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Gestão de Mídias Sociais: Etapas Essenciais

4 min de leitura

Hoje, falaremos um pouco mais sobre alguns processos, (planejamento, produção de conteúdo e monitoramento de resultados) e como cuidar da gestão de mídias sociais.

Então, confira algumas dicas que podem ser úteis para você aplicar.

A importância de gerenciar as mídias sociais

Foi-se o tempo em que estar presentes nas redes sociais era um diferencial para algumas empresas.

Hoje, cada vez mais empresas criam perfis sociais para aproximar-se do cliente. E, consequentemente, não perder para a concorrência.

Além disso, o modo como cada empresa enxerga o valor dessas ferramentas influencia a estratégica da gestão de mídias sociais.

Não é simples definir qual tipo de conteúdo será publicado no começo, se terá uma abordagem mais formal ou não, com qual frequência os posts devem ser publicados, quais métricas analisar e etc.

Por outro lado, uma vez que isso é definido, fica mais fácil realizar o planejamento.

Quais redes sociais devo utilizar

Em geral, não existe uma receita de qual rede social é mais lucrativa ou traz mais retorno ao investimento.

Hoje, as redes sociais mais utilizadas por empresas são: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e Pinterest.

Para se ter uma ideia mais exata de qual rede social deve usar, é preciso saber em qual delas o seu público está presente. A partir disso, você escolhe quais serão mais úteis para o seu negócio.

Cada rede social tem a sua característica, por exemplo, o Linkedin é mais usado para o contato com profissionais.

O Pinterest e o Instagram tem uma característica mais visual e informal.

O Youtube é uma plataforma importante em relação a produção de conteúdos feitos em vídeo.

Já o Facebook e o Twitter podem servir como estratégia a partir de alguma notícia relevante.

Como fazer a gestão das redes sociais 

No início é normal ter uma dificuldade maior, até pelo fato de estar conhecendo a cada dia o seu público e seus interesses.

Portanto, a partir de testes e analises, é possível ver quais redes sociais podem trazer mais retorno e quais podem deixar de ser usadas.

Agora que você já sabe qual e como o seu público as redes sociais, é preciso entender como realizar a gestão das redes sociais.

Estratégias

Existem diversos benefícios que podem estar ligados à sua estratégia, como divulgação da marca, vendas, educar através da produção de conteúdo e ser um canal de comunicação com os clientes, por exemplo.

Desenvolver a parte estratégica é fundamental para garantir que a campanha de marketing seja um sucesso.

Isso ajudará na realização das suas metas de marketing.

Após decidir quais redes sociais serão utilizadas em seu negócio, é necessário responder algumas questões para o desenvolvimento do gerenciamento da sua rede social:

  • Que tipo de conteúdo seus seguidores mais gostam?
  • Com que frequência você responde a perguntas e avaliações feitas em sua página?
  • Você pretende realizar usar concursos e sorteios para atrair o seu público?

É importante ressaltar que a estratégia pode variar de acordo com o tempo.

Produção de Conteúdo

Esse tema exige que você conheça o seu público!

Numa rede onde todos tem o direito de publicar conteúdos, não basta publicar conteúdos bons, você terá que ser excelente!

Este é o diferencial.

Quanto mais conteúdo de qualidade você se propõe a criar e publicar, mais rápido você terá um retorno através de uma credibilidade e confiança com as pessoas que consomem o seu produto.

Procure saber qual tipo de conteúdo e tópicos atraem o seu público-alvo.

Desenvolver esses conteúdos de forma criativa é um ótimo indicativo, já que o seu público não fica refém de apenas um tipo de conteúdo.

Mensure os seus resultados

Como qualquer outro tipo de estratégia, é interessante acompanhar os resultados e avaliar o que está dando certo e o que não está.

Assim você determina o seu ROI (Retorno sobre o Investimento), decidindo qual o melhor recurso e identificando áreas que podem ser melhoradas.

Ao utilizar ferramentas como HootSuite, Hubspot e RD Station, você consegue avaliar os resultados a curto e a longo prazo.

Caso desconheça as ferramentas adequadas para realizar uma gestão de mídias sociais positiva, recomendamos que procure as ferramentas acima.

A interação com o público

Em tempos que as pessoas não se desconectam, as redes sociais são uma ótima plataforma para interagir com seu público.

Por isso, não há erro, a interação é fácil e prazerosa.

Então, não crie e nem use respostas rápidas e prontas, isso faz com que o público em geral se sinta desvalorizado.

É preciso tomar cuidado e ter responsabilidade pois você está criando um vínculo.

Além disso, tudo o que você diz fica gravado na internet, apagar somente piora a situação.

O objetivo dessa interação é fazer com que eles se sintam confortáveis, de tal modo que se sintam numa roda de amigos, e não lidando com uma empresa.

Agende os seus posts

Geralmente, lidar com um alto fluxo de postagens diariamente é exaustivo, seja para quem vai ler ou produzir.

É recomendável, investir numa plataforma de planejamento e gestão de mídias sociais para programar sem perder nenhum post.

Entretanto, é necessário verificar qual postagem vai ao ar no dia, principalmente para não passar nada despercebido.

Para isso, há aplicativos que você pode verificar e responder a qualquer feedback do seu público pelo celular.

Curtiu o post? Aproveite hoje mesmo para colocar em prática o que você aprendeu e visite nosso site! Lá você encontrará materiais muito interessantes sobre o assunto.

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