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Como saber se meu site precisa de atualização

4 min de leitura

Como saber se meu site precisa de atualização? Primeiramente, essa é uma pergunta que muitos empreendedores têm nos feito atualmente.

Principalmente, porque nos dias atuais, a internet deixou de ser segunda opção para busca de novos clientes.

Por isso, aquelas empresas que ainda não tinha um site começaram rapidamente a procurar uma agência de criação de sites.

Além disso, aqueles que já possuíam um site, perceberam que, devido a velocidade das mudanças da tecnologia, é preciso ter uma manutenção de sites constante.

Estatísticas do uso da internet no Brasil

Se você está empenhado em como saber se meu site precisa de atualização, o ideal é entender antes alguns dados sobre a internet.

Veja algumas estatísticas do uso da Internet no Brasil:

  • Somos o terceiro país no mundo que passa mais tempo na internet.
  • Somos 204 milhões de pessoas no país. Sendo que, 54% são de usuários ativos de internet.
  • 39% do total da população brasileira já está conectada via dispositivos móveis.
  • Os brasileiros ainda compram mais via desktop: 36% da população compraram pelo menos um item via computador, contra 15% que adquiriram bens via mobile.

Então, percebe a importância de ter um site para a sua empresa?

Por isso, nesse artigo, quero compartilhar com você porque é imprescindível ter um site atualizado.

E mais, quais são os 3 passos que considero essenciais, para fazer uma análise correta se seu site e responder definitivamente a pergunta: Como saber se meu site precisa de atualização.

Como saber se meu site precisa de atualização?

Como saber se meu site precisa de atualização

1 – Otimização SEO do site

O 1º passo, de grande importância, tem a ver com um acrônimo chamado SEO, que significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Site numa tradução livre para o português.

E o que isso faz? Basicamente, ele “estrutura” o seu site para ficar mais amigável para os mecanismos de busca, como o do Google por exemplo.

Entretanto, existe uma engenharia na configuração de elementos (tags) por detrás de cada pagina de um site que “ajudam” esses motores de busca a localizar a sua página mais facilmente e a colocá-lo em um dos primeiros lugares no ranking.

E, por se tratar de algo tão importante, hoje em dia, ser achado por seu público antes do seu concorrente, se tornou vital.

Por isso, aconselhamos a contratação de profissionais qualificados em SEO para o desenvolvimento ou atualização do seu site.

Acima de tudo, a Agência Site Bem Feito possui uma equipe qualificada e busca sempre a excelência em SEO.

2 – Identidade visual

Cores e identidade da sua marca

O 2º passo, dos 3 passos essenciais para como saber se meu site precisa de atualização, é quanto às características visuais de seu site.

Por exemplo, como está a identidade visual? Sim, seu site deve ser bonito, moderno e com a cara da sua empresa.

Mas não só isso, a logomarca, precisa representar a sua história e as páginas do site, devem seguir uma identidade visual coerente do começo ao fim.

Layout do site

E o layout? Você gosta do que vê? É agradável aos seus olhos? Você acredita que a forma como está apresentado tem a ver com o seu negócio?

Uma coisa que levo muito em consideração ao configurar o layout de um site, é se todas as informações estão claras e dispostas de forma simples e objetiva.

Chamadas para ação no site

Além disso, se há botões (calls to action), que ajudam visitantes a encontrar soluções oferecidas por empresa em poucos cliques.

Por isso, seu site deve ser desenvolvido para que as pessoas possam contatá-lo e identificar seu endereço com facilidade.

3 – Usabilidade

Velocidade de carregamento do site

O 3º passo, é quanto à usabilidade. Como está a velocidade de carregamento do seu site? Ou, seja, ele é leve? Quantos segundos ele demora para carregar?

É de extrema importância medir isso em tempos como os de hoje, nos quais os usuários trocam de site com muita facilidade.

É preciso cativar as pessoas, e a demora no carregamento pode atrapalhar, levando a atenção do usuário para outro site.

Um estudo feito em 2011 por Geoff Kenyon mostrou que:

  • se o site carrega em 5 segundos, ele é mais rápido que 25% dos sites web;
  • carregando em 2,9 segundos, ele é mais rápido que 50% dos sites web;
  • e se carrega em 0,8 segundos, ele é mais rápido que 94% dos sites web;
  • se ele carrega em 1,7 segundos, ele é mais rápido que 75% dos sites web;

Uma das ferramentas que sempre utilizamos para testar a velocidade de carregamento é o GT Metrix.

Como resultado, você terá a analise e sugestões de melhorias no desempenho do seu site.

Consequentemente, ela nos permite sempre poder avaliar e melhorar a usabilidade dos sites que criamos.

4 – Sites com design responsivo

No entanto, outra coisa sobre a usabilidade, diz respeito a tecnologia responsiva.

Até porque quase todos sabem, que os sites antigos, geralmente, não funcionam no celular. E quando funcionam, a resolução é péssima.

Certamente, isso acontece porque não foram projetados para usar no celular, já que há alguns anos atrás as pessoas precisavam de um computador quando iam conectar a internet.

Com essa mudança de comportamento, mais de 50% dos consumidores tomam a decisão de compra navegando do seu próprio celular.

Por outro lado, se seu site não funciona no celular, mais de metade do seu público não o encontrará na internet.

Nesse caso, a solução é reprojetar seu site com a tecnologia ou design responsivo.

Em outras palavras, um site responsivo é aquele que se adequa a qualquer tela, seja smartphones, tablets ou netbooks.

Em suma, sites responsivos são, basicamente, sites que se encaixam perfeitamente em sua área de visualização, e são ideais para qualquer tipo de dispositivo, incluindo o celular.

Conclusão: como saber se meu site precisa de atualização

Como saber se meu site precisa de atualização

Portanto, qualquer empresa que pretende ter boa presença digital e conquistar clientes na internet, deve-se fazer as perguntas:

  1. Meu site pode ser achado no Google, entre os primeiros lugares?
  2. O layout do meu site está alinhado com a identidade visual da minha empresa?
  3. Meu site foi pensado para oferecer uma boa experiência aos usuários?

Enfim, se a resposta para essas perguntas for sim, você está no caminho certo em pensar em uma atualização.

Se for não, com certeza essa é uma boa hora de começar a pensar na estratégia de reformulação do seu site.

Se você tem ainda alguma dúvida a respeito de atualização de sites, entre em contato conosco.

Enquanto isso, aproveite para pedir uma análise gratuita em nossa ferramenta de diagnóstico de site.

Posteriormente, enviaremos o resultado direto em seu e-mail.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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