Comprar lista de e-mails é uma prática ainda muito usada no marketing digital, e mesmo não sendo recomendada, algumas pessoas seguem com esse hábito com a ilusão de ser mais fácil do que começar uma lista do zero.
Alguns tentam justificar-se dizendo: “tenho uma lista de e-mail tão grande que não tem como pelo menos algumas pessoas abrirem e acabarem se interessando”, mas não é bem assim que funciona.
O grande problema de comprar lista de e-mails, é que isso pode prejudicar a imagem da sua empresa, pois ela pode será vista como spammer.
Veja nessa matéria três motivos sobre o por que comprar lista de e-mails pode levar a sua estratégia direto para o buraco!
Quem não te conhece verá os e-mails como spam
Como se sente quando uma empresa de empréstimos (que você não conhece) te liga no meio do dia e oferece um valor que está “disponível” pra você? Não sente uma certa sensação de invasão?
Acontece a mesma coisa com o e-mail marketing.
Quando usamos uma lista fria, os destinatários não sabem como sua empresa conseguiu o e-mail deles. Isso consecutivamente, causa uma péssima sensação, já que precisamos lidar diariamente com o excesso de informações chegando a todo momento, como e-mails, Facebook, Skype, WhatsApp, SMS, etc.
Com isso, qualquer mensagem não autorizada se torna mais uma interrupção, causando um incômodo.
Apenas isso, já traz uma influência negativa nos resultados.
Além disso, os serviços de e-mail estão ficando mais inteligentes. Por isso, há uma boa chance de muitos usuários marcarem sua mensagem como SPAM e, ao fazerem isso, a reputação da sua empresa será prejudicada.
Assim, os próximos envios de e-mail terão uma grande possibilidade de cair direto na caixa de SPAM, e até mesmo as pessoas que gostariam de receber mensagens da sua empresa, não receberão.
Listas de e-mail compradas geralmente são de péssima qualidade
Contatos de uma lista de e-mails comprada, em geral, tem uma qualidade muito ruim.
Primeiro porque, as pessoas dessa lista já devem ter recebido diversos e-mails de outras empresas que também compraram a lista. Se for esse o caso, a chance é bem grande de seu e-mail não ser visto no meio de vários outros ou até mesmo ser marcado como SPAM.
Em segundo lugar, geralmente, essas listas têm muitos e-mails que foram desativados ou não existem.
Então, quando você envia um e-mail, os serviços de disparo já identificam o “erro” e interpretam como um sinal que a lista não está atual ou que não foi construída com qualidade.
Resultado: sua empresa vai para grupos rotulados com de baixa reputação e, nos próximos disparos, o serviço usará uma infraestrutura que já está “queimada”.
Outra coisa a considerar, é que a lista pode estar desalinhada com público-alvo.
Para “engordar” a lista e tentar fazer ela valer mais, são incluídos todos os tipos de e-mail e acabam entrando perfis que não possuem qualquer relação com o negócio da sua empresa.
Serviços de e-mail com boa reputação não irão autorizar o envio
Conforme falamos nos dois tópicos anteriores, comprar lista de e-mails gera taxas de marcação de SPAM e de erros de entrega muito altas, o que prejudica a reputação do servidor de envio.
Sabendo disso, os serviços de e-mail proíbem a importação de listas compradas, procurando garantir sua reputação e qualidade na entregabilidade.
Portanto, de duas uma: ou o serviço não vai autorizar o envio, ou então autoriza tudo.
Mas, em função de permitir esse envio, seus servidores já devem ter uma reputação ruim com os provedores de e-mail e, assim, terão uma entregabilidade muito baixa.
E tem mais…
Há quem acredite que possa burlar as ferramentas de e-mail, afirmando que tem uma lista própria e não comprada.
Mas, os bons serviços de e-mail marketing têm mecanismos próprios para identificar se isso é verdade ou não.
Assim, o envio de e-mail é feito aos poucos, em pequenos lotes, e com resultados ruins a campanha é interrompida.
Então, como conseguir contatos sem comprar lista de e-mails?
Essa é uma ótima pergunta, que merece um artigo detalhado sobre o assunto!
Você pode fazer isso gerando conteúdo de qualidade e oferecendo e-books com conteúdos mais aprofundados para sua audiência, por exemplo.
E acima de tudo, considere não comprar lista de e-mails de forma nenhuma e opte sempre por criar sua própria lista de e-mails.
Ainda que dê um mais de trabalho criar sua própria lista de contatos, no final os resultados das suas campanhas de e-mail marketing vão valer a pena.