Segundo o Kinsta, pelo menos 40% dos sites publicados utilizam o WordPress. Ou seja, quase metade das aplicações no mundo são sites ou blog em WordPress.
Isso porque ele oferece diversas ferramentas para otimizar páginas, muita facilidade para manusear e navegabilidade bastante intuitiva.
Então, se você quer investir no marketing digital da sua marca, que tal considerar um blog em WordPress?
O que é o WordPress?
WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite criar e gerenciar websites e blogs de forma simples e intuitiva. Ele foi desenvolvido utilizando a linguagem PHP e hoje, é um dos CMS mais populares do mundo.
Com o WordPress, é possível criar qualquer tipo de site, desde um simples blog até uma complexa loja virtual. Além disso, ele também oferece inúmeros recursos para personalização e extensões para adicionar novas funcionalidades.
Resumidamente, essa plataforma de gestão de conteúdo pode tornar seu portal mais rápido, simples de usar e repleto de assuntos interessantes.
Por isso, preparamos esse artigo com informações, dicas e um tutorial completo para aprender a compartilhar os seus materiais. Continue lendo e domine esse instrumento.
Passo a passo para publicar no blog em WordPress
Certamente, ter um site bem feito é importante para qualquer tipo de negócio.
Além disso, uma das melhores decisões é elaborar e adotar estratégias que sejam multifunções: escrever, editar, postar, otimizar, programar, excluir. Dessa forma, você economiza recursos, mas ainda garante resultados.
O WordPress é um exemplo, já que seu resultado final é um texto pronto para ser lido e muito bem posicionado nos buscadores.
Abaixo, listamos na sequência todas as etapas necessárias para organizar e atualizar suas páginas internas, principalmente o blog.
1 – Acesse seu painel como administrador
Se essa for a primeira vez que você entra na plataforma, talvez não saiba encontrar a área de publicações.
Para isso, digite na barra de endereços o link do seu site seguido de “/wp-admin”. Por exemplo, seusite.com/wp-admin. Na tela que abrir, coloque login e senha, que foram definidos antes.
Se o portal foi criado por outra pessoa, peça esses dados ao responsável. Mas se foi você e não se lembra, recupere-os rapidamente na opção “Esqueci minha senha”.
2 – Crie um novo post
Todas as seções e configurações do blog em WordPress estão listados na barra lateral esquerda: páginas, posts, comentários, mídias etc.
Então, clique em “Posts” e em “Adicionar novo”, que abrirá uma nova tela, pronta para criar uma publicação.
A própria ferramenta já tem campos específicos para as partes do material, como título, meta descrição, URL personalizada, texto e palavra-chave.
3 – Preencha o conteúdo
Antes de tudo, sua matéria precisa de um título. Por isso, crie um que seja relacionado ao assunto, interessante e chamativo, e digite-o no local indicado.
Como o WordPress possui um editor de texto muito completo, é possível alterar a fonte e seus estilos durante a escrita. Algumas opções para dar mais destaque são negrito, itálico, sublinhado, tachado etc.
Além disso, você consegue dividir o artigo em subtítulos e blocos de citação, de preferência com menos de 300 palavras. Dessa forma, o Google reconhece a palavra-chave em foco e deixa seu trabalho mais relevante nos resultados.
Se achar necessário, insira um subtópico para quebrar os “blocos” e deixá-los mais legíveis nos buscadores. Ainda, dá para preencher subtítulos, meta descrições e URL no começo ou fim da criação.
4 – Inclua mídias diferentes
Para ficar mais explicativo e ter um SEO bem ajustado, é atraente ter imagens ou vídeos. Isso porque o Google identifica os atributos alt de fotos, que você muda facilmente quando coloca no blog em WordPress.
Mas lembre-se de inserir imagens que sejam querentes para os leitores do post. Afinal, essas imagens servem para ajudar o melhor entendimento do conteúdo.
Mas lembre-se de inserir imagens que sejam querentes para os leitores do post…
Lembre-se de usar um formato adequado para a web, que não prejudique a velocidade do site. Caso precise, existem plug-ins internos, como o EWWW Image Optimizer, que realizam essa conversão.
5 – Use categorias e tags
Através dos filtros no menu da lateral direita, o usuário encontrará o texto que procura em menus de navegação ou na barra de pesquisa.
Então, seja objetivo e escolha no máximo duas categorias e poucas tags. Como há um limite, números altos não ajudarão seu artigo a ser mais visualizado e só deixa a página mais bagunçada, prejudicando a experiência.
6 – Crie um resumo do post
Antes de publicar, você pode escrever um resumo. Embora seja opcional, é interessante planejá-los com cuidado, pois os visitantes precisarão gostar dele para ler a matéria na íntegra.
Por isso, simplifique ao máximo e coloque um CTA, como “Leia agora”, para cativar os cliques.
7 – Publique ou agende o post
Para postar no blog em WordPress, confira se todos os campos estão preenchidos e o conteúdo está otimizado. No canto superior direito, há as opções “Agendar”, “Salvar como rascunho” e “Publicar agora”.
Por exemplo, se estiver desenvolvendo em uma estratégia e programando no site, agende, com data e horário para entrar no ar. Por outro lado, para pausar durante a redação ou edição, salve como rascunho e retome quando puder em “Todos os posts”.
Ainda, dá para compartilhar seu texto imediatamente, assim que terminar de escrever e configurar.
8 – Defina a imagem destacada para o artigo
Não se esqueça de adicionar a “imagem destacada” que será a imagem principal do seu post. Geralmente ela fica no topo do seu post, para ajudar o leitor a entender do que se trata o artigo, gerar curiosidade e incentivá-lo a ler o conteúdo.
Comece seu blog em WordPress
De maneira simples e rápida, com um Blog em WordPress você divulga sua marca ou projeto e conquista seu espaço na internet. Então, não hesite para começar!
Claro que o sucesso não acontece da noite para o dia. Será preciso ter consistência em suas publicações, sejam elas semanais ou mensais. O mais importante é que sua audiência saiba que você não vai sumir e que frequentemente encontrarão novos conteúdos em seu blog.
Portanto, ter um blog em WordPress é super simples. E na verdade, ele foi criado para ser realmente fácil de utilizar. Sem precisar programar e nem entender de tecnologia.
Sendo assim, basta começar a usar WordPress e logo você ficará fera nisso. Costumo dizer que na hora de configurar seu blog em WordPress você perceber que está muito difícil, é bem provável que esteja fazendo algo errado. Porque é fácil mesmo.
Me conta nos comentários como está sendo sua experiência com WordPress!