CRM e Vendas

Como Participar de uma Licitação? Conheça Cada Etapa

3 min de leitura

Quer Participar de uma Licitação e fechar um bom contrato com a Administração Pública? Sim? Mas você acha que é um processo complicado e demorado?

Bem, a Licitação Pública é realmente um processo cheio de detalhes, mas nada que não possa ser aprendido. Por isso, vamos te mostrar neste artigo como Participar de uma Licitação.

Acompanhe e bons negócios!

A licitação pública

A Licitação, como já falamos aqui no blog, é um processo administrativo que tem por objetivo garantir a igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Público.

Ela está disciplinada na Lei 8.666 de 1993 e é essa lei que  estabelece os critérios objetivos de seleção das propostas de contratação mais vantajosas para o Poder Público.

Por meio da Licitação é escolhida uma empresa que será contratada para fornecer o produto ou serviço que a Administração Pública esteja precisando, de maneira que ela obtenha maiores vantagens no que diz respeito ao preço e qualidade dos produtos e/ou serviços.

A Licitação está intimamente ligada aos bons hábitos da Administração Pública, por isso, deve observar os seguintes princípios: Moralidade, Impessoalidade, Isonomia ou Igualdade,  Legalidade, Probidade, Publicidade, Celeridade, entre outros.

Como participar de uma licitação: passo a passo

1. Edital

Tudo começar com a leitura cuidadosa do edital. Ele é o documento que dá início ao processo licitatório e é fundamental conhecê-lo muito bem se você pretende participar dele.

Nele é possível encontrar todas as informações sobre a Licitação: prazos,data,local e horário da abertura do certame, necessidades do licitante, objeto, condições e documentos necessários para participar dela.

O edital é um documento grande e que possui uma quantidade enorme de informações, termos técnicos, cláusulas, requisitos, etc.

2. Habilitação e classificação

Esta é uma etapa importante, pois é classificatória. Se a empresa não cumprir as regras estabelecidas no edital, ela estará automaticamente eliminada da disputa.

Portanto, é preciso ficar atento aos critérios para a Participação na Licitação, do contrário você pode acabar descumprindo os requisitos e condições impostas pela Administração Pública.

É fundamental garantir que a empresa possua qualificação técnica e econômico-financeira para cumprir a proposta e se está com tudo em dia para Participar da Licitação.

3. Documentação e cadastros

Outro detalhe responsável pela eliminação de muitas empresas é a falta dos documentos necessários e não se iluda, são muitos, muitos mesmo os documentos necessários.

Assim, preste muita atenção nos prazos de validade das certidões, assinaturas essenciais, carimbos, etc.

E atenção! Os cadastros são outro detalhe importante. Existe o SICAF, que é o cadastro único federal, mas ele não é válido para a atuação das empresas em licitações dos governos estaduais ou municipais, por exemplo. Assim, fique de olho e tenha em mãos tudo que será preciso.

4. Regularidade fiscal

É impossível fechar qualquer negócios com a Administração Pública se a empresa não estiver em dia com seus impostos.

5. Pontualidade

A abertura das sessões da Licitação estão todas previstas no edital com indicação de local, data e horário. Não é possível participar do processo licitatório sem estar presente nesse momento.

Portanto, para Participar de uma Licitação, a pontualidade é fundamental.

6. Apresentação das propostas

Esta é uma etapa que é diferente, dependendo do tipo de Licitação (concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão, pregão presencial ou eletrônico).

Mas isso é o que menos importa. Você deve se preocupar em formular uma proposta que funcione bem para você e que também atenda ao edital.

7. Assinatura do contrato

Se você cumpriu todos os requisitos do edital, entregou os documentos necessários, participou das sessões e apresentou a melhor proposta, você ganhou a Licitação e o próximo passo é assinar o contrato.

Assinado o contrato, começa a prestação de serviços que deve ser feita de acordo com todos os prazos e condições estabelecidas entre as partes.

Cumprindo tudo certinho e entregando o que foi combinado você estará apto a participar de uma nova Licitação e fechar muitos outros contratos vantajosos.

Gostou?

Quer saber mais sobre como Participar de uma Licitação Pública e ser também um parceiro do governo?

Então não perca mais tempo, entre em contato, conheça este curso sobre como trabalhar com Licitação, do nosso parceiro Ricardo Dantas .

E, por fim, para mais dicas como essa, continue seguindo o nosso blog.

99 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
CRM e Vendas

Como vender online por meio de uma loja virtual

8 min de leitura
Saber como vender online, tendo uma loja virtual, é o primeiro passo para que você comece a verdadeiramente lucrar por meio da…
CRM e Vendas

Como Vender Mais Através de um Site Bem Feito

7 min de leitura
Nos dias de hoje, em um mercado competitivo, é essencial buscar estratégias de como vender mais. Nesse sentido, um site bem feito…
CRM e Vendas

Marketing B2B: Como vender seus serviços

3 min de leitura
Independentemente de seu porte e sua área de atuação, empresas que querem resultados precisam aplicar estratégias para o marketing B2B.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *