Desempenho e Segurança

Adequação à LGPD para landing page: qual a importância?

4 min de leitura

Embora não seja necessariamente um assunto recente, a adequação à LGPD ainda gera diversas dúvidas em muitas pessoas, principalmente se tratando de quem utiliza a internet para fazer negócio.

Se você se preocupa com a boa reputação do seu site e tudo que está atrelado a ele, como as landing pages, por exemplo, é muito importante que busque informações a respeito.

Aliás…

Se tratando especificamente das LPs, o entendimento sobre o assunto se torna ainda mais importante! Por isso, não deixe de ler os parágrafos que compõem o conteúdo abaixo. 

Relembrando o que é a LGPD e o que é a adequação à LGPD

Para que você compreenda verdadeiramente a importância da adequação à LGPD, no que diz respeito às landing pages, é imprescindível que tenha em mente o que esta sigla significa.

E esta é a explicação mais simples sobre ela:

A LGPD é nada  mais, nada menos, que a famosa Lei Geral de Proteção de Dados, que começou a ser válida no Brasil oficialmente no ano de 2020, tendo como objetivo regulamentar a forma como é feito o uso de dados pessoais por parte das empresas.

Você inclusive, muito provavelmente já fez inúmeras compras online, por exemplo, e teve que fornecer seus dados… Pois é justamente a LGPD que, atualmente, garante a sua privacidade e te assegura no que diz respeito a saber que os e-commerces escolhidos não podem fornecer seus dados para terceiros ou mesmo trabalhá-los de formas com as quais você não concorde.

Conheça aqui a importância de ter um blog corporativo para engajar seu público-alvo

Mas, claro: não é apenas às lojas virtuais que essa lei se destina. As landing pages também se enquadram nesse contexto, e é sobre elas que falaremos no próximo tópico. 

Por que a adequação à LGPD para landing pages é necessária

Quando falamos de landing pages (ou LPS), estamos falando basicamente de uma poderosa ferramenta de marketing digital, que tem como foco fazer uma oferta irresistível (paga ou gratuita) para um determinado público, a fim de obter dados de seus visitantes, como nome, e-mail e número de telefone.

Dados esses que, posteriormente, poderão ser usados em campanhas, por exemplo, a fim de transformar esses visitantes da LP em clientes da marca.

Em resumo, portanto, podemos dizer que estamos falando de uma página que, por natureza, é uma ferramenta de captura e que, portanto, para que de fato cumpra sua principal função, inevitavelmente precisa “colher” os dados pessoais de quem a visita com interesse na oferta apresentada.

Logo, é imprescindível que ela também se encaixe na adequação à LGPD

Inclusive, você sabia que não são poucos os riscos que existem, para empresas que fazem a adequação à LGPD nesse sentido?

E esses riscos incluem:

Perda de reputação

Mais do que nunca, têm recebido mais destaque positivo e ganhando mais prestígio entre o público as empresas que, por meio de suas iniciativas, vão além de simples discursos e comprovam que realmente se importam com alguns temas, a exemplo da sustentabilidade e da segurança online.

Logo, se sua marca não focar na adequação à LGPD de todas as formas possíveis, inevitavelmente terá sua reputação prejudicada, seja a curto, médio ou longo prazo.

Penalidades diversas

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) está atrelada diretamente à LGPD, cabendo a ela aplicar as penalidades necessárias, referente às empresas que não estão na adequação à LGPD.

Penalidades essas que incluem bloqueio de dados pessoais, advertências e até mesmo multas de valores consideráveis.

Então, reforçando: se você preza pela sua imagem e pela imagem do seu negócio, e também pelo seu financeiro, busque se adequar o quanto antes, inclusive no que diz respeito ao uso de landing pages para a captura de leads. 

Perda de parcerias importantes

Como mencionado anteriormente, a reputação de um negócio pode ser afetada rapidamente, quando não há a devida adequação à LGPD. E isso também inclui possíveis parcerias e oportunidades de negócio que você poderia conseguir.

Leia também: 5 benefícios de investir na criação de um site otimizado para a geração de leads

Ocorre que muitos empresários buscam cada vez mais por parceiros que respeitem a adequação à LGPD e, portanto, ao deixá-la de lado você também estará afastando todos eles.

Isso sem citarmos a possibilidade de sua marca ter que lidar com processos judiciais ao usar dados pessoais de terceiros indevidamente, o que também reflete em prejuízos financeiros, por conta das indenizações pagas, e em danos para a sua imagem. 

As boas práticas das quais você não deve abrir mão

Pode ser que, agora, suas maiores dúvidas sejam relacionadas a como, exatamente, fazer a adequação de uma landing page à LGPD. E a boa notícia é que as iniciativas a esse respeito são consideravelmente simples.

Considerando todo o contexto da lei, é imprescindível que exista a preocupação em informar os visitantes da LP em relação a quais dados serão coletados, bem como obter o consentimento em relação ao uso que eles podem ter. 

Aliás…

Parece algo realmente muito simples de ser feito, mas é o tipo de tarefa que é desempenhada com excelência apenas por quem realmente entende desse tipo de assunto e lida com ele todos os dias, como a agência Site Bem Feito

Além de cuidarmos da criação de sites diariamente, também construímos landing pages de alta conversão para os nossos clientes, sempre seguindo os critérios de adequação à LGPD. Portanto, não deixe de conversar com a nossa equipe para tirar suas dúvidas a respeito e ter uma LP realmente segura para o seu negócio e para os seus futuros clientes. 

O que mais uma landing page precisa para ser otimizada e segura

Além do que foi mencionado acima, por fim, é imprescindível frisarmos que, além de segura, uma landing page também precisa ser devidamente otimizada, a fim de entregar os resultados que a sua empresa espera ter.

E, se tratando especificamente disso, existem os detalhes que não podem passar despercebidos em sua construção, como a escolha da hospedagem, o tempo de carregamento da página e os textos utilizados.

Mas, lembre-se que você pode focar em outras demandas do seu negócio, e deixar com o nosso time a tarefa de cuidar de suas landing pages e dos seus sites, sem receio de não estar de acordo com a lei: fale com a gente, vamos conversar a respeito. 

Postagens relacionadas
Desempenho e Segurança

Política de privacidade do site: o que é e qual a sua importância

4 min de leitura
A política de privacidade do site de qualquer empresa deve ser levada muito a sério. Porém, muitas pessoas, inclusive empreendedores que atuam…
Desempenho e Segurança

Site Hackeado: Recupere seu Site e Proteja sua Empresa

7 min de leitura
O aumento das ameaças cibernéticas, que podem ocasionar um site hackeado, levanta questões urgentes sobre a proteção de dados, a confidencialidade das…
Desempenho e Segurança

Backup de sites: como fazer da forma correta?

6 min de leitura
Garantir a segurança de uma empresa dentro do ambiente digital passa por algumas perspectivas importantes que precisam ser consideradas.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *