Otimização SEO

Ranqueamento Orgânico de Site: Vale a Pena Investir Nesta Estratégia?

3 min de leitura

Um dos maiores desejos de todo negócio ou profissional é aparecer nas primeiras posições do Google sem precisar pagar por isso. Ou seja, conseguir um bom ranqueamento orgânico.

Este é um um desejo justificável, pois estar no topo das páginas consolida a presença da marca e do seu negócio online.

Para entender melhor todas essas vantagens e fazer seu site decolar sem depender de anúncios pagos, leia o texto que preparamos.

A importância do ranqueamento orgânico

Esta é a forma de atrair visitantes para seu site usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a principal estratégia para elaborar e implementar corretamente o marketing de conteúdo.

Assim, conteúdos do seu site passam a encabeçar os resultados de busca na internet.

Praticamente, a internet funciona à base de buscadores. Redes sociais e outros sites acabam levando os usuários a outras páginas, mas os buscadores são a forma mais prática e segura de encontrar o que procuramos.

Por isso, estar bem posicionado neles é essencial para o seu negócio.

Qualquer empresa que tenha como objetivos crescer e se manter competitiva no mercado deve investir algum tempo em estratégias de marketing que tragam mais tráfego orgânico. Com isso, vem mais credibilidade e engajamento com seu público-alvo.

Ranqueamento orgânico x anúncios pagos

Certamente, anúncios pagos em plataformas como o Google Ads são excelentes quando a meta é promover o acesso rápido ao seu site. É fundamental, porém, manter o controle do orçamento para não extrapolar nos gastos com o uso da mídia paga. Além disso, você terá gastos com a produção de conteúdo, ferramentas para a promoção dos links, etc.

Nesse sentido, a maior vantagem do ranqueamento orgânico é seu baixo custo envolvido. Usando as técnicas corretas de SEO, você terá ótimos resultados sem qualquer custo adicional.

Por outro lado, será necessário investir indiretamente na contratação de redatores, ferramentas de SEO e manutenção do site.

Você também vai precisar de paciência, pois os resultados costumam demorar um pouco.

Como conseguir um bom posicionamento orgânico nos buscadores?

Saiba algumas dicas para aumentar as chances de o seu site aparecer nas primeiras posições de qualquer buscador da internet.

Conheça seu público

Se quiser que seu negócio prospere, conheça muito bem seu público. Caso contrário, qualquer estratégia de marketing não vai funcionar, por melhor que seja.

Então, faça pesquisas e observe o comportamento e o perfil da sua clientela. Por exemplo, dados demográficos (sexo, idade, local de residência, profissão, raça etc), gostos pessoais, hábitos.

Com todas as informações em mãos, trace suas estratégias e pense em conteúdos relevantes para esse público.

Se você tem uma loja de roupas infantis, seu público-alvo são mães e pais de crianças, certo? Assim, compartilhe conteúdos sobre educação, saúde e alimentação infantil.

Faça marketing de conteúdo

Conhecendo sua clientela, é hora de fornecer informações relevantes. Crie conteúdos originais e atrativos que demonstrem os valores da sua marca e como ela é autoridade no mercado em que atua.

Algumas opções são blog, e-books, vídeos e podcasts.

Use as palavras certas

Para um ranqueamento orgânico, é importante usar em toda a sua comunicação as palavras-chave certas, que façam referência ao seu produto ou serviço.

Existem diversas ferramentas interessantes que podem te ajudar. Pesquise com calma e escolha as palavras mais adequadas para atrair audiência para seu site ou blog.

Aposte nas redes sociais

Elas também interferem nos resultados do tráfego, trazendo cliques e acessos “gratuitos” para seu site, já que não envolve um custo direto.

Ou seja, quanto mais acessos, melhor será a posição do seu site ou blog nos buscadores.

Facebook, Twitter, Instagram e outras redes são os locais onde os internautas passam muito tempo em busca de conteúdo novo. Por isso, ao apostar nelas você pode ter certeza de que sua marca alcançará um público ainda maior.

Divulgue seus conteúdos

Não adianta produzir um ótimo conteúdo para seu público e não divulgá-lo! Por esse motivo, é fundamental distribui-lo nas redes sociais, em portais, entre influenciadores digitais e outras autoridades do seu nicho, e-mail marketing etc.

Só dessa maneira você fará com que mais pessoas acessem seu site ou blog. E como falamos acima, quanto mais acessos, mais pontos positivos para suas páginas, que podem subir de posição nos resultados das buscas e conseguir um excelente ranqueamento orgânico.

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