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Como Criar um Blog de Sucesso

4 min de leitura

Com os últimos acontecimentos no mundo, saber como criar um blog de sucesso, pode ser a diferença para sobrevivência ou não do seu negócio.

Não importa se você trabalha numa grande indústria, se vende produtos ou serviços, ou é apenas um profissional autônomo.

E o pior, quem era resistente ao mundo digital se viu obrigado a trabalhar de forma remota e aprender mais desse universo digital.

Mas afinal, o que é um blog?

O blog é um site no qual os administradores publicam conteúdos como artigos e fotos. As publicações, ou postagens, são essenciais em estratégias de Marketing de Conteúdo, uma vertente muito importante do Marketing Digital.

Os blogs atraem muitos usuários devido à facilidade de administração, já que muitas plataformas dispensam a necessidade de conhecimentos em programação.

Quando surgiram, na década de 1990, eles funcionavam como uma espécie de diário virtual, em que os bloggers contavam aspectos sobre suas vidas. 

Entretanto, com o passar do tempo, as possibilidades se multiplicaram e até as empresas passaram a compor o universo dos blogs.

Basicamente, a partir dos anos 2000 as empresas passaram a notar mudanças comportamentais nos consumidores. 

Afinal, eles assumiram um papel ativo nos processos de compra. Isso valorizou a disseminação de informação e opiniões sobre produtos ou serviços antes de adquiri-los.

Por isso as empresas passaram a se dedicar à produção de conteúdos relevantes, informativos e de qualidade, como uma forma de se destacarem e garantirem presença online.

Como um blog de sucesso ajuda na estratégia de Marketing Digital?

Para entender a relevância da criar um blog de sucesso, basta imaginar a seguinte situação: uma pessoa interessada em iniciar uma academia de musculação completa procura sobre o tema na internet em busca de recomendações ou indicações. 

Hoje em dia as pessoas já estão mais do que acostumadas a pesquisarem na internet, especialmente nos momentos de dúvidas ou dificuldades, em busca da resolução de seus problemas.

Então, ela provavelmente escolherá um site que esteja posicionado entre os primeiros resultados do Google, por acreditar na credibilidade do ranqueamento. 

Ao entrar no blog, o ideal é que o visitante encontre as informações que procura e tenha uma boa experiência online. Desta forma, aumentam as chances de compras ou contratações.

Esse processo pode ser útil para empreendimentos de praticamente qualquer segmento de atuação, como uma empresa de blindagem de carros, por exemplo, ou até unidades comerciais ou fabris.

De maneira geral, é importante notar que os blogs agregam os seguintes benefícios para as empresas:

  • autoridade, com a demonstração de conhecimentos sobre um assunto;
  • visibilidade online, com bom posicionamento em mecanismos de buscas;
  • educação do público sobre a importância de um produto ou serviço;
  • processos de vendas simplificados, com contato frequente;
  • resultados permanentes em vendas e crescimento empresarial.

Em outras palavras, a criação de um blog atraente e rico em informações pode ser de grande valia para as empresas que desejam expandir os negócios e firmar a marca como especialista.

Passo a passo para criar um blog de sucesso

O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado em ações por meio das redes sociais, e-mail e, principalmente, blogs.

É válido ressaltar que os blogs dependem da criação e compartilhamento de conteúdos relevantes para a audiência. 

O objetivo é gerar interesse e criar um relacionamento com o público, baseado na confiança depositada nas informações.

Para isso, é preciso ter em mente alguns passos, visando a criação de um blog de sucesso. São eles:

  1. definir um objetivo para o blog e conteúdos publicados;
  2. planejar a produção de conteúdo, constantemente, seguindo as necessidades do público;
  3. escolher o domínio do blog, dentro do site institucional empresarial;
  4. escolher um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo);
  5. selecionar um fornecedor de hospedagem;
  6. fazer a instalação do blog, colocando-o para funcionar;
  7. instalar plugins e ferramentas de apoio;
  8. escolher um template adequado e customizá-lo para a empresa;
  9. produzir e divulgar materiais nas redes sociais e e-mail;
  10. acompanhar os resultados, com alterações para otimização.

O ideal é alimentar o blog constantemente com postagens de modo a atender às principais dúvidas, questionamentos e necessidades do público-alvo da empresa. 

Uma marmitaria pode investir em conteúdos sobre a qualidade na alimentação na empresa, por exemplo, mostrando como alcançar uma alimentação saudável mesmo com a rotina corrida.

Os conteúdos devem ser voltados para as diferentes etapas que os consumidores atravessam até a decisão de compra. 

Neste sentido, é válido elaborar conteúdos abordando todos os níveis de informação. Assim, tanto a pessoa que já conhece os serviços de inspeção de carros quanto aquela que não sabe para quê isso serve podem encontrar informações úteis.

Mais autoridade, visibilidade e negócios

Atualmente, a presença online é um dos principais recursos das empresas para conquistar novos consumidores e até mesmo manter os atuais. 

Ter um site com as informações da empresa é um investimento básico. Hoje os blogs funcionam como verdadeiras ferramentas para gerar autoridade e visibilidade.

Ao final, as recomendações podem ajudar na criação de um blog de sucesso.

Assim, as empresas que investem no Marketing de Conteúdo por meio dos blogs conseguem atrair mais clientes e se fortalecem em seus mercados de atuação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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