Marketing Digital

Orkut está de volta? Saiba tudo sobre o possível retorno desta rede social

4 min de leitura

Não há quem, nos últimos meses, não tenha ouvido falar no possível retorno do Orkut. E você certamente é uma dessas pessoas.

O assunto ganhou muito espaço nas redes sociais e levantou questionamentos sobre o que realmente podemos esperar em relação a essa rede social.

Quais são as possíveis respostas?

Siga na leitura deste artigo até o final, para encontrá-las.

Do que se trata o Orkut?

Antes, porém, é importante relembrarmos do que se trata essa rede social. Afinal, pode ser que você não tenha chegado a conhecê-la, ou pode não se lembrar muito bem dela.

Eis um rápido resumo:

O Orkut era, no início dos anos 2000, uma verdadeira febre entre pessoas do mundo todo. Um espaço divertido e, certamente, a primeira rede social a realmente “bombar” no Brasil, surpreendendo até mesmo seu criador, Orkut Buyukkokten, que tinha somente os Estados Unidos como alvo.

As comunidades, como a lendária “Eu Odeio Acordar Cedo”, os scraps e o amado Buddy Poke faziam com que perdêssemos horas no site. Porém, cerca de uma década depois, toda essa alegria chegava ao fim, deixando muitos “órfãos” por aqui.

O motivo de seu possível retorno ter sido recebido tão bem

Não é de se admirar que o comunicado feito em abril deste ano (2022) pelo próprio criador dessa rede social fosse despertar um pouco de alegria, considerando que, no fundo, o retorno do Orkut é algo que todos nós desejamos.

O sentimento de nostalgia foi imediato. Porém, é muito importante prestarmos atenção às entrelinhas.

Antes de seguirmos, por sinal, que tal você conhecer o comunicado oficial? Ele está disponível no domínio oficial: www.orkut.com.

O que o comunicado diz

Esse comunicado, que ainda pode ser lido por quem deseja refletir a respeito, ressalta, entre outras coisas:

  •         O fato de o Orkut ter sido um local sem desinformação e ódio;
  •         O fato de, atualmente, não termos um local desse tipo na internet, no qual podemos criar conexões reais com outras pessoas;
  •         A importância de termos ferramentas online que não nos dividam;
  •         A “promessa” da construção de algo novo.

E é justamente nesse último ponto que muitas pessoas focaram, acreditando que o Orkut, reformulado ou não, voltará a qualquer momento.

Mas será que é realmente isso que o comunicado quis dizer?

Nós, da Site Bem Feito, já fizemos algumas reflexões, e as disponibilizamos a seguir:

Em nenhum momento existe uma promessa real de retorno do Orkut

Orkut Buyukkokten diz que está construindo algo novo, mas em nenhum momento diz claramente do que se trata.

Logo, existem diversas possibilidades em aberto.

Há, porém, a promessa de algo novo

Ainda não sabemos o que está por vir.

Porém, com base no que foi escrito no comunicado, é possível prever que a novidade será pautada na preocupação de criar um espaço online que seja mais “limpo”, pautado no respeito e nas conexões reais.

A “sacada” utilizada por Orkut foi um exemplo de marketing bem feito

Pode ser que você não tenha reparado, em uma primeira leitura, mas o texto do comunicado mexeu diretamente em uma “dor” das pessoas, prendendo a atenção imediatamente.

Ao final, ainda foi deixado um espaço para que quem quiser receber as novidades em primeira mão coloque seu e-mail. Ou seja: Orkut gerou curiosidade e conseguiu construir um mailing forte, que poderá ser trabalhado posteriormente, conforme as novidades forem surgindo.

Um olhar que somente quem entende de marketing poderia ter, não é mesmo?

orkut

O que você pode fazer, como pessoa que tem uma marca e uma empresa

No cenário de incerteza, o melhor que se tem a fazer é ficar de olho nos próximos comunicados e nas novidades prometidas. O primeiro passo que você pode dar, portanto, é se inscrever no campo deixado ao final do comunicado.

E o segundo passo é, sem dúvidas, continuar adotando as iniciativas necessárias para o fortalecimento da sua marca, sem criar grandes expectativas em relação a uma possível nova rede social, ou em relação ao retorno do Orkut nos seus moldes tradicionais.

Não porque as novidades possam ser desanimadoras, mas sim porque elas podem não ser necessariamente o que você está esperando.

Lembre-se: a preocupação do fundador do antigo Orkut é de fato com as conexões reais e com a questão social, e em nenhum momento ele dá a entender que, surgindo uma nova rede social, ela terá espaço para empresas e seus anúncios, por exemplo.

É comum que empresários criem esse tipo de expectativa, como se fosse surgir um novo espaço para se conectar com seus clientes e atrair mais vendas, como ocorre no Instagram e no Facebook, mas não sabemos se isso está ou não prestes a acontecer.

O que você pode e deve fazer, então, é investir na divulgação e no fortalecimento de sua marca de modos mais tradicionais, o que inclui, entre outras coisas:

A importância de ter um site bem feito para sua empresa

Principalmente em uma época com tantas redes sociais disponíveis, não é raro encontrar empresários que dispensam a criação de um site, por acreditarem que essa iniciativa será um gasto e não trará resultado no tempo esperado.

Trata-se, porém, de um investimento muito importante, que agrega credibilidade ao seu negócio.

A criação de um site representa a construção de um espaço só seu. Espaço esse que não dependerá dos algoritmos para ter sucesso.

Há, ainda, a grande vantagem de ter, junto ao seu site, um blog para disponibilizar conteúdos relevantes sobre o seu negócio e o seu mercado e, assim, gerar autoridade junto à sua audiência.

E então, que tal começar a pensar na criação do seu próprio site hoje mesmo?

Estar nas redes sociais realmente é importante. Mas, assim como o Orkut, todas elas também podem deixar de existir em algum momento. E, quando chegar essa hora, sairá na frente quem já tem seu próprio espaço construído.

Entre em contato com a Site Bem Feito para conversar com o nosso time e descobrir tudo o que podemos fazer para que seu site seja um sucesso!

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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