

Como a Site Bem Feito pode te ajudar nesse sentido

E então, preparado para levar o site de sua empresa para uma atualização tecnológica impactante, e que te ajudará a mensurar resultados de forma muito mais eficaz?

Se sim, dê agora mesmo o primeiro passo!

Nós, da Site Bem Feito, sabemos o quanto esse processo de migração e de análises pode demandar tempo, e é por isso que oferecemos esse serviço para empresas de todo o país.

Com a nossa ajuda, você poderá focar em inúmeros detalhes de sua empresa, enquanto nós cuidamos de toda a performance do seu site, incluindo a mensuração de dados e o recolhimento de todos os insights poderosos que essa iniciativa pode proporcionar.

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