Se você deseja vender mais utilizando a internet, com certeza saber o que é Google ADS e como utilizá-lo será muito importante para sua empresa.
O Google Ads, antigamente chamado de Google Adwords, é uma das principais ferramentas de publicidade na internet, gerando resultados para as empresas nas campanhas do Marketing de Conteúdo.
O sistema de publicidade é feito a partir de algoritmos que calculam o Custo por Clique (CPC) ou Custo por Mil Impressões (CPM).
Ou seja, ambos são visualizados em páginas de pesquisas relacionadas às palavras-chave pesquisadas em formato de link.
Independente do orçamento do anunciante, a plataforma consegue estabelecer de uma maneira mais assertiva e segmentada.
Para se ter uma ideia, a receita publicitária do Google Ads, em 2016, foi de U$79 bilhões de dólares.
A plataforma de anúncios do Facebook que ficou em segundo lugar, por exemplo, está bem atrás com U$26 bilhões.
O que é Google ADS e como ele funciona?
O Google Ads é uma ferramenta de anúncios simples, funcional e intuitiva!
Alías, esta plataforma – se bem utilizada – pode se tornar um grande aliado em sua estratégia de marketing digital e vendas.
Para entender o que é Google ADS e como funciona essa plataforma, é necessário entender duas coisas fundamentais: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.
Além disso, vale ressaltar a importância de aumentar as chances de conseguir bons resultados. E principalmente, as funcionalidades de criação e publicação dos anúncios.
Toda vez que um usuário faz uma pesquisa no Google, o Adwords realiza um leilão pela palavra-chave pesquisada. Isso determina quais anúncios, e em qual ordem os resultados da busca serão exibidos (SERP).
Os anúncios são classificados juntamente com outros anunciantes, baseando-se na classificação do anúncio (AD Rank), que é determinado segundo o lance máximo de CPC e Índice de Qualidade.
Resumindo, independente do lance do anunciante que esteja abaixo de você, caso o seu Índice de Qualidade seja maior, sua classificação será melhor que a dele.
Tipos de anúncios do Google ADS
Agora que você já entendeu o que é Google ADS e como essa ferramenta é poderosa para trazer mais vendas para sua empresa, vamos mostrar os tipos de anúncios e como cada um funciona na prática.
Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa é composta pelos resultados de busca do Google e de sites parceiros de busca, como UOL, Terra e sites menores que contam com mecanismos de busca internos, e fazem parte da rede de afiliados, como o Google AdSense.
Ao usar a Rede de Pesquisa, os anúncios são exibidos em áreas de destaques nas páginas de buscas – normalmente nas 4 primeiras posições.
Já para as palavras-chave de alta concorrência, também nas últimas 3 posições.
Além disso, a principal vantagem de anunciar na Rede de Pesquisa é que os anúncios são segmentados, isto é, exibidos somente para pessoas interessadas no produto/serviço.
Isto faz com que aumente a chance de receber um clique!
Rede de Display
A Rede de Display é composta por milhares de sites de diversos segmentos e sites específicos do Google, como Gmail, Blogger, Youtube, entre outros.
Além do mais a rede também inclui sites e aplicativos para dispositivos móveis!
Com a Rede de Display, o anunciante pode atingir uma extensa gama de clientes através da exibição de anúncios com diversos formatos:
- texto;
- gráfico;
- rich;
- media;
- vídeos.
Portanto, colocar esses anúncios para pessoas com muitos interesses e em todos os funis de venda é relevante para a venda do produto.
Por fim, é possível acompanhar os resultados durante o processo, assim como na Rede de Pesquisa.
Pelo Google Shopping
Ao anunciar um produto no Google Shopping é necessário enviar os dados dos produtos para o Google Merchant Center, utilizando um feed de dados.
É comum enviar um arquivo XML com todas as especificações dos produtos.
Após fornecer as informações, o Adwords poderá criar anúncios, que serão exibidos na Rede de Pesquisa e de Display.
Vale ressaltar que esse tipo de anúncio se difere dos outros, haja vista que conterá:
- foto do produto;
- preço;
- nome do produto;
- além de outras informações essenciais.
Essa ação faz com que o resultado seja mais direcionado e os leads mais qualificados, já que o cliente tem a informação nas mãos.
Youtube
O Youtube é a plataforma de vídeos mais usada no mundo, com mais de um bilhão de usuários.
Em todos os vídeos é comum você ter que esperar um anúncio terminar para ver um vídeo do seu interesse.
Nele, o anunciante consegue segmentar o seu produto/serviço, levando em conta:
- idade;
- sexo;
- local;
- interesse do usuário;
- entre outras opções.
Gmail
No Gmail, os anúncios costumam ficar expostos na parte superior das pastas da interface do Gmail “Promoções” ou “Social”.
Isto facilita o desenvolvimento dos anúncios para alcançar o público-alvo, destacando entre os 25, 50 ou 100 e-mails na caixa de entrada.
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Aproveite hoje mesmo para colocar em prática o que você aprendeu. Afinal, não basta aprender o que é Google ADS, mas perder a chance de explorar todo o potencial que ele tem para impulsionar o seu negócio.
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