Desenvolvimento Web

Transforme Visitas em Clientes: Papel da Arquitetura de Site na Conversão

4 min de leitura

A arquitetura de site é de extrema importância para qualquer negócio que queira obter bons resultados por meio da internet.

Mas, do que se trata esse termo, e como trabalhá-lo corretamente?

Conheça as respostas abaixo e descubra como transformar seu site no melhor aliado do seu faturamento.

O que é a arquitetura de site, exatamente

Entender o papel da arquitetura de site na sua rotina como empreendedor é de extrema importância e, para isso, obviamente é preciso, primeiro, entender o que esse termo significa.

E, indo direto ao assunto, essa arquitetura de site é nada mais, nada menos, do que a estrutura do site. Ou, em outras palavras: trata-se da forma como todas as páginas dele são organizadas. 

Eis os pilares que compõem essa arquitetura de site:

  1. O inventário de conteúdo;
  2. A classificação e a categorização de informações (taxonomia);
  3. O wireframe (esboço visual das páginas e da estrutura como um todo);
  4. A estrutura hierárquica (forma como as informações são organizadas).

Como uma boa arquitetura de site pode influenciar

Uma vez que se trata de estrutura e organização, portanto, a arquitetura de site é de extrema importância e definitivamente não pode ser ignorada.

Google Meu Negócio: como usar a ferramenta para atrair mais clientes para sua empresa

Afinal, ela interfere diretamente na experiência do usuário, influenciando na conversão de visitantes em clientes. 

Para entender melhor essa explicação, por sinal, imagine-se visitando um site cujas páginas não possuem um padrão de organização, o que resulta em informações distribuídas de forma inconsistente e confusa…

A vontade de sair e procurar por outro site, sem considerar comprar um produto ou serviço, seria imediata, não é mesmo?

Lembrando, ainda, que sites construídos dessa forma definitivamente não transmitem a ideia de profissionalismo.

E é exatamente por isso que você deve investir na arquitetura de site: para transmitir uma boa imagem e, claro, para ter maiores chances de que cada visitante queira fechar negócio com a sua empresa. 

Dicas práticas para estruturar a arquitetura do seu site 

Após ler os parágrafos acima, é muito provável que você já tenha compreendido que simplesmente “não há saída”: se há o objetivo de ter mais conversões, a arquitetura de site deve fazer parte da presença digital da sua marca.

Porém, fica a grande dúvida: como criar uma estrutura atraente e realmente eficaz, que seja totalmente focada na performance e, principalmente, na experiência do usuário?

Para obter tal resultado, preze por colocar em prática as seguintes dicas:

1. Entenda que tudo se trata de uma espécie de “plano”

Lembra que, acima, falamos que a arquitetura de site condiz basicamente com a forma como as páginas são organizadas? Pois saiba que essa organização não pode ser feita de qualquer forma, e exige um bom planejamento.

Afinal, a ideia é agrupar as páginas por tópicos, de modo que elas não fiquem “órfãs”, por exemplo, e ajudem os usuários a encontrarem mais rapidamente o que precisam.

Se for preciso literalmente usar caneta e papel para pensar nessa estrutura, use!

2. Não ignore as palavras-chave

Sendo essenciais nas estratégias de SEO de qualquer site, estas palavras são termos que devem compor não só os textos das páginas e os artigos do blog do seu site, mas também o “nome” de cada página, sabia?

Leia também: Site para vender serviços online: qual o melhor para atrair clientes?

Isso favorece a separação por tópicos e ainda dá aquela ajudinha para que seu site seja reconhecido e indicado pelos buscadores.

3. Trabalhe as URLs de forma otimizada

As URLs, ou seja, os links de cada página, também são levados muito a sério pelo Google e podem, sim, atrapalhar a arquitetura do seu site, se não forem bem elaboradas.

Por isso, independentemente de quantas páginas o site em questão precise ter, reserve um momento para otimizar esses links, retirando números, por exemplo, e mantendo um foco maior nas palavras-chaves escolhidas.

4. Deixa a navegação o mais simples possível

Você certamente concorda com a afirmação de que é um tanto quanto ruim visitar sites que não trabalham o menu de navegação de modo a facilitar a vida de cada visitante. Então, simplesmente faça o contrário e pense na experiência de facilidade que o usuário precisa ter.

As iniciativas nesse sentido podem incluir a distribuição inteligente deste menu, deixando-o tanto na parte superior quanto no rodapé, para que ninguém precise rolar a tela toda sempre que quiser mudar de página.

Parece algo bobo, não é mesmo?

Mas, no dia a dia, faz muita diferença!

5. Não esqueça das páginas “básicas” que todo site deve ter

Alguns sites têm muitas páginas (a exemplo dos e-commerces) e outros têm menos. Porém, independentemente do nicho e foco, sempre existem aquelas páginas que são vistas como indispensáveis.

Isso inclui a página “Sobre” e a página de contato, que não devem ser ignoradas, uma vez que sempre contam com informações que todo visitante busca.

6. Aplique as otimizações técnicas

Você já ouviu falar em tags?

E em sitemaps ou protocolo HTTPS?

Esses são exemplos de termos mais técnicos que também fazem parte de uma arquitetura de site bem elaborada.

Lidar com eles, porém, pode realmente ser um desafio para quem não tem familiaridade com esse tipo de assunto e tarefa. Por isso, atente-se bastante a o que indicamos no tópico abaixo. 

Construa a estrutura do seu site com especialistas

No seu dia a dia junto à sua empresa, você certamente possui diversas demandas, como as administrativas, com as quais precisa lidar.

Logo, ter que lidar por conta própria com a criação de um site bem estruturado, seguindo as dicas acima e muitas outras, pode parecer no mínimo desanimador e muito desafiador. E é por isso que indicamos que deixe essa importante tarefa sob a responsabilidade de quem possui uma equipe expert no assunto.

Aqui, na Site Bem Feito, por final, trabalhamos não só com a arquitetura de site, mas também com literalmente tudo que seu site precisa para ser visto como profissional e ter um grande volume de conversões.

Entre em contato para conversarmos, sem nenhum tipo de compromisso, e te explicaremos mais detalhes sobre o que podemos fazer por você e pela sua marca. 

Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como criar um site atrativo que cative mais clientes?

4 min de leitura
Quando se trata de ter um site atrativo, muitos empreendedores acabam não sabendo em quais elementos focar, ou nem mesmo sabem o…
Desenvolvimento WebVendas Online

Sites para Vender Serviços Online: Qual o Melhor para Atrair Clientes?

9 min de leitura
Sites para vender serviços online estão sendo cada vez mais procurados no mundo digital, pois tanto profissionais autônomos quanto empresas têm buscado…
Desenvolvimento WebHospedagem de Sites

Por Que Escolher o WordPress para Criar Seu Site Empresarial?

4 min de leitura
Criar um site empresarial eficaz é um dos pilares para o sucesso no mundo digital. Entre as várias plataformas disponíveis, o WordPress…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *