Ter um site com foco em conversão definitivamente é uma das melhores iniciativas que você pode adotar para vender muitos mais, por meio da internet.
Mas o que, afinal, é preciso para ter um site com foco em conversão?
Descubra no conteúdo abaixo e não deixe de seguir todas as dicas.
Para que serve um site, exatamente
Dentro de um contexto empresarial, ter um site é algo indispensável.
Afinal ele, entre outras coisas, “serve” para:
- Expor produtos e serviços;
- Informar seus visitantes;
- Contar a história da marca;
- Facilitar contatos e cadastros.
Isso sem citarmos o fato de que os sites são conhecidos por serem espaços próprios na internet.
Parece complicada esta afirmação, não é mesmo?
Mas, eis uma explicação para tornar o entendimento mais simples:
Ocorre que o site criado para sua empresa será realmente seu e terá os moldes que você julgar necessários para atender às necessidades da sua marca. Ao contrário das redes sociais que, mesmo permitindo a criação de diversos perfis e tendo funcionalidades interessantes, são uma espécie de “terreno emprestado” onde você precisa respeitar as regras, ao invés de criá-las.
E, claro: um site também tem a função de te ajudar a vender cada vez mais.
Para isso, porém, é preciso se atentar aos detalhes que fazem com que cada visitante se transforme em um cliente real.
Como ter um site com foco em conversão e vendas
Então, sem mais delongas, estas são as coisas que você deve fazer para criar um site com foco em conversão e vender como nunca:
1. Escolha um layout que seja responsivo para se ter um site com foco em conversão
Ter um site responsivo significa nada mais, nada menos, do que ter um site que abre perfeitamente nos mais diversos tipos de tela.
Transforme visitas em clientes: conheça aqui o papel da arquitetura de site na conversão
Ou seja: ele não ficará desconfigurado caso seja aberto em um celular ou tablet, por exemplo. E, uma vez que funcionará perfeitamente, não irá gerar no visitante o desejo de abandoná-lo, sendo assim um site com foco em conversão
2. Trabalhe o design de forma agradável
Dificilmente encontraremos alguém que visita um site visualmente confuso e bagunçado e se interessa em navegar por suas páginas a ponto de fazer uma compra, não é mesmo?
Portanto, se você almeja um site com foco em conversão, pense no design do seu site de modo a criá-lo da forma mais agradável, amigável e “limpa” possível. Lembre-se que o intuito é sempre facilitar a experiência do usuário, para que ele encontre mais rapidamente o que seja, e não atrapalhá-la.
3. Facilite a navegação como um todo
Ainda no quesito experiência do usuário e design, é preciso ir além da parte estética e, também, pensar nos menus e botões que irão compor a experiência de navegação.
Esta iniciativa é necessária para que o visitante consiga, em poucos cliques, chegar às informações que busca, inclusive no que diz respeito a preços e taxas de entrega, por exemplo.
Acredite: facilitar a experiência de navegação irá contribuir muito para que cada vez mais vendas aconteçam!
4. Exponha seus produtos e serviços da forma certa
Coloque-se no lugar das pessoas que compõem seu público-alvo e reflita por um momento: você compraria algo que está “mal apresentado”, por mais que precise deste item?
Bem… A resposta para essa pergunta certamente é negativa, o que apenas reforça a importância de apresentar corretamente o que está sendo vendido.
Os produtos, por exemplo, devem ser acompanhados de textos descritivos e serem representados por fotos fiéis. Lembrando que todas as fotos utilizadas no site precisam ter tamanhos adequados, de modo que não prejudique o tempo de carregamento das páginas do mesmo.
E por falar em textos…
5. Não deixe de trabalhar o SEO em suas páginas para ter um site com foco em conversão
Adotar estratégias de SEO significa adotar estratégias que farão com que sua empresa apareça nos resultados de busca do Google, por exemplo, sempre que as pessoas digitarem termos específicos.
Logo, se sua intenção é realmente ter um site com foco em conversão de vendas, elas precisam estar presentes em todos os textos desenvolvidos.
Tudo funciona de uma maneira muito simples:
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Quanto mais foco em SEO seu site tiver, mais ele irá aparecer nos resultados das buscas e ser considerado relevante também para os usuários. Usuários esses que acabarão gerando mais cliques e, uma vez dentro do site em si, terão ainda mais probabilidade de fechar uma compra.
6. Apresente provas sociais
Que tal destinar um espaço específico (ou espaços específicos) dentro do site para expor depoimentos e avaliações positivas feitos por quem já comprou da sua empresa?
Estas provas sociais possuem um poder imenso de conversão, sabia?
E você pode obtê-las por meio de uma estratégia de pós-vendas, incluindo o simples ato de enviar uma mensagem ou e-mail para os clientes pedindo que avaliem não só o que compraram, mas também a experiência de compra como um todo.
7. Facilite o contato
Mesmo que o seu site tenha foco em conversão, pode ser que a venda não aconteça rapidamente pelo fato de os usuários ficarem com algum tipo de dúvidas. Por isso, é de suma importância que existam diversos canais de contato com sua equipe de atendimento: quanto mais rápido cada dúvida for sanada, mais vendas serão finalizadas.
Mesmo que exista uma página com um formulário de contato, portanto, não deixe de disponibilizar também um telefone, um e-mail e um número de WhatsApp.
Site Bem Feito: onde sites que realmente vendem são criados
Outra dica que simplesmente não podemos deixar de dar é a dica de não cuidar da criação deste site por conta própria, uma vez que existem empresas especializadas que irão cuidar desta tarefa de forma mais rápida e realmente profissional.
A agência Site Bem Feito, por exemplo, é especialista nesse tipo de solução, e diariamente cria sites com foco em conversão de vendas para empresas dos mais diversos tamanhos e nichos.
Além disso, indo muito além da criação em si, nossa equipe cuida de toda a manutenção e otimização de cada site criado, para que os resultados obtidos por meio de cada um deles sejam sempre excelentes!
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