SEO: como melhorar o posicionamento do meu site no Google

SEO: como melhorar o posicionamento do meu site no Google
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O acrônimo SEO, vem das palavras Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca, é a estrutura presente nos sites melhores posicionados no ranking do buscador do Google. É toda a estrutura ou conjunto de configurações estratégicas que garantem que o seu site, sua marca, o seu produto ou empresa, sejam encontrados na internet.

Quando alguém acessa o site do google (www.google.com.br) e digita “Site Bem Feito”, é o SEO quem faz com que o site da nossa empresa (Agência Site Bem Feito) seja o primeiro a ser apresentado na lista de resposta. As empresas que retornam nas primeiras colocações do google, por serem as mais vistas, consequentemente são as mais visitadas e isso aumenta as vendas significativamente.

O detalhe mais relevante do SEO, é que ele proporciona esse ranqueamento do seu site de forma orgânica (gratuita), sem que para isso se pague pela posição do anúncio. Mesmo sites anunciantes e pagantes se utilizam desta ferramenta como estratégia para gerar ainda mais vendas na internet.

Para se ter uma ideia da importância do SEO em sites e blogs, mais de 90% das pessoas que utilizam o site de buscas do google, clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira da página de resposta. Daí a importância do seu site estar bem ranqueado. Desta forma o principal objetivo do SEO é aumentar o volume de tráfego orgânico do seu site, gerando assim uma maior visibilidade na web e melhorar o posicionamento no Google.

Buscar-no-Google SEO: como melhorar o posicionamento do meu site no Google

Como as pessoas buscam no Google?

Precisamos levar em consideração os três tipos de buscas relacionadas ao usuário:

Busca Navegacional

Pesquisa ou busca navegacional é um tipo de busca direta, quando o usuário já sabe o site que quer visitar, mas não se recorda do endereço todo. Como por exemplo alguém buscar por “ Blog da Site Bem Feito”.

Pesquisa ou Busca Informacional

Pesquisa ou Busca Informacional é um tipo de busca onde o usuário não sabe exatamente o que encontrará, pois como o próprio nome já diz, o usuário está em busca de uma informação. Por exemplo, quando alguém busca por “Advocacia ”. Aparecem sites com conteúdos relacionados a Advocacia em uma ordem de ranqueamento definida Google, sendo os sites que apresentam os os melhores conteúdos, os que ficam melhores ranqueados, ou seja, nos primeiros lugares,  E assim, recebem muito mais visitas. Isso mostra o quão importante é a qualidade do conteúdo do seu site.

Pesquisa ou busca transacional

Pesquisa ou busca transacional é quando o usuário está buscando fazer uma transação, ou seja, comprar um produto ou localizar uma loja específica ou mesmo algum outro tipo de transação online.

Como o buscador mais utilizado no mundo é o Google, iremos direcionar o nosso conteúdo baseado nos seus mecanismos de buscas. As buscas no Google são divididas em duas partes, a orgânica (gratuita) e a paga.

Ranqueamento: Como Alcançar Resultados Orgânicos

As primeiras posições são destinadas aos resultados pagos e abaixo vem os resultados orgânicos. E estas primeiras posições são determinadas pelos robôs de buscas do google. E é aí que entra o SEO.

O SEO é quem faz com que os robôs do Google enxerguem o seu site quando alguém digita o nome da sua empresa ou de algum conteúdo presente no seu site.

Agora vamos apresentar de forma sucinta todas as características do SEO e as relações com os robôs do Google:

Conteúdo de Qualidade

Se o conteúdo do seu site for de baixa qualidade o Google identifica e não ranqueia nas primeiras posições. É preciso criar conteúdos de qualidade onde despertará o interesse dos usuários. Para se ter conteúdo de qualidade é necessário contratar pessoal qualificado.

Títulos

O título interno do seu site ou blog é aquele que o usuário irá ver quando acessa-lo e deverá ser diferente do SEO title. Este título interno precisa despertar ainda mais o interesse do leitor em continuar a ler o conteúdo. Para dicas de como criar títulos incríveis, leia esse artigo do site Viver de Blog: Como Escrever Títulos Impossíveis de Serem Ignorados e que são Clicados.

SEO Title

Com aproximadamente 55 caracteres, o SEO title tem uma função mais objetiva e sempre com a palavra-chave a esquerda, pois este é o título que aparece nos resultados de busca e faz com que o leitor acesso o seu conteúdo.

URL´s Amigáveis

Utilize sempre palavras chaves no endereço do seu site ou blog. O Google considera a url um fator direto para ranquear um site. Endereço amigável facilita inclusive para o leitor identificar a sua página.

Palavras-chave

O uso de palavras-chave é o que fará com que o seu conteúdo seja localizado quando alguém procurar por aquele assunto que a sua empresa domina, ou mesmo aquele produto que você negocia. Então, quando desenvolvemos um conteúdo dando uma dica ou explicando sobre determinado produto ou serviço, será através da palavra-chave localizada em partes do texto que o Google definirá quais paginas merecem estar entre os melhores resultados da busca com essa palavra-chave.

Links Interno e Links Externos

A utilização de links internos, apontando para outros conteúdos dentro do seu próprio site, bem como para links externos apontando para conteúdos de outros sites contribui significativamente para o ranqueamento no Google. Saiba sobre Links Interno e Links Externos nesse artigo.

Design Responsivo

O site responsivo é aquele que se adequa a qualquer tipo de tela, seja um smartphone, tablet ou computador. O Google prioriza os sites mobile friendly quando define o posicionamento das páginas. Por isso, deixe o seu site responsivo!

Tempo de Carregamento do Site

Outro fator importante para o Google, o tempo que a sua página demora para carregar.

Tempo de Permanencia na Página

O tempo que as pessoas ficam nas suas páginas também é contabilizado para o Google ranqueá-las. Por isso é importante a qualidade do conteúdo, pois desta forma, ao ler seu conteúdo ate o final, as pessoas passarão mais tempo em seu site, mostrando que seu conteúdo entrega o que promete e merece estar bem posicionado.

Há muitos outros detalhes técnicos que envolvem o SEO e o ranqueamento no Google. Escolhemos falar nesse artigo sobre alguns dos principais fatores para o ranqueamento afim de mostrar a seriedade e importância de utilizar o serviço de SEO no site da sua empresa.

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