O número de clientes em potencial para o seu negócio é imenso, e estão todos na internet só esperando para conhecer seu produto ou serviço. Mas para que isso aconteça, o Marketing Digital deve ser o seu grande aliado. E mais ainda, é preciso adotar as estratégias certas para atrair e conquistar clientes. E é aí que entra o trabalho da automação de marketing.
É ela que ajuda as empresa a atingirem seus potenciais clientes em grande escala, porém de forma personalizada.
Se interessou e quer saber mais sobre a automação de marketing e principalmente como começar a implementá-la na sua empresa? Acompanhe então este artigo.
Boa leitura e claro, bons negócios!
O que é automação de marketing
Automação de marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para atuar em grande escala, aumentando assim os resultados de uma empresa.
Com ela é possível identificar, acompanhar e atuar de forma personalizada, melhorando o relacionamento com seu público e, consequentemente, as vendas.
Quando falamos em estratégias de Marketing Digital, estamos falando de uma série de atividades e processos necessários para trazer o resultado esperado. E quanto maior a empresa, maior o número de contatos e dados que devem ser gerados e trabalhados.
Por isso, é essencial que a empresa possa contar com a automação de marketing. Dessa forma, pode reduzir o trabalho manual, aumentar a eficiência da equipe da área de marketing e diminuir o tempo gasto com cada tarefa.
Com a automação de marketing é possível, entre outras coisas:
- agendar postagens nas mídias sociais;
- disparar e-mails específicos de acordo com dados ou ações realizadas pelos contatos;
- avaliar quais contatos estão realmente interessados e prontos para conversar com a equipe de vendas;
- mensurar os resultados das campanhas.
Como iniciar um trabalho de automação de marketing
Interessante, não? Mas agora é preciso saber por onde começar o trabalho de automação de marketing da sua empresa.
Então, veja a seguir:
1. Defina as estratégias e métricas
A primeira coisa que deve ser feita para iniciar um trabalho de automação de marketing é definir quais serão os objetivos, estratégias e métricas para a avaliação dos resultados.
Será preciso também, definir quem você quer atingir e como.
2. Escolha uma plataforma de automação de marketing de acordo com os seus objetivos
Existem diversas plataformas disponíveis no mercado. Na hora de escolher, prefira aquela que seja mais completa e integrada.
Algumas das plataformas de automação de marketing mais usadas são:
- RD Station
- Hubspot
- Leadlovers
- Sendinblue
- Active Campaing
- Fleeg
- Infusionsoft
- Mautic
- Mailchimp
A plataforma de automação de marketing mais completa é a RD Station, pois ela é eficiente para realizar as seguintes tarefas:
- envio de e-mail marketing;
- gerenciamento de conteúdo;
- análise de SEO;
- criação de fluxos;
- criação de landing pages.
3. Estabeleça quais elementos irão determinar e classificar o lead
A partir das características do perfil, tais como profissão ou idade, por exemplo, deve-se definir se um lead está apto ou não para entrar no fluxo de nutrição.
E também o tipo de material responsável por nutri-lo.
4. Defina como será feita a interação e qual conteúdo será oferecido em cada uma das etapas de compra
É preciso definir o que irá ser feito: e-mail, contato por meio das redes sociais ou personalizar as propriedades do software em cada etapa, até o momento final da compra.
Defina também, que tipo de conteúdo será enviado em uma sequência lógica que faça com que o lead avance no processo de compra.
5. Implemente o fluxo de nutrição
Defina as regras e a periodicidade de interação com os leads.
6. Meça a eficiência do processo e faça melhorias se for necessário
Use as métricas já definidas anteriormente para medir a efetividade das ações e, caso seja necessário, tome providências para ajustar o desempenho da sua campanha de marketing.
Dicas para ter sucesso com a automação de marketing
- A automação de marketing deve ser útil ao seu cliente: entregue conteúdo relevante e crie assim um relacionamento de valor com seu cliente ou potencial cliente. Isso faz mais efeito que qualquer discurso de vendedor.
- Não pressione o seu lead: se você pressiona seus clientes com e-mails pesados, provavelmente irá perdê-los.
- A automação de marketing deve fazer parte de uma estratégia maior de inbound marketing: ela é apenas uma ferramenta no processo e não vai substituir a estratégia global de atração e nutrição de leads.
- Dê suporte para que o cliente faça outras compras, além da primeira: o trabalho do marketing não termina depois da primeira venda, é preciso continuar se comunicando com o cliente.
Por fim, não hesite em procurar a ajuda de quem entende.
Se tudo isso parece complicado demais para você, procure um profissional ou Agência de Marketing Digital para te orientar, como a Site Bem Feito.
Assim, você não perde as milhares de oportunidades de negócio que estão na internet!