Hospedagem

Hospedagem de Sites: Como e Por Que?

3 Mins leu

Vamos explicar nesse post de uma forma bastante simples o que é hospedagem de sites, como e porque isso é feito.

Definição

Hospedagem de sites é o serviço de armazenamento de um site e disponibilização constante do seu conteúdo na internet.

Ou seja, o serviço de hospedagem deixará seu site visível a acessível para as pessoas 24 horas por dia em qualquer lugar do mundo.

Seu site precisa de um “lugar” para estar

Quando um site é criado, pega-se todo aquele conteúdo digital (geralmente produzido através de um código HTML), e coloca-se em um servidor de serviços de hospedagem, onde as pessoas irão acessá-lo.

Este servidor tem como objetivo “tornar” o seu site visível através de um endereço ou domínio, iniciado com www.
Enquanto não escolher um lugar apropriado para hospedar seu site, não será possível achar a página da sua empresa na internet.

Se alguém procurar no Google por exemplo, ela não será encontrada. E é para isso que serve o serviço de hospedagem de sites. Existe tanto a hospedagem gratuita, como a hospedagem paga. Para entender um pouco melhor sobre as diferenças entre as duas modalidades, clique aqui.

Como hospedar um site?

Antes mesmo de hospedar um site deve-se registrar o domínio do site. Por exemplo, a Site Bem Feito ao desenvolver a sua página, registrou o domínio na internet como: www.sitebemfeito.com.br.

O custo para o registro do domínio é baixo e é pago uma única vez por ano. O registro do domínio serve para que ninguém mais utilize aquele endereço além de você, como se fosse um registro de patentes.

Para ver se um domínio de seu interesse está disponível é só entrar nesse link.

Escolha a modalidade da hospedagem

Registrado o domínio, a segunda coisa a ser feita é definir qual modalidade será utilizada para hospedar o site da sua empresa. Se será a opção gratuita ou paga.

Para um melhor aproveitamento do seu site e busca de resultados utilizando as ferramentas do Marketing Digital, não aconselhamos o uso da modalidade gratuita de hospedagem, por ter uma série de limitações eu seu uso.

Um desses limites é referente ao tráfego diário do seu site, que permite uma quantidade máxima de visitação bastante limitada. Já indicamos acima um artigo onde explicamos melhor as diferenças entre estas modalidades.

Hospedagem paga e suas vantagens

Umas das vantagens da modalidade paga é permitir que você utilize contas de e-mails personalizados com seu nome e domínio (Ex.: seu_nome@seu_dominio.com.br).

Outros serviços ainda podem estar associados com seu plano de hospedagem, como por exemplo: banco de dados, construtor de sites, estatísticas de acesso, entre outros.

A publicação do seu site

Tendo escolhido a empresa que irá armazenar todo o conteúdo da página e seguindo o passo a passo de como transferir essas páginas para seus servidores, chegou a hora de publicar.

Cada empresa possui algumas peculiaridades tanto para enviar os dados para os seus servidores como também para publicar o site, ou seja, colocar no ar o endereço da sua página. Feito tudo isso, o seu site estará disponível em pouco tempo para os usuários.

Você pode migrar seu site de um serviço de hospedagem para outro

Algumas destas empresas tem um menu bem intuitivo para realizar estas tarefas, até mesmo alguns programas que facilitam a criação de páginas de internet diretamente do servidor deles.

Caso você já tenha desenvolvido em outro lugar estas páginas e queira apenas “upa-las” para o servidor.

Cuidados ao escolher um site de hospedagem

Existem ainda outros cuidados ao escolher um site de hospedagem, principalmente se o uso das páginas forem para uso profissional e conter algumas linguagens específicas.

E é justamente nestas linguagens que se deve tomar cuidado para saber quais serão suportadas por aqueles servidores de hospedagens e suas compatibilidades com outros sistemas operacionais.

Para esses e outros cuidados a Site Bem Feito possui um time de programadores qualificados para cuidar do seu projeto.

Postagens relacionadas
Hospedagem

Problemas de Hospedagem: 4 Sinais de Alerta em Seu Site

3 Mins leu
Será que seu site está sofrendo com problemas de hospedagem? Um detalhe que você nem imagina, como a hospedagem, pode estar boicotando sua estratégia.
Hospedagem

CloudFlare, 6 Vantagens de Utilizá-lo em Seu Site

3 Mins leu
Ao utilizar essa ferramenta, o seu site passa a ter um desempenho melhor e fica muito mais seguro. Leia para saber mais!
Hospedagem

Hospedagem para E-commerce: Passo a Passo para Escolher

3 Mins leu
Por acaso você está planejando sua loja virtual ou já tem um e quer saber como escolher a melhor hospedagem para e-commerce?
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *