E-mail Marketing

Quais tipos de e-mail marketing devo usar?

3 min de leitura

Confira agora alguns tipos de e-mail marketing para você criar uma campanha poderosa e usar no relacionamento com seus clientes e sua base de leads.

O e-mail marketing é um dos canais mais importantes no Marketing Digital, sendo uma das principais ferramentas de relacionamento entre a sua empresa e seus clientes.

Através do e-mail marketing é possível enviar conteúdos relevantes, como: agradecimentos, lembretes, promoções, lançamentos e muito mais aos clientes.

Modelos de e-mail marketing mais utilizados

Primeiramente, antes de apresentar os tipos de e-mail marketing comumente utilizados, reforço uma dica muito importante na elaboração do mesmo: Utilize de preferência templates de e-mail marketing em HTML, pois são mais difíceis de serem bloqueados por firewalls e antispams, já que e-mails com uma única imagem tendem a ser classificados como spams.

A utilização de templates também é melhor, pois padroniza os e-mails e os deixam com um aspecto mais atrativo.

Quanto aos formatos dos e-mail marketing, listamos abaixo os 4 tipos e descrevemos as principais características bem como a sua finalidade:

E-mail promocional

O foco aqui é promover uma oferta, mas não necessariamente divulgando produtos e serviços, mas sim e-mails com conteúdos gratuitos, como um e-Book ou template.

A utilização de “Call-to-actions” faz parte deste modelo, pois funciona perfeitamente como uma chamada para ação, para baixar os materiais oferecidos.

E-mail informativo

E-mails informativos ou “Newsletters” são e-mails cujo o principal objetivo é informar o público sobre novidades, atualizações e destaques da sua empresa ou do seu segmento.

O conteúdo aqui é de extrema importância, assim como a utilização da logo marca da sua empresa com links para o seu site ou seu blog.

Para que os seus leitores estejam sempre conectados a sua marca deve-se enviar periodicamente um e-mail marketing informativo conforme as estratégias adotadas pela sua empresa.

E-mail Transacional

Simples e direto, assim podemos definir os emails transacionais, como uma resposta automática do sistema para uma ação ou transação realizada.

O foco aqui é apenas para confirmação, como por exemplo ao realizar um pedido o cliente recebe um email de confirmação do pedido ou para uma troca de senha e até mesmo para o recebimento de um material gratuito.

E-mail Comemorativos

Este sãos os e-mails enviados com o intuito de parabenizar um aniversariante, alguma conquista, premiações ou felicitações das mais diversas.

Sempre o envio destes e-mails têm que ser personalizados, podendo fazer um bom uso de imagens e gráficos, fazendo com que o destinatário se sinta lembrado pela sua empresa.

Em algumas campanhas, pode-se aproveitar a finalidade e ofertar descontos, cupons ou brindes, como por exemplo ao parabenizar o aniversário de alguém.

Diante disso, qual modelo devo utilizar?

Primeiramente defina, junto com a sua empresa ou equipe de marketing, para quem irá direcionar a sua campanha.

De preferência escolha trabalhar com a criação de personas, que reflitam as características e comportamento do seu público-alvo. Isso vai ajudar na hora de saber que tipo de conteúdo escrever para cada Persona.

E então, avalie qual modelo se encaixa melhor com a estratégia adotada e mão na massa.

Ainda tem dúvidas que tipos de e-mail marketing dão resultado?

Então, veja esses números do site Viver de Blog:

  • 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de e-mail;
  • 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de e-mails 6x ou mais todo dia;
  • Existem mais de 3 Bilhões de contas de e-mails criadas. (São 3x mais contas de e-mail do que todas as contas do Facebook + Twitter combinadas!);
  • Clientes que recebem uma newsletter por e-mail gastam 83% mais do que não cadastrados;
  • Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam o e-mail contra apenas 3% das redes sociais;
  • Em 2012 o e-mail marketing teve um impressionante ROI (Retorno Sobre Investimento) de 4000%.

Conclusão

Por fim, recomendamos que sua campanha de e-mail marketing seja feita levando em consideração que será um conjunto de ações, e não uma ação isolada, que trará sucesso a sua estratégia.

Ou seja, utilize vários tipos de e-mail marketing em suas campanhas, testando e fazendo melhorias nas que mais performam ao longo do tempo.

E para otimizar os resultados, você deve dar atenção a fatores como a escolha do modelo ideal, nutrição, segmentação e entregabilidade dos e-mails.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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