Está em dúvida sobre a importância da criação de loja virtual para a sua empresa? Este artigo é para você.
A verdade é que durante a pandemia as vendas on-line tiveram um aumento considerável e, ao que tudo indica, esse modelo de negócio continuará aquecido. Os dados definitivamente não mentem!
Para que se tenha ideia, o setor de vendas do mercado online brasileiro cresceu 20,56% em janeiro de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do indicador MCC-ENET.
Entendeu sobre o que estamos falando? Então, continue sua leitura até o fim que trouxemos algumas informações relevantes sobre loja virtual. Boa leitura!
Afinal, o que é uma loja virtual?
Toda loja virtual é, basicamente, um site de e-commerce com as seguintes categorias:
- Catálogo de produtos
- Carrinho de compras virtual com diversas opções de pagamento on-line
- Sistema de buscas de produtos que o consumidor deseja
- Interface intuitiva de comunicação entre estabelecimento e consumidor
- Recursos para personalização (front-end e/ou back-end)
Além disso, ela ainda possui um modelo único de negócio e cultura organizacional que melhor atende às necessidades de todos os envolvidos no processo.
Por último, uma loja virtual também deve ter um ótimo sistema de logística e segurança, automação de marketing, fácil integração com o mobile e aplicativos.
Para ser melhor gerenciado, o ideal é que tudo esteja conectado à uma plataforma de e-commerce. Dito isso, vamos ao passo a passo da criação de loja virtual.
6 passos para criação de loja virtual
A criação de loja virtual não é um bicho de sete cabeças, tendo como base dicas relevantes, não tenha dúvidas de que será ainda mais fácil. Tome nota!
Defina um investimento a criação de loja virtual
Assim como você precisou determinar um valor para dar início ao seu negócio, abrir uma loja virtual segue a mesma premissa. Atente-se aos principais quesitos:
- Quais produtos serão disponibilizados no on-line;
- Defina uma estrutura de vendas;
- Os meios de entrega e a logística;
- Estratégias de marketing.
Além disso, para não passar por apuros com as finanças, divida o que considera como montante inicial em 12 partes, para garantir pelo menos um ano de negócios.
É totalmente normal que a primeira seja a maior, mas, cuidado, caso sobre, nada de gastar sem critérios. Se tiver muitas dúvidas, hoje em dia, existem diversos cursos sobre planejamento financeiro e estruturação de loja virtual.
2. Regularize a sua loja virtual
Uma loja virtual, assim como a física, também precisa estar devidamente regularizada.
Então, se você está começando agora, o ideal é que obtenha o registro de Microempreendedor Individual, MEI, solicitado no site oficial da prefeitura da sua cidade.
Isso irá garantir os seus direitos trabalhistas, trabalhar em conformidade com a lei, emitir notas fiscais, entre outros. Vale dizer que tudo isso de forma fácil e barata!
3. Atente-se à legislação para a criação de loja virtual
É um erro achar que a burocracia irá acabar assim que criar o seu CNPJ. O importante é estar atento, também, à legislação que rege o seu tipo de empreendimento.
Existem inúmeras legislações que regulamentam o funcionamento de uma loja virtual e o relacionamento com o cliente. Além disso, ainda existem leis específicas para o comércio on-line como, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor e a Lei do E-commerce.
4. Escolha plataforma completa
Uma das pautas que envolve a criação de loja virtual é, também, a escolha de uma plataforma completa e robusta. Lembre-se que é por meio dela que você irá controlar suas vendas e expor sua marca na internet.
Considere todas as funcionalidades e características referentes às plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. Leve em consideração:
- O cadastro e inclusão de produtos;
- Gerenciamento de preços e estoque;
- Disponibilidade de formas de pagamento;
- Sistematização de entregas;
- Segurança e sigilo das informações pessoais dos visitantes, não se esqueça da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Hoje, você poderá encontrar três tipos de plataforma no mercado. Confira!
Gratuitas (open source)
Apesar de oferecerem diversas opções de personalização, sua manutenção é mais difícil e ainda apresentam mais instabilidade.
Pagas
A cada venda realizada, será necessário pagar uma pequena porcentagem e a personalização é reduzida. Um dos pontos positivos, é que essas plataformas são seguras para você e seus clientes.
Próprias
As plataformas próprias são, sem dúvidas, as mais vantajosas. Permitem que você personalize de acordo com suas necessidades, basicamente, suas regras.
O único ponto de atenção é que podem exigir uma equipe especializada para gerenciá-las. Se souber pesquisar, irá encontrar uma que se encaixe no seu orçamento.
5. Escolha as formas de pagamento para sua loja virtual
Você sabe que quanto mais formas de pagamento sua loja virtual oferecer aos clientes, mais aumenta suas chances de vendas. Mas, mais do que isso, essa escolha também diz respeito à segurança das transações.
No mercado existem várias tecnologias e empresas de pagamentos. Aqui, estar atento às principais diferenças entre gateways, subadquirentes e PSPs para escolher qual atende seu modelo de negócio.
6. Elabore seu modelo de entregas
Todo cliente gosta de entrega rápida, segura e prática. Esse detalhe faz parte da criação de loja virtual e, claro, vai ajudar você a construir uma marca sólida.
Por isso, saiba como construir uma boa rede de parceiros: dos fornecedores à logística responsável pela entrega.
Agora, ao terminar de ler este artigo, certamente você já conhece todas as etapas que envolvem a criação de loja virtual, certo? À primeira vista, pode parecer complicado e trabalhoso, mas, contando com as ajudas certas, rapidinho, verá que não é bem isso.
Então, aproveite nossas dicas e sucesso para a sua mais nova loja virtual!
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